Aiê (em iorubá: Àiyé ou Ayé) é uma palavra da língua iorubá que, na mitologia iorubá, é a Terra ou o mundo físico, paralelo ao Orum, mundo espiritual. Tudo que existe no Orum coexiste no Aiê através da dupla existência descrito na série de animação Òrun Àiyé.
LARISSA CONFORTO/ÀIYÉ Àiyé quer dizer “terra” em iorubá, mas não é “terra” como a gente costuma pensar, ou seja, não é o elemento terra e nem o território, embora também englobe tudo isso. Àiyé é o mundo físico, contraponto de Orun, que é o mundo espiritual.
O Ilê Aiyê é considerado o primeiro bloco afro do Brasil. Criado em 1974 no bairro da Liberdade, em Salvador, firma-se como polo de protesto contra o racismo, difundindo um sistema positivo de representação do negro e enaltecendo as raízes africanas da cultura nacional.
A expressão em língua iorubá, Ilê significa casa, e Aiyê, significa terra. Por isso, a tradução do nome pode ser entendida como “nossa casa” ou “nossa Terra”, indicando a ligação do bloco com as heranças dos orixás e com os costumes sociais e culturais da mãe África.
Dança, música, arte, luta social, negritude. Essas são algumas das palavras que definem o Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil. Embora seja muito associado ao Carnaval, pelo menos para as pessoas que não conhecem a cultura baiana, a verdade é que a influência desse bloco vai muito além de alguns dias de folia.
Antonio Carlos dos Santos Vovô (Salvador, 1952) é presidente e fundador do Ilê Aiyê, uma lenda do Carnaval baiano e importante personalidade do movimento negro brasileiro.
"Ilê é uma palavra iorubá que significa casa. É também o 'terreiro', o templo sagrado de culto aos orixás onde se reúnem e vivem as famílias do candomblé.
Coral Afro-Brasileiro Odara Brasil Ilu-Ayê – os nomes Odara e Ilu-Ayê se referem a termos Nagôs e significam: Odara quer dizer gente boa e Ilu Ayê é a saudade da África distante a “terra da vida”.
Olodum é uma palavra de origem yorubá e, no ritual religioso do candomblé, significa “Deus dos Deuses” ou “Deus maior” Olodumaré, não representa um orixá mas, o Deus criador do Universo. O bloco vem se desenvolvendo, ao longo dos anos, com ações afirmativas na cidade de Salvador.
Ilê-Aiyê também significa “O mundo” ou “A Terra da Vida” ou ainda, “Festa do ano-novo”, referência à festa profano-religiosa que os negros sudaneses realizavam na Bahia.
O primeiro bloco afro do Brasil, Ilê Aiyê, traz seu axé de cura e encanto para a Avenida Paulista e faz da 42ª Ocupação Itaú Cultural um grito de resistência contra os desmandos históricos que oprimem a liberdade e a majestade que habita dentro de cada pessoa.
A poesia Comando Doce (ILÊ AIYÊ, 2009) foi composta em 2004 por Juracy Tavares, em reverência à mãe de Santo Hilda Dias dos Santos, moradora de Salvador, (1923-2009) e fundadora do terreiro jeje-nagô Jitolu - expressão iorubá que significa mundo ou terra da vida.
Hoje é aniversário de 72 anos de Vovô do Ilê, um dos fundadores do @blocoileaiye. Sua trajetória é um exemplo de resistência e amor à cultura afro-brasileira. Desejamos saúde, alegria e muitos carnavais.
O termo "Iluaie" tem origem na cultura Iorubá e significa "o nosso som que se espalha pela terra". A palavra é composta por "Ilu", que significa tambor, e "Aie", que significa terra.
Eleita durante a Noite da Beleza Negra, uma festa que ocorre desde 1979 e foi idealizada por um dos frequentadores do bloco, Sérgio Roberto dos Santos, a partir dos concursos tradicionais de Rainhas do Carnaval.
✊🏾 O Ilê foi criado em 1º de novembro de 1974, quando Antônio Carlos Vovô, Apolônio de Jesus (1952-1992) e outros moradores do entorno da ladeira do Curuzu decidiram montar um bloco de carnaval formado apenas por negros. Até hoje, apenas pessoas negras podem desfilar no Ilê.
Expressão em língua iorubá que significa algo como "a festa do grande tocador", o Alaiandê Xirê é uma espécie de celebração da música sacra das diferentes nações do candomblé. Participam terreiros como a Casa Branca, Gantois, Bate Folha, Bogum e Pilão de Prata, entre outras.
🔥 No dia 1/3 (sábado), às 21h, o Curuzu vai tremer ao som do Mais Belo dos Belos! 🔥 A festa começa com o @blocoileaiye , dando a largada para o Carnaval 2025. É na rua, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu.
Aiê (em iorubá: Àiyé ou Ayé) é uma palavra da língua iorubá que, na mitologia iorubá, é a Terra ou o mundo físico, paralelo ao Orum, mundo espiritual. Tudo que existe no Orum coexiste no Aiê através da dupla existência descrito na série de animação Òrun Àiyé.