“Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles. Porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam a malícia.” Invejar os malignos e andar com eles é uma séria ameaça à vida.
Há segurança na multidão de conselheiros — Não te indignes por causa dos malfeitores — Não é bom ser parcial no julgamento. 1 Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles, 2 Porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam o mal.
24 O que disser ao ímpio: Justo és, os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão. 25 Mas para os que o repreenderem haverá delícias, e sobre eles virá a bênção do bem. 26 Beijados serão os lábios do que responde com palavras retas. 27 Prepara de fora a tua obra, e prepara-a no campo, e então edifica a tua casa.
Meu filho, tema a Deus, o SENHOR, e respeite as autoridades. Não se envolva com as pessoas que se revoltam contra eles, pois num instante elas podem se arruinar.
Provérbios 24:12 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Não fuja da responsabilidade, dizendo: “Não sabia o que estava acontecendo!” Deus conhece os seus pensamentos; ele sabe muito bem o que se passa no seu coração e dará a cada um a recompensa merecida pelos seus atos.
Provérbios 24 Estudo: SABEDORIA, CONHECIMENTO E PROVISÃO (Bíblia Explicada)
Qual é a explicação de Provérbios 24:11?
Aqueles necessitados de ajuda são descritos como sendo “destinados à morte” e prontos para serem “levados para a matança”. Você não está obrigado a se envolver em cada pequena controvérsia, mas o risco de morte exige o seu envolvimento. A presunção aqui é a morte injusta.
Provérbios 24 é o último capítulo de Provérbios que Salomão escreveu (os capítulos restantes foram escritos pelos homens de Ezequias). Nesse capítulo, Salomão confronta duas questões. Primeiro, ele lida com os problemas da inveja e o desejo de um homem de ser aceito pelos outros homens.
Qual o verdadeiro significado de Provérbios capítulo 24 versículo 16?
Provérbios 24:16 é um versículo profundo que fala sobre a resiliência e a fortaleza moral dos justos, bem como a queda final dos ímpios. O versículo diz: "Pois ainda que o justo caia sete vezes, ele se levantará novamente, mas os ímpios tropeçam quando a calamidade chega" (Provérbios 24:16, NVI).
A vontade de Deus é soberana, e ninguém pode frustrar os seus desígnios. O mesmo Deus que dá um leito a cada rio também inclina o coração do Rei segundo o seu querer. “Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício. Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado.”
Segundo, Ele nos pede que descansemos dos afazeres diários. Isso significa que não devemos fazer nenhum trabalho que nos impeça de dedicar total atenção às coisas espirituais.
Provérbios 24:23-25 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Quem diz ao perverso: “Você está livre porque é inocente!” será amaldiçoado e desprezado por muitos povos. Mas o juiz honesto, que condena o perverso conforme a justiça, será amado pelo povo e abençoado por Deus.
Qual é a ênfase de Provérbios 24 sobre as prioridades na vida do homem?
Provérbios 24 se destaca por sua ênfase na importância da sabedoria, nos perigos da insensatez e nas virtudes da diligência e da retidão. Para apreciar plenamente seu significado, é essencial mergulhar em seus versículos e explorar os temas e lições que ele transmite.
Os maus às vezes conseguem sucesso temporariamente; o justo ganhará no fim. Um homem piedoso aplica este provérbio temendo a Deus em primeiro lugar, pois este é o mais alto grau de sabedoria.
Se você está desapontado com as coisas da vida, busque a sabedoria. Se você duvida se a busca da sabedoria vale à pena, você está enganado. Quando você adquire a sabedoria, você tem um tesouro que alegrará e recompensará a sua alma. Nada pode impedir que o seu grande benefício chegue a você.
Provérbios 24:3-4 Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis.
Você não pode enganar a Deus, que sonda o seu coração e guarda a sua alma. Ele conhece os seus pensamentos, e Ele o recompensará de forma correspondente. Apesar das suas desculpas poderem justificar você diante dos outros, o grande Deus não é tão facilmente movido.
Deus ordenou esses cargos e escolheu os homens que os ocupam, e assim Ele associa a sua reverência para com eles com a sua reverência para com Ele! Aqui temos a sabedoria básica para a glória de Deus e a paz das nações. Ele determina que você evite aqueles com retórica, idéias ou planos revolucionários.
Também a dimensão da Sabedoria política enquanto “discernimento para a vida do bem comum” (jamais o discernimento para a morte do bem comum). O rei Salomão é considerado o “grande rei sábio”: pediu a Sabedoria e reinou com a Sabedoria.
“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”. Segundo o dicionário online e outros, a palavra fraco significa: sem vigor; sem força: sentir-se fraco. Uma palavra pequena, mas com um significado tão forte. Ninguém gosta de estar fraco, ou ouvir alguém dizer: “Você é um fraco”!
Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria. Em I Reis, sacrificou a Deus, e a deidade mais tarde lhe apareceu num sonho, perguntando-lhe o queria dele. Salomão pediu sabedoria.