Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.
O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro.
Deus bifronte, isto é, de duas caras (em algumas representações, uma de homem e a outra de mulher), Jano tinha o poder de olhar ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, para dentro e para fora – e por isso veio a nomear o primeiro mês do ano, aquele em que se dá a transição entre o velho e novo.
O mês de janeiro marca o início de um novo ciclo e, junto à sua chegada e ao começo de um novo ano, muitas pessoas gostam de fazer planos, traçar metas e objetivos novos para suas vidas. Por esses motivos, janeiro pode ser considerado o mês do recomeço.
A campanha Janeiro Branco procura conscientizar as pessoas sobre a saúde mental. Já o Janeiro Roxo é a ação de prevenção e tratamento à hanseníase – anteriormente conhecida como lepra –, uma doença infecciosa crônica e curável que causa, principalmente, lesões de pele e danos aos nervos.
Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.
Os romanos não davam nome apenas para os meses, mas também para alguns dias especiais. O primeiro de cada mês se chamava Calendae e significava "dia de pagar as contas" - daí a origem da palavra calendário, "livro de contas". Idus marcava o meio do mês, e Nonae correspondia ao nono dia antes de Idus.
O calendário juliano dividiu os 365 dias em 12 meses e, por não ser uma divisão exata, alguns meses ficaram com 30 dias e outros com 31. Algumas regras definidas pela Astronomia foram adotadas, como cada mês abranger as quatro fases da Lua.
O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.
Na época do imperador Numa Pompílio, ainda no século VII a C., a contagem estava 51 dias atrasada com relação ao início das estações. Pompílio criou então mais dois meses – janeiro e fevereiro e o ano passou a ter 354 dias.
O imperador romano Júlio César, estabeleceu o começo do ano para a primeira lua nova após o solstício de inverno do hemisfério norte que é em 21 de dezembro, a partir do ano 709 (romano), ou 45 a.C. JANEIRO, o mês do recomeço, porque marca o início de um novo ciclo, um novo ano, as pessoas fazem planos, traçam metas e ...
Homenagem a Jano, deus de duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás. Protetor das entradas e saídas, ele era considerado também deus dos princípios e começos – como a primeira hora do dia e o primeiro mês do ano.
Por volta de 2700 a.C., os povos mesopotâmicos elaboraram um calendário com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Foi com base nesse modelo que os judeus posteriormente elaboraram seu calendário.
A única razão do mês de abril ser o único mês do ano que não termina com a letra "o" é simplesmente porque ele termina com a letra "L" só isso. O mês de Abril não termina com a letra "o" devido ser uma palavra de origem latina.
O papa. No século 16, o papa Gregório 13 introduziu o calendário gregoriano e o primeiro de janeiro foi reestabelecido como Ano Novo nos países católicos.
O fato é que a celebração do Ano Novo já existia na data em que é atualmente antes de Jesus, então a igreja possivelmente não quis criar um conflito entre as duas celebrações e escolheu outra data, ainda que próxima, para o Natal.
Agosto (do latim: augustus) é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do Imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.
Você sabia que a data de nascimento é capaz de revelar parte da missão que a pessoa terá em sua vida, ou seja, um dos temas de toda sua existência? A vocação funciona como o norte de uma bússola, guiando e dando direcionamento para um propósito. Assim, representa o caminho predestinado para a pessoa desenvolver.
Com exceção dos números mestres, que são aqueles que possuem dois algarismos iguais (11, 22, 33, 44, 55, 66, 77, 88 e 99), todo resultado deve ser somado.