A justificação pela fé é o meio pelo qual Deus nos declara justos. A palavra “justificação” significa “ser declarado justo”. É um termo jurídico, que se refere ao veredicto de um juiz. Quando Deus nos justifica, ele nos declara inocentes diante da sua lei, mesmo sendo nós culpados.
Segundo a doutrina católica, a justificação "é a obra mais excelente do amor de Deus. É a acção misericordiosa e gratuita de Deus, que perdoa os nossos pecados e nos torna justos e santos em todo o nosso ser.
O que significa dizer que somos justificados pela fé?
A justificação pela fé é outra forma de dizer que não somos justificados pelas nossas obras. A justificação pela fé é o oposto da justificação pelas nossas obras de obediência à lei. Como diz Paulo em Romanos, “sustentamos que alguém é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” ( Romanos 3:28 ).
Justificado quer dizer declarado justo. Quando a palavra nos fala que somos justificados, isto significa que Deus nos declara justos. Deus já não nos vê como pecadores. Isto é a justificação dos nossos pecados.
A justificação é um ato soberano de Deus, pelo qual Ele, por causa da nossa fé evangélica depositada em Jesus Cristo nos declara justos no sentido bíblico; isto é, como se nunca tivéssemos pecado; isentos de qualquer culpa diante de Deus.
Se alguém quiser ser justificado deve vir a Cristo como está, com todos os seus pecados, não lhe escondendo cousa alguma, porque é isto o que nos recomenda a Ele para sermos socorridos, a exposição sincera do nosso estado de miséria e o reconhecimento da nossa culpa, em razão do pecado.
Como, agora, fomos justificados pelo seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Pois se, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele por meio da morte do seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos pela sua vida!
A justificação é a declaração legal na qual Deus julga aquele que contempla Cristo pela fé como sendo justo aos seus olhos. Devemos ser justificados pela fé somente porque, como consequência de o pecado estar permanentemente presente, somos incapazes de prestar a Deus a obediência que ele requer.
O que significa ser justificado pelo sangue de Jesus?
Pelo Seu Sangue somos justificados. Ou seja, alguém que era injusto, pecador, é justificado, defendido pelo Sangue de Jesus. Nós somos resgatados pelo Sangue precioso de Jesus Cristo. O cordeiro imolado e sem defeito algum.
1 Que se justificou; que tem ou teve justificação. 2 Que foi fundamentado com argumentos e razões válidas; desculpado, legitimado. 3 Que foi inocentado ou isento de responsabilidade. 4 Jur Que foi provado em juízo.
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
Na verdade sei que assim é; porque como se justificaria o homem para com Deus? Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, pelo nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes. Assim, nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Por que precisamos ser justificado diante de Deus?
Quando cremos em Jesus Cristo, somos justificados diante de Deus. Isso significa que somos reconciliados com ele, temos paz com ele, somos adotados como seus filhos e temos acesso à sua presença.
Paulo começa discorrendo que Abraão fora justificado pela fé na promessa do herdeiro e não pelas suas próprias obras. Pois, se a justiça de Abraão foi mediante seu trabalho, então há espaço para vanglória e a graça é anulada (4.4-5).
A justificação é tão simples quanto o ABC. A justificação é um ato de Deus. Ela não descreve o modo como Deus regenera e muda interiormente uma pessoa. É, antes, uma declaração legal na qual Deus perdoa o pecador de todos os seus pecados, aceita e considera o pecador como justo diante de si mesmo.
Tal segurança não está fundamentada nas forças do homem, mas na ação divina; por isso, na fé está presente a salvação verdadeira. Assim, a justificação pela fé significa uma renovação interior do homem, que é anterior aos “frutos” que são produzidos em uma vida pelo acolhimento da palavra de Deus (Ladaria, 1997, p.
A justificação significa realmente a reintegração do homem, na sua verdadeira relação com Deus. É, então, considerado como justo, aceito perante Deus como reto com respeito à lei divina, sendo, portanto, restaurada a sua primitiva posição.
A justificação é um ato gracioso de Deus, pelo qual Ele nos declara justos com base na obra redentora de Jesus Cristo. Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus não olha mais para nossos pecados e falhas, mas para a obediência perfeita e o sacrifício de Cristo em nosso lugar.
1 Que se justificou; que tem ou teve justificação. 2 Que foi fundamentado com argumentos e razões válidas; desculpado, legitimado. 3 Que foi inocentado ou isento de responsabilidade. 4 Jur Que foi provado em juízo.
Justificação é o termo jurídico significando que Deus declara justo todos aqueles que creem em Jesus, ou enuncia um veredito favorável em favor do culpado. “Se vocês se entregarem a Ele e O aceitarem como seu Salvador, serão então, por pecaminosa que tenha sido sua vida, considerados justos por Sua causa.