A placa entroncamento oblíquo à direita (A-10b) tem como função advertir o condutor do veículo sobre a presença de um entroncamento à direita, mais à frente da via.
A placa de sinalização A-10B alerta os motoristas sobre a proximidade de um entroncamento oblíquo, onde uma via secundária se conecta à estrada principal pela direita de forma diagonal.
Diante da placa A-10b, você entende que existe um entroncamento oblíquo: #2642
O que significa a letra B no carro?
B significa 'frenagem' (braking em inglês) enquanto L significa 'baixo' (low em inglês). Carros automáticos normalmente são programados para priorizar a economia de combustível e, como resultado, marchas mais altas.
São Paulo veio em seguida e batizou a maioria dos carros de placas B, todas as que começam em C, D, E, F e G, além de uma parte das H – afinal, os paulistas são os donos da maior frota do país, com 14 646 580 veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A placa R-7, é utilizada para reforçar a demarcação horizontal da via de proibição de ultrapassagem. Local da Instalação: Deve ser instalada no ponto de início da restrição, ao lado direito da via e se for em um longo trecho de restrição de ultrapassagem, podem ser implantadas a cada 500 metros.
Por exemplo, a exatidão ABNT 10B100 significa que o referido TC foi projetado para admitir um erro máximo de 10% para 20 In e consegue entregar até 100 V.
O B vem de “bronze” e o número (10 e 20) vem da porcentagem de estanho que a liga leva. Então, um prato B10 é composto de 90% de cobre e 10% de estanho enquanto um prato B20 é composto de 80% de cobre e 20% de estanho.
O número 10 significa completude, perfeição, totalidade. Para o filósofo Pitágoras, a dezena representa o sagrado. No número 10, Pitágoras enxergava a criação do universo. Para os chineses, significa dualidade.
Quais placas de sinalização advertem sobre condições perigosas na via?
A sinalização vertical de advertência tem por finalidade alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.
Ela adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de saliência, lombada ou ondulação transversal sobre a superfície de rolamento. Deve ser utilizado, portanto: Quando existir ondulação transversal, de acordo com legislação especifica do CONTRAN.
A placa “Proibido Mudança De Faixa Direita R-8A”, adverte ao motorista a proibição de mudança de faixa da esquerda para a pista da direita. Utilização: Utiliza-se deste sinal quando existem riscos à segurança ou em casos que a mudança de pista pode prejudicar a fluidez do trânsito.
De acordo com o artigo 165 do CTB, dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima com penalidade de multa multiplicada 10 vezes – o que resulta em uma punição de R$ 2.934,70.
O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
A placa de advertência “Pista Irregular” (A-17), é utilizada para indicar a existência de irregularidades a frente nas vias, acostamentos ou canteiros, que comprometem o trânsito e a segurança local. Portanto, é de extrema importância que os condutores fiquem atentos as sinalizações e velocidade permitida na via.
A placa “Curva Acentuada à Direita A-1B”, adverte ao motorista sobre a existência de curva acentuada à direita na pista. Fabricada conforme a resolução CONTRAN Nº 243 06/2007.
As placas eram pintadas da cor preta e preenchidas com letras e números em branco. A letra única indicava se era um automóvel particular (P) ou de aluguel (A). A partir de 1941 foi introduzida a placa de cor vermelha para carros de aluguel, como taxis e caminhões, e a placa branca para carros oficiais.
A Placa de Regulamentação R-2 Dê a Preferência, assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar, devendo para tanto reduzir a velocidade ou parar seu veículo, se necessário.