O que são livros fiscais?

Livros fiscais são registros contábeis que servem para controlar e registrar as atividades financeiras e fiscais de uma empresa.
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Quais são os livros fiscais?

Dentre os livros fiscais estão:
  • Registro de Entradas;
  • Registro de Saídas;
  • Registro de Controle da Produção e do Estoque;
  • Registro de Impressão de Documentos Fiscais;
  • Registro de Inventário;
  • Registro de Apuração de ICMS;
  • Livro de Movimentação de Combustível (LMC) e Controle de ICMS do Ativo Permanente (CIAP).
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Como emitir o livro fiscal?

Como realizar a geração do livro?
  1. Acesse o sistema Fiscal > Aba ICMS e IPI > Livros Fiscais > Livros Fiscais;
  2. Informe a empresa e clique em Avançar;
  3. Informe os números dos Livros e das Páginas em uso pela empresa e clique em Avançar;
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O que substitui os livros fiscais?

“A substituição de livros fiscais pelos documentos fiscais eletrônicos proporciona uma relevante simplificação procedimental para os estabelecimentos, indo ao encontro do que preconiza a Reforma Tributária”, enfatiza a auditora fiscal Larissa Vitta, Supervisora do Simples Nacional.
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Qual a importância dos livros fiscais?

Os livros fiscais desempenham um papel fundamental na documentação das operações financeiras e tributárias de uma empresa, abrangendo a movimentação de compras, vendas, giro de mercadorias, notas fiscais, saldo de caixa e lucro.
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Livros Fiscais | Papo Express | T1E41

Qual a finalidade do livro fiscal?

Livros fiscais são registros contábeis que servem para controlar e registrar as atividades financeiras e fiscais de uma empresa. Eles são a base de informação para apuração dos impostos e cumprimento das obrigações tributárias pela empresa.
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Quais livros fiscais são exigidos por lei?

Os livros contábeis exigidos por lei são o Livro Diário e o Livro Razão. Ambos os registros podem ser realizados de forma digital, através do SPED Contábil do Governo Federal.
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Quanto tempo tem que guardar livros fiscais?

Basicamente, os documentos fiscais devem ser armazenados pelo período de cinco anos, uma vez que a legislação tributária determina que o Fisco possui o aludido período para solicitar a apresentação de tais documentos e, caso a empresa não os possua, pode ser autuada em virtude da não apresentação.
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Como as empresas devem manter seus livros fiscais?

Como os empresários devem manter o livro fiscal em dia?
  • Escolha o mais adequado ao seu regime tributário e atividade econômica.
  • Registre todas as operações contábeis e fiscais, cronologicamente.
  • Guarde os documentos fiscais que comprovem suas operações.
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Quais livros fiscais devem ser autenticados?

R: Poderão ser submetidos à autenticação os termos de abertura e de encerramento de qualquer instrumento de escrituração que o interessado julgue conveniente adotar, segundo a natureza e o volume de seus negócios, inclusive, livros não obrigatórios (art. 2º da IN DREI nº 82, de 2021).
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Como montar um livro fiscal?

O Fisco exige livros fiscais específicos conforme o regime tributário e a atividade exercida pela empresa. Eles seguem um padrão de formatação e devem constar: identificação, numeração do livro, encadernação, termos de abertura e encerramento, assinatura do representante da empresa e assinatura de um contador.
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Para que serve o livro de registro de inventário?

Uma delas é o chamado Livro Registro de Inventário, que possui o objetivo de registrar todas as mercadorias que a empresa possui estocadas na data de realização deste levantamento.
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Como emitir livros fiscais de domínio?

Como emitir o Livro de Inventário?
  1. Acesse o menu Relatórios > Livros > Livros Fiscais;
  2. No quadro Emitir, selecione a opção '[x] Registro de Inventário'; ...
  3. No quadro Data informe o período que será emitido o livro;
  4. Na guia Inventário, selecione a ordem que será emitido o relatório;
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O que ocorre se o estabelecimento não entregar a EFD?

18. O que ocorre se o estabelecimento não entregar a EFD? A não entrega dos arquivos da EFD equivalem à falta de escrituração fiscal, portanto sujeita o contribuinte às penalidades previstas na legislação.
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Quais os livros fiscais exigidos pelo Simples Nacional?

O CGSN [8], ao regulamentar a matéria, elenca uma série de livros obrigatórios à ME ou EPP optante pelo Simples Nacional — Livro-Caixa, Registro de Inventário, Registro de Entradas, Registro dos Serviços Prestados, Registro de Serviços Tomados, dentre outros — e estabelece que a escrituração contábil, em especial do ...
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Quais são os tipos de documentos fiscais?

Quais são os principais tipos de documentos fiscais?
  1. Nota fiscal eletrônica (NF-e) ...
  2. Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) ...
  3. Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e) ...
  4. Nota fiscal de entrada. ...
  5. Nota fiscal de saída. ...
  6. Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) ...
  7. Manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e)
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O que é livro fiscal?

Eles são documentos que reúnem todos os registros fiscais de entrada e saída da empresa. Neles são classificadas as informações por tributos, apontando o período de apuração e tipo de recolhimento.
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Quais notas fiscais devo guardar?

Em relação a outros documentos fiscais, os prazos são os seguintes:
  • IRPJ: 10 anos de armazenamento;
  • Damef: 5 anos de arquivamento;
  • IPI/IPVA/ISSQN/ITR/IPTU/ITBI: 5 anos de prazo;
  • Lalur: 10 anos de armazenamento;
  • Declarações (DCTF, DIPJ, DIRF, Declaração de Ajuste Anual): 5 anos de período;
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Quais são os livros obrigatórios de uma empresa?

De acordo com o item 10, alínea (b), da ITG 2000 e o item 11 do CTG 2001, os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, quando exigível por legislação específica, devem ser autenticados no registro público ou entidade competente.
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Quais são os livros fiscais exigidos por leis?

A partir daqui, passaremos a tratar de cada tipo de livro fiscal, separadamente.
  • Livro e Registro de Entrada.
  • Livro de Registro de Saída.
  • Registro De Controle E Produção De Estoque.
  • Registro de Impressão de Documentos Fiscais.
  • Registro de Inventário.
  • Registro de Apuração do ICMS.
  • Registro de Veículos.
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Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

Dependendo da situação, recomenda-se armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico. Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recomendável é guardar por 30 anos.
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Posso jogar a nota fiscal fora?

“As notas fiscais e termos de garantia de televisores, celulares e notebooks, por exemplo, devem ser guardados durante a vida útil do produto.
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Qual o prazo para guardar livros fiscais?

Quanto ao crédito do Imposto (ICMS/IPI), ela terá sua prescrição em 01/06/2022. Afinal, os livros fiscais de toda empresa — independentemente do seu porte ou segmento — devem ser conservados durante 5 anos, contados a partir do fato gerador, seja para ICMS, IPI ou ISS.
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O que acontece quando a empresa não tem o balanço contábil e seus livros?

A demonstração contábil elaborada sem o suporte da Contabilidade formal é demonstração falsa e criminosa, tanto sob o aspecto do profissional como do empresário, passível de punição pelo Conselho Regional de Contabilidade e pela Justiça.
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É obrigatório ter um livro caixa?

De acordo com a legislação 9.317/96, somente as empresas optantes pelo Simples Nacional são obrigadas a fazer o registro do livro de caixa com todas as observações feitas pela lei. Existe uma diferença quanto à obrigatoriedade no que diz respeito a outros documentos de registro, como os livros diários, por exemplo.
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