Os anos dourados de XX, mais precisamente as décadas de 1950 e 1960, constituíram um período caracterizado pelo sentimento de prosperidade que permeou em muitas nações, especialmente as capitalistas.
Quanto mais anos de casamento, mais nobre é o material que simboliza a boda. No caso dos 50 anos de casamento, o metal nobre e valioso é o ouro. Daí o nome Bodas de Ouro.
Os anos de chumbo foram o período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, estendendo-se basicamente do fim de 1968, com a edição do AI-5 em 13 de dezembro daquele ano, até o final do Governo Médici, em março de 1974.
Referência à guerra pela independência do Brasil liderada por caboclos na Bahia, que expulsou portugueses de Salvador no dia 2 de julho de 1823. Já os anos de chumbo são o período de ditadura militar, que iniciou em 1964.
eles dizem que são os “anos de ouro”,mas eu só queria desaparecer
O que aconteceu no Brasil no ano de 1969?
Foi em 19 de novembro de 1969 que o rei Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira. O marco aconteceu durante uma partida entre o Santos e o Vasco da Gama, válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, embrião do Campeonato Brasileiro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Idade de Ouro é também o período da existência de uma pessoa, de uma família, de uma instituição, de uma empresa ou de um país em que, na paz, na saúde, e na concórdia, se soube fazer o melhor aproveitamento dos bens espirituais e dos bens materiais que a vida proporciona. Idade de Ouro é também o Paraíso.
As Bodas de Prata são a celebração dos 25 anos de casamento e muitos casais decidem comemorar a data renovando os seus votos. Por mais simples que seja, esta celebração é praticamente uma festa de casamento, com tudo o que isso implica.
“As bodas de 3 anos de casamento são chamadas de Bodas de Trigo ou Couro. O significado dos símbolos é simples: o primeiro representa o amadurecimento do casal, além da prosperidade e união. Já o segundo elemento simboliza a proteção que o contato diário proporciona.”
O dourado é uma escolha simbólica para quem busca um novo ano cheio de conquistas e realizações. Com sua energia vibrante e positiva, ele ajuda a manter o entusiasmo e a determinação necessários para alcançar as metas estabelecidas.
O mito das eras aparece primeiramente na Europa nos escritos de Hesíodo no final do século 8 a.C. e início do século 7 a.C. Em sua obra Os Trabalhos e os Dias, Hesíodo descreve a era da Raça dos Mortais Dourados na qual o deus Cronos (pai de Zeus) reinou.
O Ciclo do Ouro foi um período do Brasil Colônia que ocorreu durante o século XVIII e representou a exploração da economia mineradora. O ouro foi descoberto pelos bandeirantes paulistas, o que gerou a interiorização do território nacional e levou a colonização às atuais regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
É verdade que o calendário de 1969 é o mesmo de 2025?
Essa coincidência ocorre devido a um ciclo de 28 anos, o que faz com que os calendários se repitam periodicamente. Além de 1969, o calendário de 2025 também é o mesmo de 1997 e outros anos passados.
“Essa é uma data emblemática. Existe um sistema para calcular o tempo computacionalmente que inicia o processo no dia primeiro de janeiro de 1970″, diz ele. Por sua vez, a exibição do dia 31 de dezembro de 1969 para brasileiros se explica devido ao fuso horário do País.
Nos últimos anos da década de 60 e início dos anos 70, ao mesmo tempo em que vivia seu período de milagre econômico e de ufanismo modernizante, o Brasil, governado por militares, montava o mais cruel sistema repressor que o país já viveu. Foram os chamados "anos de chumbo".
Essa repetição acontece por um motivo matemático: a cada 28 anos, o ciclo do calendário se repete, fazendo com que os dias dos meses coincidam. Por isso, 2025 será igual a 1997, 1969, 1941... e também será igual a 2053 e 2081. No entanto, em 2100, o ciclo será reajustado devido a uma regra peculiar dos anos bissextos.
Desde joias deslumbrantes até utensílios de cozinha elegantes, a prata era valorizada por sua beleza e versatilidade. Artistas e artesãos talentosos usavam a prata como um meio de expressão criativa, criando obras-primas que resistiram ao teste do tempo.
O quinto era um imposto sobre a extração de metais preciosos, como o ouro e a prata. Ele consistia na cobrança de 20% de todo o metal extraído, sendo que 1/5 (ou seja, o quinto) era destinado à Coroa Portuguesa. A derrama era um imposto cobrado quando a arrecadação do quinto não atingia a meta estabelecida pela Coroa.
As primeiras três décadas do século XX foram chamadas de Idade de Prata da Cultura Espanhola pelo protagonismo dos intelectuais do período, como escritores e artistas. Esse brilhante grupo de intelectuais foi classificado em gerações.
Prometeu era um dos titãs, uma raça gigantesca, que habitou a terra antes do homem. Ele e seu irmão Epimeteu foram incumbidos de fazer o homem e assegurar-lhe, e aos outros animais, todas as faculdades necessárias à sua preservação. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu de examiná-la, depois de pronta.
Divide-se as eras geológicas em Pré-Cambriana (Arqueana e Proterozoica), Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário.
Esse período foi marcado por importantes conflitos políticos, como a Guerra Fria, além de inúmeros avanços tecnológicos, comunicacionais e, principalmente, científicos. Foi durante os anos 50 que aconteceu a corrida espacial entre os EUA e a URSS, que resultou na chegada ao homem na lua pela primeira vez.