altamente depreciativo, um xingamento forte. Chamar alguém de chinelão equivale a dizer que o insultado é bagaceiro, pobre, mal arrumado, descomposto, mal educado, tudo isso junto. Também se usa, mais contemporaneamente, dizer chinelo, no mesmo sentido. Usa-se a forma feminina, também, chinelona.
altamente depreciativo, um xingamento forte. Chamar alguém de chinelão equivale a dizer que o insultado é bagaceiro, pobre, mal arrumado, descomposto, mal educado, tudo isso junto. Também se usa, mais contemporaneamente, dizer chinelo, no mesmo sentido.
Em português usamos a expressão “deixar no chinelo” (ou “colocar no chinelo”) no sentido de alguém ou algo “ser muito melhor” do que outro, “superar” ou ainda “humilhar” o outro por ser muito melhor.
A palavra "chinelo" tem origem no termo latino medieval planella, que significa "plano". passou por diversas transformações linguísticas ao longo dos séculos.
Tudo começou nos anos 60, quando havia muitas casas que não tinham pisos no chão. O chinelo era muito usado para impedir que os pés ficassem sujos por causa do chão sem proteção. Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés.
“chinelo arrebentado” simboliza os desafios inesperados que surgem, enquanto sua busca por recursos demonstra a capacidade de encontrar soluções e adaptar-se às circunstâncias.
Chinelos comuns costumam gerar desconforto ao caminhar. Sua função principal é proteger nossos pés do contato com a superfície, mas muitas vezes essa funcionalidade básica é cumprida de forma simples e sem considerar o movimento de caminhada.
Chamar alguém de chinelão equivale a dizer que o insultado é bagaceiro, pobre, mal arrumado, descomposto, mal-educado, tudo isso junto. Também se usa, mais contemporaneamente, dizer chinelo no mesmo sentido.
Uma das superstições mais conhecidas do Brasil. A crença diz que não se deve deixar os chinelos emborcados sob o risco de atrair azar. Em muitas versões este azar tem um foco específico: a morte da mãe do dono dos calçados.
XXI e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), os termos chinela e chinelo são sinónimos, isto é, designam a mesma realidade, logo, podem ser usados indistintamente; tendo ambos o sentido de «peça de calçado que apenas cobre a parte anterior do pé».
Além dos problemas musculoesqueléticos, o uso de chinelo aumenta o risco de lesões em geral, como pisar em vidros, pregos, animais peçonhentos, bem como de se contaminar e desenvolver doenças de pele. Os chinelos são um dos calçados mais populares no Brasil.
“Querendo ou não, o chinelo de borracha atua como isolante, evitando que a pessoa tome choque ao ligar a torneira ou alguma condição semelhante”, conta o clínico geral. Além disso, em casos no qual o banheiro ou ambiente não tem higiene confiável, deve-se usar chinelos para evitar a micose.
A simpatia do chinelo virado e cruzado é para que você que se sente cansada e desanimada sem motivos aparentes. Provavelmente, você está sofrendo com a inveja ou mau olhado. Mas não se preocupe que essa simpatia é infalível para fechar o corpo e te livrar de toda vibração ruim.