Entre as principais causas de nódulo no testículo, podemos destacar: hidrocele (bolsas de líquido que surgem nos testículos e são mais comuns em bebês e em homens de 40 anos); varicocele (inchaço e dilatação das veias e artérias presentes no interior dos testículos); epididimite (inflamação do epidídimo);
O caroço no testículo pode surgir devido ao acúmulo de líquidos ou sangue junto ao testículo, como no caso da hidrocele ou varicocele, sendo um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos, mas também pode surgir devido a torção no testículo ou até câncer.
É um tipo de cisto que surge no epidídimo devido à obstrução dos túbulos que levam o espermatozóide. Quando isso ocorre, o acúmulo dos espermatozóides podem formar pequenos cistos que normalmente são assintomáticos.
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
Que características de um CAROÇO NO TESTÍCULO faz pensar na possibilidade de ser um câncer?
É normal ter um carocinho no testículo?
É normal ter um carocinho no testículo? Não. O surgimento de qualquer tipo de carocinho nesta região deve ser investigado pelo médico urologista para afastar doenças como o câncer de testículo, inflamações, cistos e outras alterações.
O que fazer: deve-se consultar o urologista que pode indicar o uso de remédios antivirais como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir, durante cerca de 7 dias, pois evitam a multiplicação do vírus, permitindo a cicatrização da pele, além de evitar controlar o aparecimento de outras bolhas e feridas.
Quais são os primeiros sinais de câncer no testículo?
Além de observar a presença de caroços, o câncer de testículo apresenta outros sinais e sintomas que pedem atenção, como: alterações no tamanho (aumento ou diminuição), forma e textura dos testículos; endurecimento; sensação de peso nos testículos; dor difusa na parte baixa do abdômen; sangue na urina e sensibilidade ...
Nódulos e cistos no testículo nem sempre são perigosos. Muitas vezes, essas alterações são benignas e não representam risco à saúde. No entanto, em alguns casos, podem ser sinais de condições mais graves, como tumores malignos. Por isso, é essencial buscar uma avaliação médica ao notar qualquer mudança na região.
A presença de nódulo ou caroço no testiculo pode ser notada através da simples manipulação dos testículos. Na vasta maioria das vezes a presença de nódulo testicular não representa um risco a saúde. A grande maioria dos casos identificamos cistos e patologias com bom prognóstico.
Os sintomas da hérnia escrotal são semelhantes ao da hérnia inguinal: Aparecimento de protuberância ou inchaço da região da virilha ou testículos; Dor ou desconforto na região ao carregar peso ou se levantar; Sensação de peso na região dos testículos ao caminhar.
O que pode ser um caroço na parte íntima masculina?
Entre as mais comuns, estão: herpes genital, clamídia, gonorreia e sífilis. De forma geral, o inchaço ou caroço aparece quando a infecção atinge os gânglios linfáticos e acumulam-se líquidos nos linfonodos, ou seja, glândulas que combatem vírus e bactérias.
A rafe perineal é uma linha visível ou uma linha de tecido no corpo humano que se estende do ânus ao períneo. É encontrado em homens e mulheres e surge da fusão das dobras urogenitais.
Quais são os sintomas de um tumor benigno no testículo?
Os principais sintomas de tumor de testículo são presença de um caroço ou inchaço no testículo, dor ou sensibilidade, aumento ou mudança de tamanho do órgão, sensação de peso ou pressão no escroto, desconforto na região lombar ou abdominal.
As verrugas genitais são causadas pelo HPV, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é por via sexual, através do contato oral-genital, genital-genital ou, até mesmo, manual-genital.
Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves. Nódulos no testículo são relativamente comuns e podem afetar pacientes idosos, adultos e até mesmo crianças.
Câncer de testículo é o câncer em que há crescimento rápido e desordenado de células nos testículos, as gônadas masculinas, onde são produzidos os espermatozoides. É um tipo pouco comum e representa apenas 1% de todos os cânceres nos homens.
O “caroço” na bolsa escrotal se caracteriza pelo surgimento de nodulações intra ou extra escrotais e devem ser examinadas pelo urologista. De modo geral, por si só não caracteriza como doença, mas pode se tratar de alguma inflamação, infecção ou patologia mais grave.
Um cisto epidímico (espermatocele) é um nódulo preenchido com fluido ao lado do testículo, dentro do escroto. Cistos grandes podem ser sentidos como um nódulo macio separado do testículo. Cistos epidímicos são muito comuns e muitas vezes aparecem sem motivo.
O que pode ser confundido com câncer de testículo?
Os sintomas de câncer de testículo são bastante localizados e até podem ser confundidos com outra condição: orquiepididimite, que é uma inflamação dos testículos e dos epidídimos.
Caracterizada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, a varicocele é uma doença comum que acomete principalmente a população jovem. Embora seja uma condição não dolorosa, que requer tratamento apenas em casos específicos, pode levar a consequências diretas na fertilidade e bem-estar do homem.
A herpes genital provoca coceira e bolhas nas regiões genitais e não tem cura. O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2).
Cisto de epidídimo é caracterizado com um pequeno processo de origem inflamatória que faz com que seja acumulado líquido no epidídimo, formando uma pequena bolinha. Traumas no local, ficar muito tempo sobre moto, uso de roupa muito justa, processos infecciosos são possíveis causas.
O que pode ser tipo uma espinha na parte íntima masculina?
Resíduos de smegma (uma substância natural que se acumula sob o prepúcio) podem causar irritação e o surgimento de lesões que lembram espinhas. Embora mais raras, condições como herpes genital, sífilis e HPV podem ser confundidas com “espinhas”.