As oliveiras são árvores resilientes - como o povo de Israel! Longevidade!! Para os Gregos era um de seus meios económicos, pois a Grécia não tinha um solo bom para cultivo, daí a oliveira ser símbolo de prosperidade.
A oliveira, como símbolo de Israel, vem na parábola apresentada por Paulo em Romanos 11.17-27. Os judeus são a boa oliveira (v 24), os gentios são a oliveira brava ou zambujeiro (v 17).
A oliveira, cuja designação científica é olea europaea, é uma árvore mítica, intimamente ligada à história, à tradição e à cultura dos povos do mediterrâneo. É símbolo de paz, sabedoria, abundância e conquista.
A oliveira é uma árvore com grande significado para os judeus e para Israel: o próprio símbolo do Estado é uma menorah (candelabro de sete braços) ladeada por dois ramos de oliveira, já para não falar de uma das primeiras histórias do Antigo Testamento – a da arca de Noé – e da simbologia da pomba que trouxe no seu ...
Referência: Salmo 128:3: “A tua mulher será como a videira frutífera no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira ao redor da tua mesa.” Neste salmo, a oliveira é usada como um símbolo de bênção e prosperidade, associada à imagem de filhos saudáveis e abundância familiar.
Pela importância da Oliveira e por ser considerada uma árvore sagrada, sempre esteve presente em lugares energeticamente importantes. Segundo a tradição, Jesus subiu o Monte das Oliveiras para orar e meditar logo depois da ceia em que anunciou sua morte em iminência.
Símbolo de tempos de paz, prosperidade e segurança, é citada diversas vezes na Bíblia como algo especial e precioso, como mostra essas passagens abaixo que relatam que o sentar-se cada um debaixo da sua própria videira e figueira' simbolizava condições pacíficas, prósperas e seguras 1Rs 4:25; Miq 4:4; Za 3:10.
Disse-lhes: «Por que dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação». Quando o véu das sombras desce sobre Jerusalém, as oliveiras do Getsémani parecem-nos reconduzir, ainda hoje, com o sussurrar das suas folhas, àquela noite de sofrimento e de oração vivida por Jesus.
O emblema oficial do Estado de Israel é um candelabro (a menorá), cujo formato diz-se ser derivado do Moriá de sete braços, uma planta conhecida desde a antiguidade. Os ramos de oliveira em cada um dos lados representa o anseio de Israel pela paz.
▶️ O pinheiro, que nunca perde suas folhas, representa a vida eterna que Jesus nos dá. Ele permanece verde no inverno, simbolizando a esperança de que a vida em Cristo supera as dificuldades. ▶️ Estrela no topo da árvore: A estrela no topo da árvore lembra a estrela de Belém, que guiou os magos até Jesus.
É uma alegoria que descreve a nação eleita por Deus, representada pelo judaísmo, sua cultura e seu povo. Nela foram enxertados os cristãos gentios, a quem Paulo chama de zambujeiro (oliveira brava), passando a ser participantes de sua raiz e de sua seiva Romanos 11:16-24.
Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira.
Deus viu que a cristandade (a oliveira original, formada tanto por israelitas como por gentios) corrompeu-se, mas as raízes ainda estavam boas. Os ramos naturais que foram dispersos também se corromperam. Deus e Seus servos restauram a pureza da vinha.
Depois de passar a noite na vila de Betânia, Jesus voltou ao templo. No caminho, Ele amaldiçoou uma figueira. Os líderes dos judeus vieram procurá-Lo no templo e questionaram Sua autoridade. Jesus os reprovou e ensinou várias parábolas que ilustram as consequências de rejeitar ou de aceitar Cristo e Seu evangelho.
Qual o significado da figueira para o povo de Israel?
- Em muitos textos bíblicos, a figueira representa abundância e bênção. Por exemplo, em 1 Reis 4:25 e Miqueias 4:4, estar “debaixo da sua videira e da sua figueira” é um símbolo de paz, segurança e prosperidade, indicando uma vida de estabilidade e fartura. 2. Metáfora para Israel e o Povo de Deus.
Romanos 11:17-36 NTLH. Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, e um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Pois vocês, os não judeus, são como aquela oliveira brava e agora tomam parte na força e na riqueza espiritual dos judeus. Portanto, vocês não devem desprezar os galhos que foram quebrados.
Sua grandiosidade simbólica não para por aí. A mais antiga referência bíblica à oliveira está na passagem do Dilúvio, na qual uma pomba traz em seu bico um ramo indicando presença de terra firme.
Está explícito a mensagem que ele quer passar quando ele diz que a oliveira mente. Muitas das vezes na vida, quando passamos por situações que nos deixam sem saber oque fazer, situações negativas, tentamos de qualquer forma achar uma saída. Podendo fazer até aquilo que vai contra sua moral, para resolver a situação.
Sabemos que três tipos de azeite eram separados. O primeiro é mais puro era entregue a Deus no templo. O segundo era usado pelas pessoas. O terceiro era usado em lamparinas.
De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.” O Salmo 128 fala sobre a benção para a família que teme a Deus.
Qual é o significado espiritual do ramo de oliveira?
O ramo de oliveira é um símbolo de paz e vitória associado aos costumes da Grécia antiga e relacionado com súplicas aos deuses e pessoas no poder. É encontrado na maioria das culturas da bacia do Mediterrâneo e tornou-se associado à paz no mundo moderno.