A CNH tem muitos campos com informações que podem confundir o motorista, é o caso da Letra D que aparece do lado direito do campo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
Nesse contexto, como a adição da ACC implicará a renovação da categoria C, D ou E já existente, o motorista habilitado nessas categorias que pretende adicionar o documento de habilitação para conduzir ciclomotor deverá cumprir todas as exigências referentes ao exame toxicológico.
O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).
Além disso a nova CNH terá um novo visual como, por exemplo, só de bater o olho na nova CNH, será possível conferir se o condutor é veterano ou acabou de tirar a carta. Se tiver a letra P, significará que o motorista tem “Permissão para Dirigir”. Já o D é indicativo de que aquela carteira é o documento “Definitivo”.
ACC habilita o candidato a dirigir apenas ciclomotor. Se você ainda não é habilitado e, além de conduzir ciclomotor, pretende conduzir carro (categoria B) o documento de habilitação a ser obtido é a Permissão para Dirigir (1ª habilitação). Veja detalhes aqui.
Para qual categoria de habilitação não se realiza prova prática de direção em via pública? #2118
O que significa na CNH com a letra D?
D – Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática. E – Obrigatório o uso de empunhadura no volante. F – Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica. G – Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual.
O que é Solicitação da autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) que permite a condução de veículos motorizados de 2 ou 3 rodas, com potência de até 50 cilindradas e com velocidade máxima de fabricação de 50 km/h.
A letra D tem sua origem na escrita hierática egípcia, seu ancestral mais antigo recebeu o nome de deret (mão), quando os fenícios o adotaram, o mesmo passou a se chamar daleth (porta). Os gregos, ao empregarem a letra fenícia lhe deram o nome de Delta (Δ, δ) e a forma de um triângulo.
Por exemplo: se a carteira PcD tiver a sigla D nas observações, significa que é obrigatório o uso de veículos com transmissão automática. A letra D é muito comum, pois diversas restrições motoras requerem um veículo com esse recurso.
O que é? A habilitação na categoria “D”, permite ao cidadão dirigir todos os veículos da categoria B e C, e também veículos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda 09 lugares (passageiros + motorista).
O que significa a letra D maiúsculo na carteira de habilitação?
Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.
Medida administrativa – retenção do veículo até o saneamento da irregularidade ou apresentação de condutor habilitado. Vale ressaltar que a CNH do condutor que precisa de óculos para dirigir está descrito em “observações”, um destaque com letra “A”, que significa “uso obrigatório de lentes corretivas”.
As letras fazem parte do documento de identificação do condutor desde 2008 e foram estabelecidas também para que apenas os agentes de trânsito soubessem quais eram especificidades do motorista. Até então, constava, por extenso, que para aquele condutor era obrigatório o uso de lentes corretivas, por exemplo.
Na carteira de habilitação PCD serão encontradas observações, que consistem na enumeração das letras de A à Z. Cada uma dessas letras, possui um significado específico de um requisito para aquele condutor.
É permitido dirigir com óculos sem constar na CNH?
No procedimento da carteira nacional de habilitação (CNH), é realizado um exame clínico para verificar possíveis limitações do condutor. Caso tenha problemas visuais, como miopia e astigmatismo, a CNH constará com uma observação relacionada à obrigatoriedade do uso de óculos ou lentes de contato.
D - Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática. E - Obrigatório o uso de empunhadura no volante. F - Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica. G - Obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática.
1. D – esta letra diz respeito à palavra “drive”, que quer dizer dirigir. Quando o veículo está nessa posição, as marchas vão sendo trocadas automaticamente – de modo a ser possível notar a diferença entre o câmbio automático e o manual, já que dispensa a embreagem para as trocas.
A sigla ACC significa Autorização para Conduzir Ciclomotor, ou seja, o condutor que possui essa licença pode dirigir esse tipo de veículo com duas ou três rodas, potência de até 50 cilindradas e velocidade máxima de fabricação de 50 km/h.
Na categoria "D", o habilitado pode conduzir veículos de até 8 passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros. E claro, também tem permissão para conduzir veículos das categorias "C" e "B".
A renovação da CNH em 2025 vai depender da data de vencimento da carteira de cada indivíduo habilitado. Desde 2021, quem fez a renovação da CNH percebeu que, agora, o prazo para a próxima renovação é de 10 anos, desde que o cidadão tenha menos de 50 anos.
Qual a diferença entre a ACC e a CNH? A principal diferença é que a ACC é uma habilitação específica para ciclomotores de até 50cm³ de cilindrada, enquanto a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) permite a condução de veículos maiores, incluindo motocicletas e carros.
"O Adaptive Cruise Control é uma evolução do 'Controlador de Velocidade', que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança dele e dos demais passageiros”, explica ...
O ACC é um instrumento financeiro disponibilizado por instituições financeiras brasileiras para auxiliar empresas exportadoras. Ele funciona como um adiantamento parcial ou total do valor da exportação, em moeda nacinal, equivalente à quantia em moeda estrangeira.