Pode-se definir variável em pesquisa científica como uma classificação ou quantidade, com valores, aspectos, propriedades ou fatores que servem para que o pesquisador consiga avançar de suas observações ou investigações para as hipóteses que serão apresentadas.
Uma variável de pesquisa ou variável de estudo é um termo usado para se referir a qualquer tipo de relação de causa e efeito. Em termos gerais, uma variável representa um atributo mensurável que muda ao longo de um experimento, verificando os resultados.
O que são variáveis em pesquisas, exatamente? Variáveis são características a serem estudadas de cada elemento da população em uma pesquisa de mercado. São as informações ou atributos que se deseja mensurar em um estudo, tais como qualidades, quantidades, faixa etária, gêneros ou tipos de determinada coisa.
Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso.
Uma variável pode ser classificada em dois tipos: Quantitativa: seus valores são dados em números (idade, peso, nº de filhos...) Qualitativa: seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características (sexo, cor dos olhos, raça...)
Existem dois tipos de variáveis, as quantitativas e qualitativas. Entenda agora o que classifica essas variáveis e sua importância para pesquisa acadêmica. O que são variáveis? Qual a importância das variáveis estatísticas para a pesquisa acadêmica?
Palavras variáveis: são aquelas que mudam de acordo com o gênero (masculino ou feminino), o número (singular ou plural), o grau (aumentativo ou diminutivo) ou o tempo (passado, presente ou futuro). Palavras invariáveis: permanecem sempre iguais, independentemente do gênero, do número, do grau ou do tempo.
As variáveis são: recursos necessários para o projeto disponibilizados (pela alta administração); utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos; aplicação de atividades de coordenação em projetos; e maturidade em gerenciamento de projetos.
Como saber se a variável e qualitativa ou quantitativa?
Variável qualitativa: seus valores são expressos por atributos (qualidades dos elementos pesquisados). Por exemplo: cor dos olhos, estado civil, time preferido, classe social. Variável quantitativa: seus valores são expressos por números. Por exemplo: altura, massa, idade, número de irmãos, espessura.
Por definição, uma variável de processo é uma grandeza física que altera seu valor em função de outras variáveis em função do tempo. Por exemplo, a temperatura, a vazão, o nível, a pressão, o volume, o pH, a posição, a condutividade, a vibração, etc.
Quando as variáveis podem ser medidas diretamente, assim como a variável peso, são referidas como “variáveis operacionais”. Mas quando não conseguimos medir diretamente, dizemos que as variáveis são “teóricas”, pois estão mais no campo das ideias.
Variáveis quantitativas discretas são aquelas que podem assumir apenas valores inteiros e contáveis. Esses valores são finitos e limitados, e não podem ser divididos em valores menores. Por exemplo, é impossível ter 2,5 filhos ou marcar 1,5 gols em uma partida de futebol.
Elas podem ser divididas em ordinais e nominais. As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc.
O número de automóveis que tem uma pessoa é uma variável discreta. Um homem pode ter, por exemplo, um automóvel, dois automóveis ou três automóveis, só para citar algumas possibilidades. Mas não pode ter 1,6 automóveis nem 2,8 automóveis.
Variáveis aleatórias Discretas : Valores estão contidas no conjunto dos números Naturais; Variáveis aleatórias Continuas: Valores estão contidas no conjunto dos números Reais.
O que é uma variável qualitativa nominal e ordinal?
- Variável qualitativa nominal = valores que expressam atributos, sem nenhum tipo de ordem. Ex: cor dos olhos, sexo, estado civil, presença ou ausência... - Variável qualitativa ordinal = valores que expressam atributos, porém com algum tipo de ordem, ou grau.
O que é variável dependente e independente em pesquisa?
Em termos simples, uma variável dependente é aquela que está sujeita a mudanças ou variações em resposta a outra variável, chamada de variável independente. Por outro lado, as variáveis independentes são aquelas que representam os fatores ou condições que se acredita influenciarem a variável dependente.
Nomes de variáveis podem começar com letras ou com os símbolos $ ou _. Elas só podem conter letras, números, $ e _. Elas não podem começar com um número. "minhaVariavel", "folha_1", e "$dinheiro3" são exemplos de nomes válidos de variáveis.
Para criar uma variável utiliza-se var (opcional) e, para determinar o seu valor, o operador de atribuição ( = ). Para facilitar a compreensão do código, deve-se sempre escolher um nome que identifique o tipo de dado a ser armazenado.
Uma variável é um nome que definimos para armazenar dados de forma simples. O valor de uma variável pode ser alterado no andamento do algoritmo, por isso o nome de variável.