A origem do termo remonta à Bíblia, onde um ano jubilar acontecia a cada 50 anos, simbolizando o descanso da terra, a remissão de dívidas e o restabelecimento da justiça e da harmonia social.
“Jubileu” é o nome de um ano particular: parece derivar do instrumento que se usava para indicar o seu início; trata-se do yobel, o chifre do carneiro, cujo som anuncia o Dia da Expiação (Yom Kippur).
As Igrejas Jubilares são templos designados para receber peregrinos durante o Ano Santo. Elas têm um significado especial, representando um caminho de fé e renovação espiritual.
O Ano Jubilar, também chamado de Ano Santo, mais do que um simples marco temporal, é um convite para aprofundar o nosso relacionamento com Deus. O Jubileu se apresenta como um tempo de conversão, penitência e renovação espiritual, um momento em que a Igreja nos chama a retornar ao essencial da fé.
A cada 25 anos a Igreja celebra um Jubileu Ordinário para festejar o Mistério da Encarnação, isto é, a presença humana e divina de Jesus Cristo no mundo. Esta tradição começou no ano de 1300 e a iniciativa foi da espiritualidade popular.
JUBILEU #01 | Você pode ser livre novamente | Lamartine Posella
O que é jubilar uma pessoa?
O termo “jubilar” é frequentemente utilizado no contexto da Psicologia para descrever um estado de celebração, satisfação ou realização. Esse conceito pode ser aplicado em diversas áreas da vida, incluindo o trabalho, relacionamentos e desenvolvimento pessoal.
O Ano Jubilar é tempo para a tentativa de amenizar conflitos, restaurar a amizade familiar, promover a reconciliação, restaurar a unidade, estimular a comunicação, incentivar o perdão, sensibilizar para a misericórdia, fomentar o diálogo e a aproximação entre parentes, celebrar a alegria do amor na família.
Durante o Jubileu, os fiéis católicos vivenciam os seus rituais de forma mais intensa, se confessar, participar de Eucaristia, rezar pelo Papa e pelo o que ele pede de bom para o mundo e para a Igreja. Além de reforçar a importância das obras de caridade, visando o perdão de seus pecados.
Júbilo nas festividades é um termo que se refere à alegria e felicidade intensas experimentadas durante celebrações e eventos festivos. É um sentimento de grande contentamento e satisfação que surge em momentos de comemoração e festa.
De acordo com o esquema sabático, com o qual o tempo era medido dentro da tradição bíblica, a terra repousava a cada sete anos. Segundo as indicações de Levítico, 25, a terra deveria repousar também no ano jubilar, que seguia sete semanas de anos, ou seja, no quinquagésimo.
Um ano de libertação a todos os cativos. Um ano de perdão de contas impagáveis. Um ano de retorno a sua terra, suas posses. Um ano de reconstrução familiar.
O jubileu é tradição profundamente enraizada na história da fé cristã, remontando às práticas antigas do povo de Israel. Ele representa um tempo especial de graça, de perdão e de renovação espiritual.
O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica celebrada dentro de um Ano Santo, com a diferença de que a celebração jubilar é realizada de 25 em 25 anos.
Em 2025 a Igreja Católica repropõe a celebração do Ano Jubilar como um tempo especial de remissão e perdão, ocasião para viver intensamente a cura e a libertação dos pecados e de outras "dívidas" que pesam sobre as vidas e as almas.
Sim, homens solteiros podem tecnicamente se tornar pastores, mas sem uma esposa e família, eles não são maduros ou sábios o suficiente para cuidar das necessidades do rebanho que pastorearão. "Espere até se casar antes de assumir qualquer ministério pastoral significativo."
O requerimento de jubilação deverá ser encaminhado pelo pastor interessado, ou pelo Conselho da igreja local ao seu Presbitério, instruído com os documentos que compravam o preenchimento dos requisitos estabelecidos no artigo 7º deste Estatuto (Artigo 3º do EJ).
A origem do termo remonta à Bíblia, onde um ano jubilar acontecia a cada 50 anos, simbolizando o descanso da terra, a remissão de dívidas e o restabelecimento da justiça e da harmonia social.