Muitos acreditam que para ser salvo é preciso fazer sacrifícios, penitências, cumprir rituais religiosos e outras coisas do gênero visando garantir a salvação. A Bíblia nos apresenta dois requisitos para a salvação: Arrependimento e fé.
Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.
Esses três acontecimentos — a Criação, a Queda e a Expiação — são os três pilares principais do plano de Deus, e suas doutrinas estão inter-relacionadas” (“Constância na Mudança”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 35).
A salvação é um dos conceitos espirituais mais importantes no cristianismo, junto com a divindade de Jesus Cristo e a definição do Reino de Deus. Após a queda do gênero humano, através da desobediência a Deus, é o Próprio Deus quem salva os homens. Através da sua Graça (dom, favor não merecido).
Graça/Redenção: Graça Redentora é pagar o preço. ...
Justificação: É um ato de Deus, através da sua graça, em que ele perdoa os pecados do indivíduo e o considera justo, baseado na fé em Jesus Cristo. ...
Fé A Bíblia nos mostra que a salvação é pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. Está fé está expressa em crermos que Jesus Cristo é o filho de Deus, que morreu na cruz em nosso lugar, que ressuscitou, vive e voltará em breve para nos levar para o céu.
A necessidade do Batismo sacramental é uma necessidade de segunda ordem em relação à necessidade absoluta, para a salvação final de cada ser humano, da ação salvífica de Deus por meio de Jesus Cristo.
Para obter a vida eterna, devo amar a Deus e a meu próximo como a mim mesmo. É proveitoso lembrar que a parábola do bom samaritano foi a maneira de Jesus responder às perguntas: “Que farei para herdar a vida eterna?” e “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:25, 29). Ao ler essa parábola, tenha em mente essas perguntas.
O que é santidade? Santidade significa crescer constantemente, se concentrar no caminho evolutivo da vida, e não olhar apenas para o processo de chegada. É trilhar uma trajetória espelhada em Jesus Cristo e, sobretudo, estar com os dois pés na espiritualidade e na caridade.
Ou seja, se o homem deseja ser salvo e recebe a notícia da obrigatoriedade do batismo é dever dele procurar o sacramento. Contudo, essa lei não obriga a Deus. Ele pode usar outros caminhos para incorporar as pessoas a esse corpo de Cristo que é a Igreja Católica.
Quanto à justificação já fomos salvos; quanto à santificação estamos sendo salvos; quanto à glorificação seremos salvos. Na justificação fomos salvos da condenação do pecado; na santificação estamos sendo salvos do poder do pecado; na glorificação seremos salvos da presença do pecado.
Não há outro caminho que nos salva, não há outro meio para atingirmos a salvação. A salvação que queremos é a salvação eterna. Quando ainda nos encontramos perdidos na vida, precisamos nos encontrar com Jesus.
Porém, a salvação pode ser vista em três tempos: 1) Quanto ao passado, já fomos salvos - JUSTIFICAÇÃO; 2) Quanto ao presente, estamos sendo salvos - SANTIFICAÇÃO; 3) Quanto ao futuro, seremos salvos - GLORIFICAÇÃO.
O plano de salvação é “a plenitude do evangelho de Jesus Cristo, cujo propósito é proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem. Inclui a Criação, a Queda, e a Expiação, juntamente com todas as leis, ordenanças e doutrinas reveladas por Deus.
A mesa de Jesus é composta por quatro pilares fundamentais: salvação, serviço, obediência e adoração. Salvação: É o início de nossa jornada com Cristo, recebendo Seu amor e perdão.
Atos 16:30-31 NVI. Então, levou‑os para fora e perguntou: ― Senhores, que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: ― Creia no Senhor Jesus e serão salvos, você e os da sua casa.