A placa rua sem saída (A-45) tem como finalidade sinalizar o condutor do veículo sobre a existência de vias sem continuidade entre elas, onde há necessidade dos veículos realizarem uma manobra de retorno.
Adverte ao condutor do veículo da existência de via sem continuidade. Sinal utilizado na entrada de vias sem interligação com outras, onde os veículos que nela entrem necessitem executar manobra de retorno para voltar à via de origem.
Segundo ele, se elas forem posicionadas em ângulos de 45 graus, os carros conseguirão entrar e sair de forma mais fácil e rápida, e os designers conseguirão criar mais vagas no estacionamento. O professor Percy diz: “Para um estacionamento grande, um ângulo de 45 graus leva a uma economia de eficiência de 23%.
A placa “Proibido Trânsito De Veículos Automotores R-10”, adverte ao motorista a proibição de circular com veículo automotor na pista. Utilização: Utilizado para proibir a circulação de veículo em um certo ponto, sendo válido a partir do ponto marcado pela sinalização R-10.
A placa de Vento Lateral (A-44) tem a função de orientar o condutor do veículo sobre a possibilidade de ventos fortes e laterais naquela área específica.
SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - Significado das placas de Regulamentação - PLACAS DE TRÂNSITO
Qual a Placa a 43?
A placa “Aeroporto A-43”, adverte ao motorista que nas proximidades há um aeroporto ou um aeródromo. Fabricada conforme a resolução CONTRAN Nº 243 06/2007. Utilização: A utilização é obrigatória em locais onde aeronaves voam em baixas alturas, a fim de evitar acidentes que possam comprometer a segurança na via.
A placa vento lateral (A-44) orienta o condutor do veículo sobre a presença de um trecho de via que ocorre vento lateral forte com frequência que podem comprometer a estabilidade do veículo, ocasionando possíveis acidentes.
A Placa de Regulamentação R-7 Proibido ultrapassar, assinala ao condutor do veículo que é proibido realizar o movimento de ultrapassagem no trecho regulamentado, pela(s) faixa(s) destinada(s) ao sentido oposto de circulação.
O que significa a placa de alfândega? A placa R-21, que indica a proximidade de um posto de fiscalização da alfândega, alerta os condutores sobre a presença de um ponto de controle aduaneiro nas proximidades.
A placa “Proibido Mudança De Faixa Direita R-8A”, adverte ao motorista a proibição de mudança de faixa da esquerda para a pista da direita. Utilização: Utiliza-se deste sinal quando existem riscos à segurança ou em casos que a mudança de pista pode prejudicar a fluidez do trânsito.
A placa de Rua Sem Saída (A-45) tem a função de orientar o condutor do veículo sobre a característica específica da via, indicando que a rua em questão não possui saída. Esta placa informa que a via termina em um ponto final, não havendo possibilidade de continuidade para outras ruas ou avenidas.
Quando falamos perpendicular, os carros devem estacionar um em frente ao outro, com ângulos de 90 graus em relação à via. Este tipo de vaga é comum em estacionamentos de shoppings ou supermercados, por exemplo.
Em estacionamento/rua diagonal ou angular, as vagas são dispostos em um ângulo de 45 graus para a direção do tráfego. Isso torna mais fácil para os motoristas chegarem rapidamente ao local. Colocando seu carro em um espaço diagonal requer menos direção do que estacionamento paralelo ou perpendicular.
A pintura dos meios-fios na cor azul, serve como alerta para a sinalização das placas já existentes nos locais, mas não haverá cobrança de estacionamento.
Linhas de Bordo: são as linhas (brancas ou amarelas) nas laterais das pistas de rolamento, que fazem a separação do acostamento ou calçada. Se a linha for amarela é proibido parar ou estacionar nesses trechos, se for branca, ambas as condutas são permitidas.
A placa R-22, que indica o uso obrigatório de corrente nos pneus, alerta os condutores sobre a necessidade de equipar os veículos com correntes adequadas nos pneus em condições específicas de rodagem, como gelo ou estrada de terra, para garantir a segurança e a aderência dos pneus à pista.
A PLACA S3 é uma sinalização retangular com fundo verde e desenho branco, contém a indicação do sentido da saída de emergência com uma SETA ACIMA, na saída de emergência a imagem mostra para continuar seguindo em frente.
A placa depressão (A-19) tem como finalidade orientar o condutor do veículo sobre a existência de uma depressão mais à frente da pista. Deve ser utilizada quando existir uma depressão de difícil visualização que possa acarretar riscos para a segurança daqueles que circulam no local.
A placa “Proibido Trânsito De Veículos De Tração Animal R-11”, adverte ao motorista a tração animal o impedimento de transitar em determinada área, via ou faixa sinalizada. Utilização: A placa R-11 tem o objetivo a proibição de circulação de veículos de tração animal, assim garantindo uma maior segurança e a fluidez.
A placa “Fim De Pista Dupla A-42B”, adverte ao motorista sobre o fim de pista dupla com sentidos opostos, deixando de ser separadas por um canteiro ou um obstáculo central.
Os sinais de trânsito A-8 são usados para indicar uma interseção “T”, quando um veículo está sendo direcionado diretamente para uma única rota de transporte. Este sinal deve ser colocado no início da estrada para indicar que os veículos só podem circular num sentido.
Descrição do produto. A placa “Passagem De Nível Sem Barreira A-39”, adverte ao motorista sobre a existência de um cruzamento de linha férrea em nível na via sem barreira. Utilização: A placa A-39, deve ser utilizado em pontos com cruzamentos de linha férrea em nível.
A Placa R-10, identificada como “Proibido Trânsito de Veículos Automotores”, tem a função de informar aos motoristas a proibição de circulação de qualquer veículo motorizado em áreas específicas.
Conhecida como Cruz de Santo André, a Placa de Advertência A-41 sinaliza a existência de cruzamento de linha férrea em nível na pista. Ela é um dos sinais de trânsito mais importantes, pois indica que o veículo deve parar obrigatoriamente antes de cruzar os trilhos.