💡 Em resumo, Rei Salomão não é apenas um personagem histórico para os maçons; ele é uma inspiração contínua, um lembrete da importância da sabedoria, do trabalho árduo e da liderança moral. Ele reforça nossa missão de construir, tanto literal quanto figurativamente, um mundo melhor e mais justo.
Nos ritos maçônicos de origem francesa, como o REAA, costuma-se chamar a cadeira do Venerável Mestre de “Trono de Salomão”. Essa denominação tem caráter simbólico e significa que o VM, deve exercer, na condução da Loja, sabedoria, bondade, justiça e boa administração, assim como fez aquele Rei de Israel.
O G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo, é o “deus genérico” da Maçonaria, a organização secreta mais antiga do mundo e cuja influência oculta está presente em quase todas as esferas da sociedade contemporânea.
O Simbolismo de Salomão: Além de sua história factual, Salomão é frequentemente visto como um símbolo de sabedoria e poder. Suas proezas são muitas vezes interpretadas como metáforas para a busca do conhecimento e da compreensão espiritual.
Como sociedade filosófica e filantrópica, a maçonaria foi fundada em 24 de junho de 1717, na Inglaterra. Foi ideia de dois pastores protestantes, James Anderson e J. T. Desaguliers, alinhados com os princípios do livre pensamento que nortearam o movimento conhecido como iluminismo.
URGENTE ⚠️ A Profecia de Nostradamus: O Segredo do 'M' na Mão e o Cansaço Extremo Em 2025!
O maçônico acredita em Deus?
A maçonaria em sua vertente tradicional exige daqueles que buscam iniciar em seus augustos mistérios a crença em Deus1, independente de filiação religiosa, respeitando a liberdade de pensamento e a expressão de fé de cada indivíduo.
Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
Jahbulon, Jabulon ou Jah é uma palavra que foi utilizada para representar o nome inefável de Deus, em algumas sociedades como a Maçonaria e a Ordo Templi Orientis. A palavra "Jahbulon" também é representada em outras formações como Yahbulon ou Jao-Bul-On ou Jah-Buh-Lun ou Jah-Bul-Lun ou Jah-Bel-On.
- Não, a Maçonaria não é uma pirâmide e nem paga qualquer quantia a seus membros, ao contrário, todas as depesas que se têm para a manutenção do local das reuniões e custos com filantropias e doações são custeados por seus membros.
– A Maçonaria entende que virtude é a força de fazer o bem em seu mais amplo sentido; é o cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família sem interesse pessoal. Em resumo: a virtude não retrocede nem ante o sacrifício e nem mesmo ante a morte, quando se trata do cumprimento do dever.
Ou seja, no sentido literal, o termo refere-se ao "Grande Arquiteto do Universo", o Deus na maçonaria. Por ser uma divindade que rege o universo, Gadu é chamado ainda pelos maçons de Sadu (Supremo Arquiteto do Universo) —assim representado para não ferir as religiões dos irmãos.
O grau 33º é realizado no Supremo Conselho e compreende que a razão e a verdade estão em harmonia com a sabedoria do Eterno e as aspirações da alma, tendo como auxílio a consciência e a inteligência que o leva ao axioma do maçom: ”Justo e Perfeito”.
Qual foi o pecado de Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, como assinalado pelo primeiro livro de Reis, Salomão se casou com muitas mulheres estrangeiras além da princesa egípcia. Ele também desposou jovens de diversas nações politeístas --ou seja, que adoram mais de um deus.
A Chave Menor de Salomão descreve Valak como o 62º demônio. Com o título de presidente, ele é o comandante de trinta legiões infernais, possuindo o poder de oferecer “respostas verdadeiras de tesouros escondidos” e magicamente localizar serpentes, com quem possui uma estranha conexão.
O Antigo Testamento da Bíblia e o Alcorão descrevem Salomão como rei de Israel, profeta, sábio, autor de provérbios e canções, conhecedor dos segredos de plantas e animais, saber falar com certos animais, ter o controle sobre os ventos, mas não o citam como mágico.
Aos 18 anos, ele foi convocado pelo Exército e passou a servir na Escola de Paraquedistas, onde chegou a realizar alguns saltos. Como a carreira de camelô era incompatível com a de militar, ele voltou a trabalhar como locutor em uma rádio de Niterói nos dias de folga, para ter uma renda extra.
Um dos mais importantes símbolos da maçonaria é o triângulo que carrega um olho em seu centro. Ele faz referência ao Grande Arquiteto do Universo, aquele ser de natureza onisciente que tudo vê e tudo julga.
Michel Temer. O atual vice-presidente da República é, talvez, o maçom mais conhecido no Brasil. Apesar de raramente falar publicamente sobre o tema, é ativo na ordem.