A palavra esperança vem do latim spes, que significa confiança em algo positivo. É um conceito, uma crença emocional, que se manifesta em maneiras de ser, estar e agir no mundo.
A palavra esperança vem do latim: sperare. Sentimento que leva o homem a olhar para o futuro, considerando-o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente, de tal sorte que a luta pela vida e os sofrimentos são enfrentados como contingências passageiras na marcha para um fim mais alto e de maior valor.
O termo esperança, em grego, elpis, designava a atitude de quem espera ou aguarda qualquer acontecimento, alegre ou triste, feliz ou infeliz18. Pode aparecer também através dos termos elpizen e elpidso, que significam expectativa, esperar.
O que é ESPERANÇA na Bíblia (Estudo Bíblico) | #49
O que significa a palavra esperança segundo a Bíblia?
Esperança é a expectativa e o anseio confiantes pelas bênçãos prometidas aos justos. As escrituras frequentemente se referem à esperança como a expectativa da vida eterna pela fé em Jesus Cristo.
“42 Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança. 43 E novamente, eis que vos digo que ele não pode ter fé nem esperança sem que seja manso e humilde de coração.”
Já a Esperança cristã é ter confiança pura e desinteressada no futuro, é um valor e uma virtude que, com a Fé e a Caridade, evocam o caminho para a vida eterna. A Esperança é prudente e paciente, nunca é decepção, pertence à intuição profunda de cada um, nunca se extingue, nem com os desaires da vida.
Mas, para a Igreja a esperança é uma virtude intimamente ligada à fé. Ela nos direciona à realidade escatológica, isto é, ao fato de que Deus criou o homem e a mulher para que vivessem neste mundo e seguissem o caminho para a eternidade. Deus é a nossa esperança.
Esperança é a expectativa de melhora ou solução completa para uma realidade específica ou mesmo para toda a realidade humana. Tem base em aspectos da razão, emoção e vontade humana.
A esperança verdadeira, vinda de Deus, é uma atitude muito realista, que não tem medo de dar às situações seu verdadeiro nome, e tem sempre Deus como fator principal. Não tem medo de rever as próprias posições e mudar o que deve ser mudado.
A esperança diz respeito aos bens árduos e difíceis por que não dependem apenas da vontade de quem os espera, mas também de circunstâncias ou vontades alheias, e que, por isso, a tornam, de algum modo, incerta e falível.
As ondas de esperança familiar são compostas por quatro tipos diferentes de esperança: esperança incerta, esperança cuidativa, esperança latente e esperança expectante.
A diferença entre espera, expectativa e esperança é o grau de certeza que temos de que algo aconteça. A espera se dá por algo ou alguém que temos certeza de que virá, como o ônibus, por exemplo. A expectativa se refere a algo provável, mas não totalmente certo, como a promoção no emprego.
Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13 Compartilhai com os santos nas suas necessidades, procurai exercer a hospitalidade; 14 Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.
Esperança é o que você tem quando espera que algo aconteça, mesmo que demore muito. Fé é o que você tem quando confia no que alguém lhe diz que é a verdade.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Nossa esperança é o próprio Cristo; é por isso que devemos estar alegres e contentes, porque sabemos em Quem depositar nossa confiança. Que o Espírito renove em cada um a esperança que cura, liberta e faz viver.