A Molleja, ou o Timo, é uma carne (glândula do boi) popular nos assados feito no Uruguai e na Argentina. Localizada no pescoço e no peito do boi e é considerada uma iguaria em algumas culturas.
Seguindo no assunto dos nossos novos cortes, hoje vamos falar sobre a Molleja, o corte que teve o lançamento mais pedido e aguardado! A palavra Molleja na tradução livre do Espanhol significa Moela, aqui para nós se refere ao Timo do Boi, uma glândula presente no animal e que é responsável pelo sistema imune.
Muito famosa nas parrillas Argentinas Uruguaias, a Molleja é uma glândula que se encontra logo abaixo do pescoço bovino e é considerada uma iguaria nos assados, assada para bem passada, pode ser servida com Sal Parrilla e limão siciliano, traz uma explosão de sabor.
O timo é uma glândula localizada no pescoço do bovino e tem uma textura que lembra algo gelatinoso, mas com um sabor muito peculiar, diferente de outros miúdos aproveitados na culinária.
A MELHOR ENTRADA PARA O CHURRASCO - MOLLEJA BY @fernandobbq - #cozinhasg
Qual é a função do timo?
Ele tem um papel fundamental no sistema imunológico, sendo responsável por orquestrar a produção, maturação e liberação dos linfócitos T (ou células T), grupo de glóbulos brancos (leucócitos) que comandam as defesas do organismo contra agentes invasores que põe em risco a saúde.
Também conhecido como molleja, o timo de boi é uma glândula parecida com a tireoide dos humanos. Tradicionalmente feito na brasa, é um prato comum na Argentina. “Tem que ser assado bem, no fogo médio, e tem uma textura parecida como uma picanha com gordura, mas um pouco adocicada”, garante o chef Vinicius Aguiar.
O Chinchulin corresponde ao primeiro terço do intestino delgado do boi. Saborosíssimos, os Chinchulines podem ser feitos direto na grelha, mas devem ser marinados antes.
Sim, é saudável comer rabada de boi, mas com moderação. A rabada é um prato rico em colágeno, proteínas e minerais como ferro e zinco, que são importantes para a saúde dos ossos, pele e músculos.
Vitelo, viterlor, terneiro, bezerro, novilho ou anojo são termos utilizados para descrever o boi que se encontra na idade de 1 a 6 meses, impróprio ainda para o abate, mas tem larga utilização na recria, que é a venda desses animais para um outro produtor engordar e abater. Sua carne é chamada vitela.
O timo do boi pode ser extraído de duas regiões da carcaça do bovino. A que fica no pescoço tem coloração rosada e é mais magra. Já a que fica próxima ao coração, é um pouco maior e tem mais gordura.
O vergalho bovino é uma parte versátil do animal, que vira tanto petiscos para pets quanto também um alimento nutritivo para humanos. O pedaço de carne é a prova de que do boi, tudo se aproveita. Para quem não está familiarizado com os termos, vergalho ou vergalhão nada mais é do que o órgão reprodutor do boi.
E é verdade: o mocotó é rico em gordura, proteína e ferro. Feito de patas, tripas e mondongo (que é o bucho do boi), também é conhecido como dobradinha.
Prato típico da culinária nordestina, o sarapatel é feito originalmente com vísceras e sangue do bode, além de várias especiarias regionais com tempero que varia entre os estados da região. Ele pode ser servido com farinha ou farofa, como petisco ou até mesmo prato principal.
😋 No belo português, "MOGERRA " :D. De textura e sabor diferenciados, é um corte proveniente da glândula do timo. Muito consumido no Uruguai e Argentina, servido com limão fica fantástico.
A carne de pato tem um sabor intenso e levemente adocicado, além de uma textura mais firme e suculenta quando comparada a outras carnes de aves, como frango ou peru.
Moleja é um termo culinário para o timo ou o pâncreas especialmente das carnes do vitelo e de cordeiro, e, menos comumente também para a carne bovina e de porco. Várias outras glândulas, utilizadas em refeições, às vezes também são chamadas de molejas.