O que significa a palavra liberdade de consciência?
De acordo com o artigo 12(1) da Convenção Americana Sobre Direitos Humanos, o direito à liberdade de consciência e religião inclui a “liberdade de professar ou divulgar a sua religião ou sua crença, individual ou coletivamente, tanto em público como em particular”.
A Comissão de Direitos Humanos debateu nesta segunda-feira a Liberdade de Consciência, que é a liberdade que os indivíduos têm de manter e defender sua posição sobre um fato, um ponto de vista ou uma ideia, independente das visões dos outros.
O que significa o direito à liberdade de consciência e religião?
Toda pessoa tem direito à liberdade de consciência e de religião. Esse direito implica a liberdade de conservar sua religião ou suas crenças, ou de mudar de religião ou de crenças, bem como a liberdade de professar e divulgar sua religião ou suas crenças, individual ou coletivamente, tanto em público como em privado.
Qual a diferença entre liberdade de pensamento e liberdade de consciência?
"A liberdade de pensamento está diretamente relacionada à liberdade de consciência, de credo, de adotar uma ideologia qualquer. Já a liberdade de expressão diz que todo ser humano tem o direito de opinar, de se expressar a respeito daquilo que pensa e crê", explicou.
O que é a liberdade de consciência? E quais as suas implicações para o crente?
Quais são os 3 tipos de liberdade?
Existem três tipos de liberdade : A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. A terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.
O que são liberdade de pensamento e liberdade de consciência?
Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de conservar a sua religião ou a sua crença, ou de mudar de religião ou de crença, bem como a liberdade de professar e divulgar a sua religião ou a sua crença, em público ou em particular, por meio do culto, do ...
Em que a liberdade de consciência se vincula à liberdade religiosa?
A liberdade de consciência apresenta-se como um conceito mais amplo, que incorpora seja a liberdade religiosa, de professar qualquer crença religiosa, seja a liberdade de ter convicções filosóficas destituídas de cará- ter religioso (MIRANDA, J., 1993, p. 365).
Qual é o principal motivo pelo qual respeitar a liberdade de consciência é considerado fundamental?
Como resultado, por mais nobre que sejam os seus objetivos, a religião e a crença não conseguem escapar da discriminação. Nesse sentido, a liberdade religiosa se destaca como um direito fundamental a ser protegido no mundo, visto que a sua proteção garante o respeito à dignidade humana.
Crime de ultraje a sentimentos religiosos e profanação de objeto de culto. Constitui crime a ofensa ou o escárnio públicos às crenças ou funções religiosas de outra pessoa, bem como a profanação de locais e objetos de culto, em termos que perturbem a paz pública.
Qual a relação entre liberdade e consciência segundo?
Estas ações podem implicar numa ética. A relação entre consciência é o que permite que a escolha seja de fato universal. Se a consciência é livre e pode escolher, quando isto se dá, quer dizer que é escolher a liberdade para todos os homens, pois se escolhe o homem (a consciência).
Envolve a liberdade de mudar ou permanecer na religião; liberdade para compartilhar a fé e crenças com outros; liberdade para formar uma organização religiosa e para adorar pacificamente; liberdade de praticar a religião em locais públicos com comportamentos que exteriorizem esta fé.
O que o primeiro artigo da Declaração da ONU contra a intolerância religiosa diz?
§1. Ninguém será objeto de discriminação por motivos de religião ou convicções por parte de nenhum estado, instituição, grupo de pessoas ou particulares.
Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
Toda pessoa tem direito à liberdade de consciência e de religião. Esse direito implica a liberdade de conservar sua religião ou suas crenças, ou de mudar de religião ou de crenças, bem como a liberdade de professar e divulgar sua religião ou suas crenças, individual ou coletivamente, tanto em público como em privado.
A liberdade de consciência apresenta-se como um conceito mais amplo, que incorpora seja a liberdade religiosa, de professar qualquer crença religiosa, seja a liberdade de ter convicções filosóficas destituídas de cará- ter religioso (MIRANDA, J., 1993, p. 365).
A verdadeira liberdade está na forma intencional e disciplinada com que organizamos e aproveitamos nosso tempo. Agir por compromisso, e não apenas por vontade, é o verdadeiro sentido da liberdade.
Ainda, de acordo com a teoria constitucional brasileira, a liberdade de expressão abrange uma ampla gama de manifestações, como a liberdade de imprensa, de pensamento, de opinião, a liberdade acadêmica, a liberdade de crítica, entre outras formas de expressão individual e coletiva.
Portanto, a liberdade de pensamento é um direito inalienável do ser humano, defender, uma ideia ou uma opinião contrária em relação a um fato ou um ponto de vista, sem censura.
Como entende a liberdade absoluta de consciência e pensamento?
"Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento e de expressão. Esse direito compreende a liberdade de buscar, receber e difundir informações e idéias de toda natureza, sem consideração de fronteiras, verbalmente ou por escrito, ou em forma impressa ou artística, ou por qualquer outro processo de sua escolha.”
O direito à liberdade de pensamento, assim como qualquer outro direito fundamental, não é absoluto, e possui limites estabelecidos pela própria Constituição Federal, entre eles: a vedação ao anonimato, o direito de resposta e a indenização por danos morais.