Causas. A ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.
Isso pode acontecer quando a pressão sanguínea da veia porta – que vai dos órgãos digestivos ao fígado – fica muito alta. Esse aumento da pressão reduz a função renal e hepática, fazendo com que o líquido se acumule.
Esse acúmulo de líquidos, também conhecido como "barriga d'água", pode ser causado por doenças do fígado, como cirrose ou hipertensão portal, ou outras condições, como insuficiência hepática, doença renal ou síndrome nefrótica, por exemplo.
A retenção de líquidos normalmente é causada causada por alterações hormonais na TPM ou gravidez, consumo excessivo de sal, ficar parado muito tempo na mesma posição ou falta de atividade física regular, mas também pode ocorrer devido a algumas doenças, como diabetes, pressão alta ou insuficiência hepática ou renal.
BARRIGA D’ÁGUA (ASCITE): O QUE É, CAUSA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
É perigosa a retenção de líquido?
Embora a retenção de líquidos seja comum e geralmente não seja motivo de preocupação, em alguns casos pode indicar uma condição médica que precisa de mais cuidado, como as citadas acima.
A ascite ou 'barriga d´água' é o acúmulo de líquido dentro do abdômen. Ela não é considerada como uma doença, mas sim como um fenômeno que se origina de outras patologias. O corpo pode sofrer algumas retenções de líquidos na pele que provocam inchaço.
Medicamentos diuréticos: São prescritos para ajudar os rins a eliminar o excesso de líquido; Restrição de sal na dieta: Diminuir o consumo de sal pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos. Paracentese: Procedimento médico no qual o líquido acumulado é drenado do abdômen com o uso de uma agulha e cateter.
Outra causa que se destaca é o câncer, que pode resultar em ascite quando há metástase para dentro do peritônio (membrana que reveste a parte interna do abdômen). É possível que isso ocorra em estágios avançados do câncer de cólon, de estômago ou de ovário.
Em geral, essa condição não é perigosa. Mas, apesar disso, quando não tratada, pode levar a complicações, como infecções e cicatrização deficiente da ferida, que podem ser graves. Portanto, é importante acompanhá-los com atenção e seguir o aconselhamento médico.
Paracentese é um procedimento médico que consiste na drenagem de líquido de uma cavidade do corpo, sendo geralmente recomendada quando existe ascite, que é o acúmulo de líquido no abdômen, e desta forma, ajuda a aliviar a pressão, dor, desconforto abdominal ou dificuldade para respirar.
A água entra no organismo em sua forma líquida ou então em alimentos ricos nessa substância. A porta de entrada, claro, é a boca. A água passa pelo esôfago e chega até o estômago, onde ocorre absorção pelo organismo, mas ainda em níveis baixos. Ela segue então para os intestinos, onde ocorre uma alta absorção.
O acúmulo de líquidos na cavidade abdominal ou ascite é responsável por 10% dos casos de acúmulo de líquidos nas pessoas. A ascite é mais frequente em pacientes com câncer de mama, cólon, ovário, pâncreas e colo de útero. A ascite pode causar grande desconforto e apresentar sintomas como: Ganho de peso.
A causa mais comum da barriga d'água, porém, costuma ser a cirrose hepática, uma doença crônica do fígado provocada pelos vírus B e C das hepatites e pelo uso abusivo de bebida alcoólica.
Ascite maligna é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal como resultado de patologias como o câncer, é também um gatilho para um conjunto de sintomas (dor, dispneia, perda de apetite, náusea, mobilidade reduzida e alterações no aspecto físico) que se tornam um problema clínico difícil.
Olhos amarelados e urina escura são sinais de icterícia, indicando problemas no fígado; Pessoas com câncer no fígado poderão ter náuseas e vômitos; O fígado pode aumentar de tamanho, provocando um incomodo do lado direito superior do abdome, junto as costelas.
O diagnóstico é alcançado com base em exame físico, ultrassonografia, ou tomografia computadorizada (TC). O tratamento é feito com restrição alimentar de sódio, diuréticos e paracentese terapêutica. O líquido ascítico pode se infectar (peritonite bacteriana espontânea), quadro frequentemente acompanhado de dor e febre.
Os barulhos na barriga podem ser um sinal de câncer?
Barulhos na barriga podem ser câncer? Os barulhos na barriga podem ser um sinal de câncer colorretal, se forem persistentes e acompanhados de outros sintomas, como dor ou desconforto abdominal persistente, mudanças dos hábitos intestinais, perda de peso sem motivo aparente ou inchaço na barriga persistente.
Isso ocorre porque a água percorre um caminho que não é tão curto quanto imaginamos. Ela não é absorvida na boca nem no estômago. A maior parte é absorvida no intestino delgado, e um pouquinho, no intestino grosso. Esse percurso pode levar, sim, de 30 a 60 minutos.
Dor no lado direito da barriga pode ser um sinal de câncer?
A dor abdominal frequente pode ser um dos principais sintomas de câncer de intestino. No entanto, outras condições benignas também podem provocar esse sintoma. Por isso, o ideal é passar pela consulta com o médico para obter um diagnóstico preciso e fazer o tratamento correto.