Alguns exemplos são: Índice de desvio de prazo (IDP): Avalia se o projeto está dentro do prazo planejado. Índice de desvio de custo: (IDC): Verifica se os custos do projeto estão dentro do orçamento estipulado. Índice de desvio de esforço: Acompanha a diferença entre o esforço planejado (em horas) e o real.
A relação entre o IDC e o IDP é intrínseca, pois juntos fornecem uma análise holística do desempenho do projeto. Assim, um IDP maior que 1 indica que o projeto está adiantado em relação ao cronograma planejado, enquanto um IDP menor que 1 sugere um atraso em relação ao planejado.
Podemos fazer a leitura do IDC da seguinte forma: IDC acima de 1 significa que os gastos estão abaixo do planejado. IDC abaixo de 1 significa que os gastos estão acima do planejado. IDC igual a 1 significa que os gastos do projeto são equivalentes aos gastos planejados.
O IDC faz a avaliação do gasto de recursos em relação ao andamento do projeto. É um comparativo de orçamento do início e do fim, para evitar prejuízos, antever se há gastos desnecessários e avaliar o uso dos recursos.
Como o IDP / IDC pode te ajudar na gestão do seu projeto?
O que é IDP?
O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) é um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão com sedes em Brasília e São Paulo.
Assim, o IDC serve, a um só tempo, tanto à efetividade da justiça como à realização obrigacional – de matriz constitucional e internacional – do Estado brasileiro como protetor dos direitos humanos.
Em Gerenciamento de Projetos, é uma medida da eficiência do cronograma em um projeto. É a relação entre o valor agregado (VA) e o valor planejado (VP). O IDP é calculado dividindo-se o VA pelo VP. Um IDP maior ou igual a um indica uma condição favorável e um valor menor que um indica uma condição desfavorável.
O Índice de Desvio de Prazo (IDP) é um indicador de desempenho de projetos que mede a eficiência do cronograma de um projeto. Para isso ele compara o valor agregado (VA) com o valor planejado (VP).
IDC > 1: Quando o IDC é maior que 1, significa que os custos reais estão abaixo do planejado. Embora isso possa parecer positivo, é importante garantir que a qualidade e o escopo do projeto não estejam sendo comprometidos devido a cortes excessivos nos custos.
Índice de Desenvolvimento de Marca (BDI) e Índice de Desenvolvimento de Categoria (CDI) Como vimos, as empresas calculam o BDI, ou Indice de Desenvolvimento de Marca, para qualificar o desempenho relativo de seus negócios em um determinado grupo de clientes.
A técnica do valor agregado permite integrar as linhas de base de escopo, custo e tempo na mesma abordagem. A partir do valor agregado é possível estabelecer um indicador que forneça os resultados reais de tempo, escopo e custos em relação ao planejamento do projeto: IDC e IDP.
O SPI (Schedule Performance Index) é o indicador que mostra o progresso do projeto em termos de prazos. Este indicador está contido no Guia PMBOK®. Utiliza o conceito de Earned Value (Valor Agregado) e não considera o Caminho Crítico do projeto, um dos motivos de tantas críticas.
Um documento de iniciação do projeto (PID) é um registro detalhado que reúne as bases e os parâmetros essenciais de um projeto antes de sua implementação. Funcionando como um guia mestre, ele descreve o propósito e os objetivos do projeto, definindo escopo, cronograma, recursos necessários e as partes interessadas.
Os KPIs, do inglês Key Performance Indicator, são os indicadores de performance de um projeto. Resumidamente, são os dados utilizados para definir se as estratégias do negócio estão (ou não) dando os resultados esperados pela equipe. Sem essa análise, é como andar vendado e sem rumo.
O cálculo do IDSS de cada operadora é realizado pela média ponderada dos índices de desempenho das dimensões, conforme os pesos de cada dimensão descritos no Art. 2º da Resolução Normativa - RN nº 423, de 11 de maio de 2017, que alterou a RN nº 386 de 09 de outubro de 2015.
O SPI é calculado pela seguinte equação: SPI = EV / PV. O resultado é um valor percentual com a seguinte interpretação: SPI = 1 → Projeto está atendendo as expectativas (dentro do prazo) SPI > 1 → Projeto está superando as expectativas (adiantado)
IDC = 1 ⇒ Projeto está com os custos iguais aos previstos no orçamento; IDP < 1 ⇒ Projeto está com o cronograma atrasado em relação ao previsto; IDP > 1 ⇒ Projeto está com o cronograma adiantado em relação ao previsto; IDP = 1 ⇒ Projeto está com o cronograma em dia em relação ao previsto.
Um provedor de identidade (IdP) armazena e gerencia as identidades digitais dos usuários. Pense em um IdP como sendo uma lista de convidados, mas para aplicativos digitais hospedados em nuvem em vez de um evento.
O Project Management Institute (PMI) é a principal associação global para a comunidade em constante crescimento de milhões de profissionais de projetos e agentes de mudança ao redor do mundo.
O único legitimado para requer o incidente é o Procurador-Geral da República (apesar de haver propostas para alargar essa legitimidade) e a competência para seu julgamento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A competência para julgar o IDC será da Terceira Seção, órgão composto por Ministros da 5ª e da 6ª Turmas.
O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de ...