O nome Moana tem origem na língua maori e significa "oceano" ou "mar". É um nome de grande simbolismo, que remete à imensidão e beleza do mar, sendo muito apreciado em diversas culturas ao redor do mundo.
O que aconteceu foi que quando a Disney lançou o filme por lá, eles descobriram que 'Moana', que significa algo como 'oceano', já era o nome de uma marca registrada de cosméticos.
(representa união de 2 pessoas (irmãs) por uma só ideologia). O “M” foi conceituado com base na tipografia da cultura havaiana. (sempre com as extremidades das fontes curvadas simbolizando ondas e curvas das flores típicas havaianas).
Moana é a filha obstinada de um chefe de uma aldeia polinésia, escolhida pelo próprio oceano para reunir uma relíquia mística com a deusa Te Fiti. Quando uma praga atinge sua ilha, Moana zarpa em busca de Maui, um semideus lendário, na esperança de devolver a relíquia a Te Fiti e salvar seu povo.
Kala Tanaka, a “Moana” da vida real. Em 1976, quando a canoa ancestral Hokule'a viajou do Havaí ao Taiti, sem instrumentos modernos, foi recebida por uma multidão de mais de 17.000 pessoas em Papeete.
POR QUE MOANA MUDOU DE NOME NA EUROPA? | Gabie Assis
Por que a Moana é indígena?
Filha do chefe de uma tribo da Polinésia, Moana vive dividida entre corresponder o desejo do pai de se tornar a próxima líder de Motu Nui e a atender ao chamado do oceano.
O filme Moana apresenta elementos que refletem tradições pagãs da Polinésia, como politeísmo, animismo e conexão espiritual com a natureza. Divindades como Te Fiti e Maui mostram uma visão de mundo onde deuses e semideuses interagem diretamente com os humanos.
No filme Moana, a religião polinésia é retratada. Os elementos religiosos incluem a crença em deuses e deusas, a importância da natureza e do meio ambiente e a prática de rituais e cerimônias.
Ao longo da trama, Moana transmite mensagens sobre a importância de olhar além das aparências. A protagonista aprende a enxergar o valor verdadeiro das pessoas e das coisas, algo essencial para o desenvolvimento da empatia e da autovalorização nas crianças.
Segundo a teoria, Moana morre afogada durante a grande tempestade no início do filme, e tudo o que vemos depois disso é com ela no pós-vida. A hipótese é reforçada pelo fato de ela interagir apenas com deuses e criaturas míticas durante o restante quase todo da história.
Noah é um nome bíblico, com origem hebraica, de variação bem popular na língua inglesa. Em português é considerado equivalente a “Noé” e significa “descanso”, “repouso”, “conforto” e “de longa vida” 😍 O uso do nome é comum aos dois gêneros, embora seja mais comum entre os meninos ☁️
O filme Moana 2 ensina lições para todas as idades sobre acreditar nos seus sonhos, ter a família como rede de apoio, preservar a natureza e valorizar as amizades. Compartilha esse post com o seu amigo que vai assistir esse filme com você. 😉
Te Fiti é uma deusa com o poder de criar vida e uma personagem importante no filme de animação de 2016 da Disney, Moana: Um Mar de Aventuras. O poder de honda fit reside na sua capacidade de gerar vida em torno dela e o seu controle sobre ela como uma deusa da vida.
Com flores na cabeça e os braços estendidos, Moana dança a hula numa das cenas do primeiro filme. Esse é um dos maiores símbolos do Havaí. Em sua origem, a hula é uma espécie de dança cerimonial em que as pessoas fazem movimentos aos sons de uma história muito antiga que é contada.
Não, a ilha da Moana não existe na vida real, mas os filmes foram inspirados por lugares reais do Oceano Pacífico, como as ilhas no Pacífico Sul e a região da Polinésia. Além disso, a história e os personagens tiveram inspiração da cultura e da mitologia polinésia.
O primeiro poster foi divulgado no dia 08 de junho de 2016 por Dwayne Johnson no Twitter, e o primeiro teaser trailer foi lançado no dia 12. Em 25 de outubro de 2016, em uma conferência de imprensa em Papeete, foi anunciado que Moana será o primeiro filme a ser totalmente dublado em língua taitiana.
A história foi inspirada em mitos, história e cultura do povo Māori, especialmente da Polinésia. Para trazer o máximo possível de autenticidade para o projeto, os diretores do filme, John Lasseter e Ron Clements foram até várias ilhas do Pacífico para fazer uma ampla pesquisa de campo.
O filme em cartaz Moana 2 passa a mensagem sobre não abandonar o passado mas procurar conexão com o novo! Enfrentar mudanças com empatia e confiança! Anota aí: Sempre tem outro caminho para seguir é só acreditar na sua coragem! Assistam em família!
Na maioria dos filmes da Disney, há uma princesa sendo resgatada. Aí aparece Moana e você tem uma experiência completamente diferente. Em vez de se concentrar na necessidade de ser resgatada. Esse filme dá uma forte mensagem de que você é mais forte do que você sabe.
Os filmes de animação de Moana são inspirados nos mitos, na história e na cultura do povo Maori, um grupo étnico polinésio que foi para a Nova Zelândia. Nesta cena do filme "Moana 2", vemos a protagonista, Moana, com seu pai, o chefe Tui - que tem o corpo tatuado conforme a tradição polinésia.
Motu Nui é o maior de três ilhéus a sul da Ilha de Páscoa e o mais ocidental ponto do Chile e de toda a América do Sul no caso de o arquipélago da Ilha de Páscoa ser incluído nesse continente. Motu Nui, com a mais pequena Motu Iti e o rochedo de Motu Kao Kao.
O coração de Te Fiti é uma antiga jóia possuída pela deusa, que é a ilha mãe. O objeto deu a capacidade a ela de criar ilhas com flora e fauna e que serviu de casa para os povos do Pacífico Sul. Maui é conhecido por ser um deus trapaceiro, o que significa que ele cria algumas travessuras.