Conclusão. Provérbios 12 oferece uma riqueza de sabedoria aplicável a vários aspectos da vida. Ele nos ensina o valor da disciplina, o poder da fala verdadeira, as consequências da maldade e as recompensas da justiça. Ele enfatiza a importância do trabalho duro, a significância do caráter e o impacto de nossas escolhas ...
1 O que ama a correção ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. 2 O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de perversas imaginações ele condenará.
“O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Muitos remetem a disciplina a castigo, mas um na verdade a disciplina é um ato responsável de amor. O ser humano aprende pelos preceitos, pelos exemplos e pelos erros.
Pensamento: Essa é a promessa do Senhor !!! Ruína virá sobre àqueles que destroem a vida dos outros. Mas a casa do justo permanecerá para sempre. Na volta de Jesus, todo joelho se dobrará perante o Senhor, e Ele julgará todas as pessoas com justiça e nada ficará em oculto.
Qual é o significado de Provérbios 12:1 na religião? Resposta: Provérbios 12:1 ensina a importância de buscar conhecimento e correção, mostrando que aqueles que gostam de disciplina são amados por Deus.
Provérbios 12 oferece uma riqueza de sabedoria aplicável a vários aspectos da vida. Ele nos ensina o valor da disciplina, o poder da fala verdadeira, as consequências da maldade e as recompensas da justiça. Ele enfatiza a importância do trabalho duro, a significância do caráter e o impacto de nossas escolhas.
“No capítulo 12 começa nova sequência profética que continua até o fim do livro do Apocalipse. Estes capítulos no mostram que a Igreja de Deus está continuamente em conflito com o mal durante a grande controvérsia entre Cristo e Satanás. Nosso Senhor também retrata a impressionante vitória da Igreja.
Preocupar-se com o que os outros pensam é o orgulho da vida. Vivendo piedosamente e confortavelmente com a sua família é sabedoria e sucesso (Ec 9:8-10; ITm 6:6). Temos aqui dois homens. O primeiro é desprezado pelo mundo, porque ele não se exibe espalhafatosamente da forma como o mundo valoriza.
Na Bíblia no Evangelho de João a mulher adúltera é perdoada; bem sabemos que o homem adúltero não precisava de ser perdoado, salvo se tivesse cometido adultério com mulheres da alta sociedade… Daí que, neste tempo de luzes, seja ir às trevas do retrocesso para tornar este mundo mais injusto e cruel.
Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.
Uma grande mulher honra o seu marido pelo prazer e pela admiração que ela traz para ele, e ela coroa a autoridade dele através da sua submissão e pelo que ela exige dos seus filhos. A coroa é uma bela peça de jóias e a mulher virtuosa é assim, também, para com o seu marido!
Ser louvado por homens de bem é muito bom, e deve ser procurado (Pv 3:3-4; 22:1; 27:2). Uma forma certa para obter o louvor de homens bons é a sabedoria – o poder de julgar com retidão e ação. Mas a pessoa perversa, que pensa, fala e age erroneamente, será desprezada.
O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o Temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria".
Qual é o significado de Provérbios 12 na Versão NTLH?
Quem tem compreensão recebe elogios, mas quem tem coração perverso é desprezado. É melhor ser uma pessoa comum e trabalhar para viver do que bancar o rico e passar fome. Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel.
Segundo lugar 👉🏻“Deuteronómio 22:6,7 diz, cuida dos teus animais, se você fizer isso, Deus vai abençoar sua vida e prolongar seus dias. Entenda que Deus te deu os animais para você cuidar, zelar e alimentar e Deus promete te abençoar e te dar uma vida longa, você e sua família.
“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.
O ensinamento de Jesus no episódio da mulher adúltera nos fala, portanto, sobre a autoridade moral para julgar os outros, a indulgência que devemos ter para com eles porque precisamos dela para nós mesmos, além do valor do perdão e do arrependimento sinceros.
A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3: “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.” Deus oferece salvação, perdão e aceitação às prostitutas.
Ciente dessa responsabilidade com a criação, o escritor dos Provérbios afirma que “o justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel” (Pv 12.10). Quem pratica crueldade com animais é ímpio e não cumpre a ordem de Deus de administrar bem a criação.
A palavra angústia vem do latim "angere" que significa apertar, afogar e estreitar, dai "angustus" que significa estreito, apertado e de curta duração. Sentir-se afogado, sem ar, apertado, sem saída é muito ruim, contudo a palavra aponta uma saída: a angústia dura pouco. Seja paciente!
A mensagem central deste versículo é clara: devemos focar no que é real, no trabalho árduo e na dedicação, e não nos deixar seduzir por ilusões e fantasias. Ao fazer isso, não só garantiremos nossa “fartura de alimento”, como também cultivaremos o juízo e a sabedoria em nosso caminho.
1Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido. 2O Senhor Deus abençoa os bons, mas condena os que planejam o mal. 3Quem pratica a maldade não tem segurança, mas quem é honesto não será abalado.
É um processo de transformação, de dar um novo sentido à vida, de ter uma nova visão do mundo, agora a partir de um novo paradigma, o do reino de Jesus Cristo, propiciando a possibilidade de experimentar a vontade de Deus na existência humana. Todas as pessoas são desafiadas a provar esse processo de renovação.
A vontade de Deus é trazer salvação. Deus nos ama e quer o melhor para nós. Sua vontade é boa e perfeita. Pela vontade de Deus, Jesus morreu e ressuscitou para dar vida eterna a todo aquele que crer.