“Arriégua”, o que é isso? Dizem que tem o mesmo significado que o “uai” para os mineiros. Ou seja, é uma interjeição que serve para muita coisa, como demonstrar espanto, dúvida, alegria ou até mesmo uma ideia brilhante.
Os escravos que transportavam os metais preciosos usavam baias para lavar os animais em segredo e deles tirar o pó fino de ouro que encrustavam em seus pelos. Daí vem a expressão: “lavar a égua”, ou “lavar a baia”.
Égua, mana é uma expressão típica dos paraenses - que nesse caso, remete a admiração - e dá nome a uma série de reportagens especiais produzidas pelo G1 em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Quanto ao registro nos dicionários, Ferreira (1999) documenta amarrar o facão, com o sentido de “chegar ao climatério”, como brasileirismo popular da Bahia.
Sexo entre lésbicas, "fazer sabão". Dicionários de expressões estaduais já existem em pelo menos dois Estados do Nordeste: Pernambuco ("Minidicionário de Pernambuquês", de Bertrando Bernardino) e Bahia ("Dicionário de Baianês", de Nivaldo Lariú).
"Nariz de folote" ou "nariz de chaboque" eram apelidos dados a quem tinha grandes as cavidades nasais. NINGA (originária de "ninguém") era parte da expressão "seu ninga", que dizia da inexistência de viva alma em determinado local. BUÇANHA era "nome feio" e dizia respeito aos genitais, às "partes pudendas" da mulher.
A expressão “VÔTI VÉI” é uma característica de Araçatuba e utilizada para expressar espanto, surpresa ou até incredulidade, a palavra “vôti”, se conhece do nordeste do país, mas o acréscimo do “véi” ocorreu aqui na nossa região.
A expressão se tornou famosa e viralizou ao ser usada pelo criador de conteúdo Toninho Tornado, com a famosa frase “calma, calabreso”. A frase “calma, calabreso” era usada nos vídeos de pegadinha de Toninho, dita por ele quando a pessoa que caía na pegadinha se irritava.
"No Ceará, designa uma pessoa que se veste mal: 'ele é o maior pirangueiro, só vive com aquele boné'. Em Pernambuco, significa muquirana, mão fechada, avarento: 'cabra pirangueiro!
Sobre. Gota serena (ou gota-serena) é uma expressão popular da região Nordeste do Brasil, cujo significado pode ser para indicar surpresa ou admiração, se referindo a algo muito bom, ou ainda, quando um determinado acontecimento é incrível, grandioso e memorável.
Lavar a égua. Significado: Tirar vantagem de uma situação ou se dar bem. Por exemplo: “Ganhei na loteria, vou lavar a égua!” Origem: A expressão nasceu de um costume realizado pelos escravos, no período da grande exploração de ouro no Brasil.