A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
Óleo lubrificante de última geração recomendado para motores de 4 tempos Flex, a gasolina, etanol e GNV de automóveis, SUVs, pickups, comerciais leves, equipamentos móveis e estacionários. Com Tecnologia Escudo Protetor, esse óleo lubrificante proporciona máxima proteção, desempenho e economia. Saiba mais.
O óleo 5w30 é muito mais fluido do que o óleo 10w40.
O óleo 10w40 é muito mais espesso do que o óleo 5w30. A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10.
Tempo de lubrificação do motor frio óleo 5W30 x 10W40 x 15w40
Pode trocar 10w40 por 5W30?
Embora seja possível usar 10w40 no lugar de 5w30 em alguns casos, não é recomendado fazê-lo sem considerar alguns fatores: Recomendação do fabricante: Sempre consulte o manual do seu veículo. Os engenheiros projetaram o motor para funcionar com um tipo específico de óleo.
O que acontece se colocar óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Mobil Super 3000 XE 5W-30 também é recomendado pela ExxonMobil para uso em motores Volkswagen TDI com injeção direta que exigem uma aprovação VW 505 01 e motores Ford turbo diesel que requeiram desempenho conforme a especificação Ford WSS- M2C917-A.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.
O óleo sintético tem melhores propriedades em termos de viscosidade em condições extremas. Em temperaturas muito altas, tende a evaporar mais lentamente em comparação com o óleo semissintético. Isto deve-se ao facto da sua composição não conter óleos minerais. No inverno, tem um melhor desempenho no arranque a frio.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Apesar de ser possível, misturar óleos de diferentes viscosidades pode apresentar alguns riscos: Alteração da viscosidade: A mistura resultante terá uma viscosidade intermediária, que pode não ser ideal para o motor. Possível redução da proteção: Pode haver uma ligeira diminuição na proteção oferecida ao motor.
Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor. Isso é importante, pois os óleos de motor ficam mais espessos naturalmente à medida que esfriam, e ficam mais finos quando se aquecem.
Qual óleo devo usar em um motor com mais de 200 mil km?
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
O óleo mineral 20W 50 é utilizado no Volkswagen Fusca, por exemplo. ▶️ Os semissintéticos também são conhecidos como “óleo composto”, pois ficam entre o mineral e o sintético.
Descrição:Wynn's Stop Smoke está formulado para reduzir as emissões de fumaça visíveis de motores de movidos a gasolina, etanol e GNV. Reduz as emissões de fumaça devido ao consumo normal de óleo e melhora as propriedades de viscosidade do óleo em altas temperaturas.
Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento. A viscosidade do óleo ideal para seu veículo está no manual do veículo.
O 20W50 é geralmente mais recomendado para as condições brasileiras, mas o 10W40 pode ser uma excelente opção em determinadas situações. Lembre-se: independentemente da sua escolha, o mais importante é manter as trocas regulares e usar um óleo de qualidade.
Um óleo com alta viscosidade é mais “grosso” e flui lentamente, enquanto um óleo com baixa viscosidade é mais “fino” e flui com facilidade. Na prática, a viscosidade deve encontrar o equilíbrio ideal: O óleo precisa ser viscoso o suficiente para criar uma película protetora entre as peças do motor.
Posso usar óleo 5W30 no lugar do 10w40 no meu Renault?
Ai vem a dúvida, posso utilizar o óleo Elf 5w40 no lugar do Elf 10w40 recomendado pelo manual? a resposta é sim! você pode! Seu veículo terá uma melhora na lubrificação do motor nas partidas a frio, quando o motor está frio..
Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.