Palavra grega significando propriamente bastão curto, que é uma insígnia de reis, de governadores e doutras pessoas de autoridade (Gn 49.10 – Nm 24.17 – is 14.5). o cetro serve, também, de vara de correção e para mostrar a suprema autoridade que castiga ou humilha (Sl 2.9 – Pv 22.15 – etc.). o cajado do pastor era, ...
Na Bíblia, o cetro equivale ao poder real, como mostra o livro de Ester. Por isso, em várias imagens da Igreja Católica, Maria, a Rainha do céu e da terra, aparece segurando um cetro na mão.
Cetro ou ceptro (esta última forma usada no português europeu antes do acordo ortográfico) é um bastão usado por autoridades reais, geralmente empunhado pelo monarca na mão direita e uma das insígnias do poder soberano. Simbolicamente, é considerado o portador das forças divinas além de um atributo dos deuses.
O que significa o rei estender o cetro para alguém?
Quando o rei estende o seu cetro é porque é o tempo de pedir. O cetro de Deus está estendido para nós nestes dias. Não tenha em mente interesses e ambições pessoais, peça segundo o propósito de Deus.
É a manifestação do Seu governo, do Seu poder e da Sua autoridade sobre nós! Quando Ele nos cobre com a Sua justiça, o impossível se torna possível, as cadeias se quebram, e o Seu favor nos envolve como um escudo!
2 tocou a ponta. Estender o cetro indicava favor real e aceitação; tocar o cetro significava o reconhecimento do favor assim exibido. Ao entrar no pátio interior, Ester já havia violado a lei (Et 4:11; cf. Et 6:4).
Nos tempos bíblicos, sua madeira era usada para construir palácios, templos e embarcações. O cedro do Líbano possui beleza, perfume e força, sua madeira é perfumada e era utilizada para mumificar os mortos, não depende da chuva, pois suas raízes profundas buscam água diretamente dos lençóis freáticos.
Ao ver o cetro de ouro estendido em sua direção, Ester compreendeu a razão de sua coroa. Tocar naquele cetro foi como tocar no milagre. E diante de um rei disposto a lhe atender qualquer que fosse o seu pedido, percebeu que independente do favor de um simples mortal, ela havia sido favorecida por Deus.
Cetros são bastões, geralmente empregados por reis ou imperadores. É um atributo dos governantes que é usado há milhares de anos, de acordo com as descobertas da arqueologia. Um cetro geralmente consiste em um bastão ou uma vara com várias ornamentações, que na extremidade superior apresenta uma figura simbólica.
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade?
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as mãos à iniquidade. Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração.
O salmista afirma que assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor, em volta do seu povo. E em vez de pensar em proteção, pensei em presença. Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.
Almejar o cetro de justiça é ver a mão de Deus tocar a Terra sarando de toda corrupção, mentira, injustiça, violência, perturbação e tristeza, logo trazendo a verdade, alegria, justiça plena, alegria eterna e recompensa enviada por Deus.
—, Dom Bosco foi o maior responsável por difundir a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora. Foi justamente ele quem encomendou, ao pintor Tommaso Lorenzone, em 1866, a primeira representação da Mãe segurando o cetro.
Nem a rainha teria acesso irrestrito ao rei. Entrar na presença dele sem convite levaria à pena de morte, a não ser em caso do rei estender seu cetro para receber a pessoa. Para Ester entrar na presença do rei nessa circunstância significava, literalmente, colocar sua vida em risco.
Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
Até onde li, uns dizem que Ester teve três filhos, outros dizem que foi mãe de uma menina, outros dizem que ela viveu 100 anos, mas é sempre um assunto vindo de várias fontes diferentes. Quando há muitas especulações sobre um assunto fica difícil saber quem está falando a verdade.
Ester mantinha oculta sua identidade como judia, ocupando-se toda semana. Preocupada para que suas criadas não notassem que no Shabat ela não realizava nenhum trabalho, e dai descobrissem que ela era judia, ela indicou uma criada para cada dia da semana.
Crescimento, adaptação e estabilidade são características marcantes da palmeira. Assim é com o cristão justo: “Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus”. (Rom. 8:28).
Fruto: cápsula piriforme deiscente, septífraga, abrindo-se até mais da metade por cinco valvas longitudinais, lenhosas, espessas, rugosas, marrom-escuras, com lenticelas claras, com 3 a 10 cm de comprimento e 3 a 3,5 cm de largura, pesando cerca de 13 g, com aproximadamente 30 a 100 sementes viáveis por fruto.