Zonais – solos desenvolvidos e maduros, pode ser qualquer tipo de solo. Interzonais – solos que se associam com o relevo da região a qual está inserido ou com a rocha-mãe. Azonais – solos que não possuem as propriedades bem desenvolvidas e por serem novos não têm associação com o clima da região.
Nas altas montanhas o clima é chamado de azonal. Assim, os diferentes climas azonais dependem dos níveis de altitude, e sua ocorrência coincide com as grandes cadeias montanhosas, como Andes e Montanhas Rochosas, Alpes, Cáucaso, Himalaia, dentre outros.
Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
Solos Azonais | Geografia Física | Prof. Djalma Romes
Quais são os 7 tipos de solos?
As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...
O solo mais rico em carbono é também o mais fértil, uma vez que o carbono é a base de toda a matéria orgânica. Resumindo, pegamos em resíduos, queimamos produzindo energia, retiramos o carbono do ciclo, reduzindo o aquecimento global, e, no final, ficamos com o melhor fertilizante do mundo.
Este solo possui granulometria maior que 0,005 e menor que 0,05 – é, portanto, um intermediário entre a areia e a argila. O solo siltoso é considerado um solo 'ruim'. É difícil trabalhar nesse terreno, já que há níveis elevados de erosão e desagregação natural.
Lodo. Partículas de terra lodosa têm propriedades físicas em algum lugar entre as de areia e argila. Por causa de sua textura fina, o lodo contém mais água do que areia. Os tipos de solo lodosos são férteis e contêm um número suficiente de nutrientes.
2. Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares. Graças à ação das águas e dos ventos, os sedimentos foram transportados para outro local.
São eles o clima equatorial, o clima tropical, o clima tropical atlântico, o clima tropical de altitude, o clima semiárido e o clima subtropical. Os tipos de clima estão diretamente relacionados com a vegetação, porque o desenvolvimento da cobertura vegetal é condicionado por aspectos como temperatura e umidade.
O solo humífero é um solo que apresenta maior quantidade de húmus do que os demais,ele é arejado, permeável e fofo. É o solo mais utilizado para a agricultura, pois contém as fezes da minhoca (húmus), o que é utilizado como adubo para as plantas ou vegetais.
Solos arenosos: são bastante permeáveis, porosos e areados, apresentando muita areia na sua composição. Eles são típicos de regiões quentes e secas. Esses solos são altamente vulneráveis ao fenômeno da erosão e apresentam baixa fertilidade em razão da pequena quantidade de matéria orgânica.
O solo calcário é uma rocha composta de mais 30% de minerais, estando presente em boa parte dos solos do território brasileiro e contendo altos níveis de acidez. A princípio, esse aumento de acidez no solo prejudica e impede o desenvolvimento de qualquer atividade agrícola na área.
A principal diferença entre areia, silte e argila está no tamanho das partículas. Enquanto a areia possui partículas maiores, visíveis a olho nu, o silte tem partículas menores e a argila apresenta as menores partículas, muitas vezes microscópicas.
O radier é um tipo de fundação rasa que forma uma laje de concreto diretamente no solo. Ele costuma ser aplicado em construções residenciais, mas também pode ser colocado em empreendimentos comerciais e até mesmo industriais, desde que com os reforços adequados.
O Solo Pedregoso é um tipo de solo caracterizado por uma alta concentração de pedras, cascalho e rochas em sua composição. Ele é conhecido por sua textura irregular devido à presença desses materiais sólidos. Essas pedras podem variar em tamanho, desde pequenos cascalhos até grandes rochas.
Horizonte C: corresponde ao horizonte de transição entre a rocha-mãe e as demais camadas do solo. Apresenta minerais decorrentes do intemperismo químico e também fragmentos da rocha original, produto do intemperismo químico. Não apresenta matéria orgânica.
Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. Salmorão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros.
A classificação AASHTO baseia-se na análise granulométrica por peneiramento e na determinação dos limites de liquidez e de plasticidade para classificar os solos. A proposta é estabelecer uma hierarquização para os solos do subleito a partir da realização de ensaios simples e realizados de forma corriqueira.
O solo arenoso tem como seu principal componente a areia, que chega a ser entre 60% e 70% da composição, o restante da terra é formada por argila e uma parte menor de pedras. Esse tipo de solo surge devido ao intenso processo de arenização que acontece, principalmente por causa do desmatamento em áreas extensas.
Localização. Em toda a bacia amazônica, foram encontradas manchas de Terra Preta, principalmente em torno da região da Ilha de Marajós. Mais recentemente, o mesmo tipo de solo também foi identificado em áreas do Equador, Peru e Guiana Francesa.
A terra roxa foi formada após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Por isso, o solo é rico em óxidos minerais, ou seja, uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas. Justamente por isso, chega a ser considerada uma das mais valiosas e caras do Brasil.