Anúbis é uma divindade da mitologia egípcia associada à morte, ao além e à mumificação. Muitas pessoas optam por tatuar Anúbis como um símbolo de proteção espiritual, passagem para o além ou até mesmo como uma representação da conexão com a cultura egípcia antiga.
Anúbis era um deus egípcio representado com rosto de chacal. Era considerado o deus dos mortos e da mumificação. Com o tempo, esses atributos de Anúbis foram relacionados com Osíris. Anúbis também era considerado o guia dos mortos no além e o protetor dos túmulos.
A parte superior em forma de laço é frequentemente interpretada como um símbolo de espírito e imortalidade, enquanto a parte inferior representa a Terra e a matéria. Portanto, o Ankh simboliza a interação entre o mundo espiritual e o mundo material, essencial para a existência contínua.
TATUAGENS EGÍPCIAS: SIGNIFICADOS E VARIAÇÕES. Hoje, as tatuagens egípcias são símbolos do poder, do conhecimento sagrado, prestígio e beleza. Estas tatuagens são populares entre as pessoas porque estão cercadas por um mistério, possuem padrões intrincados e um simbolismo profundo.
Seu formato é único, com uma alça oval no topo que representa o ciclo da vida, enquanto a parte inferior se assemelha a uma cruz comum, simbolizando o equilíbrio entre o mundo físico e espiritual. Quando combinada com o **Olho de Hórus** no centro, o significado da cruz ansata se torna ainda mais poderoso.
Não é fácil quebras tabus em um país onde a maioria da população é conservadora e no qual a Universidade de al-Azhar, a instituição mais prestigiada do islã sunita, diz que fazer uma tatuagem é "proibido" pelo islã e que aqueles que fazem se tornam "malditos" perante os olhos de Deus.
O olho de Hórus, além da mitologia egípcia, foi usado pela maçonaria como “o olho que tudo vê”. É utilizado também nas notas de dólar como símbolo de prosperidade e associado aos Illuminati, sociedade secreta. Nas obras de arte da Renascença, representava o Deus cristão.
O significado da tatuagem Cleópatra está relacionado ao poder, sedução, inteligência e beleza. Cleópatra foi uma mulher extremamente influente em seu tempo, e sua figura representa força e determinação.
Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).
Era também função do deus guiar os mortos no submundo para o encontro do deus Osíris, o deus da morte. Anúbis é também o deus que guarda os rituais funerários, protege os processos de embalsamamento e mumificação garantindo a integridade e preservação dos corpos e guia os mortos no submundo para o encontro com Osíris.
Dono da passagem, Anúbis era o cão que engolia milhões, o mestre dos segredos. Esguio e misterioso, o deus canino é considerado o guia das almas, o deus da mumificação, do embalsamento e da vida após a morte. Segundo a religião, é Anúbis quem protege os mortos e abre caminhos para a calmaria do pós-vida.
Ele é uma divindade da mitologia egípcia, antiga religião do Egito. O deus acumula diversas atribuições, como: guiar as almas até o submundo, é embalsamador e assume o papel de deus dos mortos. O nome Anúbis tem origem grega e significa “abridor dos caminhos”.
Inicialmente, era considerado um deus da fertilidade, mas, com o tempo, foi vinculado à morte e à vida após a morte. Nesse último atributo, Osíris era considerado o senhor do mundo dos mortos, aquele que reinava nesse domínio, sendo também quem conduzia o julgamento de todos os que morriam.
Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. Um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, o Olho de Hórus era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde.
A origem etimológica do termo Ouroboros está, supostamente, na linguagem copta e no idioma hebreu, na qual ouro, em copta, significa Rei, e ob em hebreu, significa serpente. Mas, precisar sua origem e significado primitivo, torna-se uma tarefa praticamente impossível.
Trata-se de um globo ocular dentro de um triângulo que é associado à Maçonaria, mas também é ligado a grupos apócrifos como os Illuminati — uma sociedade secreta de elite que em diferentes momentos procurou controlar assuntos globais.
Ele era representado pelos egípcios em forma de chacal ou mais comumente com um corpo humano, mas com a cabeça de um chacal. A cabeça de Anúbis era representada na cor preta, tom que simbolizava a decomposição do corpo na Terra e o seu renascimento em outra dimensão.
Enquanto o Ankh representa a vida eterna, a Cruz de Anubis é frequentemente associada à proteção e ao guia espiritual durante a jornada após a morte. É comum ver essa variante em túmulos e sarcófagos egípcios como uma forma de garantir a proteção e a orientação do falecido no mundo dos mortos.
Posso usar biquini no Egito? Caso você vá para algum dos balneários do país, como por exemplo Sharm el Sheik ou Hurghada, você verá muita gente com biquini e maiô nas praias e piscinas desses lugares. Eu uso vários biquinis e maios por lá, adoro poder variar.