Fontes históricas são documentos ou vestígios materiais ou imateriais produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo e indispensáveis para o historiador estudar o passado. As fontes históricas são registros do passado e utilizadas pelos historiadores para compreendê-lo.
Fontes escritas: incluem documentos, manuscritos, cartas, livros, jornais, leis, entre outros. Exemplo: a Constituição brasileira de 1988. 2. Fontes orais: envolvem entrevistas, depoimentos, histórias contadas por pessoas que viveram em determinada época.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história.
As fontes históricas são classificadas em dois tipos: as fontes primárias, que são aquelas produzidas no período estudado, e as fontes secundárias, que são produzidas depois do período estudado.
Uma fonte tipográfica (também chamada tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).
Uma fonte de texto, também conhecida como tipo de letra, é um conjunto de caracteres alfanuméricos com um estilo visual específico. Ela define a aparência dos caracteres em um texto, incluindo o formato, o tamanho, o peso, a inclinação e outros atributos.
As fontes pré-históricas são vestígios deixados antes do homem passar a registrar eventos de forma escrita e cronológica, como por exemplo vestígio de utensílios, fósseis, pinturas rupestres e restos de DNA presente nas ossadas encontradas.
Fontes históricas são todos os vestígios deixados pelos antepassados, são elas que são objeto da História e sem elas não poderíamos entender tudo que aconteceu no passado. Elas podem ser fontes materiais e imateriais. Materiais: Cartas, mapas, documentos, diários, etc.
A palavra está, por exemplo, relacionada com a água: uma fonte é o manancial que brota da terra (do solo) e a própria construção provida de pelo menos uma bica ou torneira por onde corre água, como há em muitas praças, em jardins municipais ou em casa de algumas pessoas.
As fontes históricas são elementos que pesquisadores e universitários utilizam para estudar a História. Ou seja: para investigar a origem, os eventos e a cultura de pessoas. Então, de forma geral, são todos os itens materiais e imateriais que pessoas produziram e deixaram como vestígios de tempos passados.
utilizar fonte Times New Roman, para texto corrido, corpo 11 pt e entrelinha simples, espaça- mento de 6 pt ou 0,21 cm após cada parágrafo; utilizar fonte Arial para texto não corrido – como tabelas, títulos e outras linhas de texto –, corpo 10 pt, sem negrito.
Fonte sonora é qualquer corpo capaz de fazer oscilar o ar com ondas de frequência e amplitude detectáveis pelos nossos ouvidos. É o elemento responsável pela emissão do som. A fonte sonora gera uma energia sonora que diminui ao longo da distância entre a fonte e o receptor, propagando-se até atingir um obstáculo.
As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.
O documento histórico é considerado matéria-prima?
Para o historiador os documentos ou fontes são a matéria-prima de seu ofício. O historiador, ao se debruçar sobre uma fonte, já possui conhecimento histórico sobre o período ao qual o documento pertence, ou se refere, bem como domina conceitos, teorias e métodos para a análise do mesmo.