Assim, justo é aquele que age com equidade, seriedade, respeito, honradez, honestidade e integridade; ao contrário, o injusto é o que procede com arbitrariedade, desigualdade, desrespeito, ilegalidade e iniquidade.
O homem justo é um homem virtuoso, tal como, por exemplo, o homem corajoso, e a justiça de suas ações receberá tal qualificação pelo hábito. Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.
Ser justo é ir além da regra fixa e agir com sabedoria, considerando as circunstâncias únicas. 🌟 A justiça, para Aristóteles, é sobre equilíbrio, empatia e ética em ação. Suas ideias são tão relevantes hoje quanto eram há séculos. Quer aprender mais sobre como a justiça pode moldar nossas decisões no dia a dia?
Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros.
Augustus Nicodemus - O que é ser Justo diante de Deus?
O que Jesus diz sobre ser justo?
O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.
É preciso respeitar as leis, cumprir deveres, garantir direitos, mas nunca sacrificando a justiça. A máxima aristotélica pode certamente nos ajudar na compreensão e no agir: “não é justiça que faz os justos, são os justos que fazem a justiça”.
O homem justo é aquele que, como Abraão, acolhe na fé o plano de Deus e com Ele colabora. José é “justo” porque adere ao misterioso desígnio de Deus, é justo porque se “ajusta” ao modo de agir de Deus, arrisca com Deus, embora os contornos do Seu Plano permaneçam obscuros e, em certos aspectos, incompreensíveis.
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo. É muito importante ter amigos nessa caminhada e cada demonstração de amizade tem um valor imensurável pra mim.
Na prática, ser justo significa atender às exigências que Deus faz. Neste sentido, não há nenhuma pessoa completamente justa além do Senhor Jesus, o “Santo e Justo”. Como ser humano na terra, só o Senhor correspondeu a todos os direitos de Deus; Ele demonstrou justiça prática imaculada (Atos 3:14).
A forma como uma pessoa justa toma as suas decisões é mais respeitada, uma vez que busca sempre levar em conta os dois lados da questão, e fazer isso de maneira honesta e imparcial.
Ele subidivide o gênero justiça em três espécies: justiça geral, justiça distributiva e justiça corretiva. Tomás de Aquino assume a teoria da justiça de Aristóteles e a desenvolve em três espécies: justiça legal, distributiva e comutativa.
Nos Salmos encontramos uma pérola que diz assim: As pessoas justas são como árvores que crescem na beira de um riacho (estão sempre úmidas - alimentadas) elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham (Salmo 1.3). É isso mesmo, quem é justo não desiste, não murcha, não volta para trás.
Pois as Escrituras dizem: “Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo”. O salário daquele que trabalha não é um presente, mas um direito. Contudo, ninguém é considerado justo com base em seu trabalho, mas sim por meio de sua fé em Deus, que declara justos os pecadores.
somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção. Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados.
Ser bom é não fazer o errado, é não fazer mal, é ter atitudes boas, é ser querido por todos, não fazer criticas, com medo de magoar alguém. Ser justo é mais exigente que ser bom. Requer de si mesmo, munir-se de todas as justificações que são sustentadas pela razão e não pelos sentimentos.
De acordo com as Escrituras, ser justo significa agir de acordo com os princípios de Deus, seguindo Seus mandamentos e vivendo de forma íntegra e reta. Isso envolve tratar as pessoas com amor e compaixão, praticar a verdade e a honestidade em todas as áreas da vida e buscar sempre fazer o bem aos outros.
Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.
Resumos. «Justiça» é uma ideia central da Bíblia hebraica. O vocabulário diversificado que a exprime não tem correspondência adequada nas línguas ocidentais. Dizia-se com substantivos que se referem à ordem criada, ordenadora das justas relações entre os homens, e ao comportamento justo e recto, conforme a essa ordem.
Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo. Ele declara justas todas as pessoas que creem em Cristo, porque Deus não faz distinção entre quem é judeu e quem não é judeu, pois todas as pessoas pecaram e portanto estão afastadas da glória de Deus.
A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.