Apoios, ou vínculos estruturais, são elementos que limitam a mobilidade da estrutura e são classificados de acordo com os graus de liberdade, ou seja, o número de reações que possui. As estruturas apoiadas podem ser hipoestáticos, isostáticos e hiperestáticos.
A diferença básica entre elas é que no apoio simples são transferidos apenas esforços verticais para o apoio enquanto o engastado transfere também os esforços de torção.
O apoio de segundo gênero tem a capacidade de reagir a dois tipos de esforços, vertical e horizon- tal. O apoio de terceiro gênero tem a capacidade de reagir não só aos esforços horizontais ou ver- ticais como também aos esforços de momentos nos elementos.
Os apoios de primeiro gênero (apoio simples) impedem o deslocamento em um sentindo, mas permite a translação no eixo oposto. II. Os apoios de segundo gênero (rótula) permitem a translação em dois eixos, mas impede o movimento de rotação em um eixo.
Quando trabalhamos com pilares onde o topo é rotulado, a viga é apoiada. Ou seja, a viga deve ser calculada para responder pela carga sozinha, e nas bordas, transferir a carga para os pilares (com os devidos coeficiente de segurança e excentricidade).
O apoio do terceiro gênero também é conhecido como engaste e tem a função de absorver os momentos da peça apoiada nele. Na prática, não existe engaste nem apoio perfeito, apenas situações que tentem mais para um dos dois lados.
O apoio social refere-se à dimensão funcional ou qualitativa da rede social. A rede social pode ou não oferecer apoio de diferentes tipos e em graus diversos. Os efeitos benéficos da rede pessoal de apoio dependem da possibilidade de suprir os auxílios esperados pelo indivíduo.
Sistemas de apoio à decisão (em inglês, Decision Support Systems) é uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.
Apoio fixo: Impede movimentos horizontais e verticais, mantendo a estrutura estável. Engastamento fixo: Restringe completamente os movimentos horizontais, verticais e a rotação, fixando a estrutura de forma rígida.
Quais os Tipos de Elementos de Apoio? Existem diferentes tipos de elementos de apoio, mas a lista que compõe essa categoria não é necessariamente grande. É possível elencá-los em 4 principais categorias: Buchas, Guias, Mancais e Rolamentos.
Apoios, ou vínculos estruturais, são elementos que limitam a mobilidade da estrutura e são classificados de acordo com os graus de liberdade, ou seja, o número de reações que possui. As estruturas apoiadas podem ser hipoestáticos, isostáticos e hiperestáticos.
1 Dar apoio a; aprovar, corroborar, respaldar: Apoiar um projeto. 2 Encostar(-se) com força, para ficar firme; firmar(-se), segurar(-se), sustentar(-se): O moleque apoiou a escada no muro para pegar a pipa.
Apoio familiar é o suporte emocional, financeiro e prático fornecido por membros da família a um indivíduo ou grupo de pessoas em momentos de necessidade.
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Este ato envolve oferecer suporte emocional, psicológico ou prático a alguém que está passando por dificuldades ou desafios. O apoio pode manifestar-se de diversas formas, como escuta ativa, empatia, encorajamento e até mesmo ajuda material.
Os termos terceiro género ou terceiro sexo descrevem indivíduos que não são considerados do género masculino ou feminino, em uma categoria social presente naquelas sociedades que reconhecem três ou mais géneros.
Os apoios estruturais são componentes fundamentais em qualquer construção civil, desempenhando um papel crucial na distribuição de cargas e na absorção de impactos e movimentos naturais das estruturas.
O Apoio de Flexão aumenta a amplitude do movimento, potencializando os resultados. Proporciona também o trabalho muscular da região peitoral, lombar, abdominal e dorsal ajudando a desenvolver o equilíbrio e a coordenação.
Já o apoio fixo é simbolizado pelo triângulo sem rodas embaixo e representa um vínculo que une os elementos estruturais, reagindo aos movimentos nos dois sentidos. Isso ocorre também com estruturas pré-fabricadas de concreto, porém, com uma junta específica.
Ao aplicar uma rótula na vinculação viga-pilar, considera-se, em linhas gerais, que não haverá transferência de momentos fletores entre a viga e o pilar. Isto faz com que a ligação fique flexibilizada e garante que não haja continuidade de rotação entre os dois elementos.