Terçol e calázio são condições oculares comuns. O terçol é uma infecção nas glândulas das pálpebras, causando dor e inchaço. Já o calázio é uma inflamação sem infecção, resultando em um nódulo não doloroso. Ambos podem ser tratados.
O terçol faz com que a região da pálpebra fique ligeiramente dolorida e avermelhada, especialmente no canto interno ou externo. A dor, inclusive, é bastante comum ao abrir e fechar os olhos. Além disso, pode acontecer sensação de coceira e hipersensibilidade à luz.
O tratamento mais simples é a aplicação de compressas de água morna no olho afetado por cerca de dez minutos, cerca de seis vezes ao dia, até que o nódulo diminua e suma por completo. O calor e a umidade sobre o calázio fazem com que a secreção presa e endurecida amoleça. Assim, ela facilita a drenagem do calázio.
O que é terçol? O terçol ou hordéolo é uma protuberância vermelha e dolorosa perto da extremidade da pálpebra que pode ter o aspecto de um furúnculo ou de uma espinha. Geralmente, o terçol contém pus. Também pode se formar na parte interna da pálpebra.
Hordeolo / Terçol : quais sāo os sintomas, como evitar e o tratamento?
O que é parecido com terçol?
O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração* do olho e deve ser avaliado por um médico oftalmologista.
Sintomas: Surge uma lesão endurecida na pele, semelhante a uma espinha, avermelhada, quente e dolorosa que se transforma em um abscesso de pus. Com o tempo, esta lesão amolece e drena o “carnegão” (uma massa de pus misturada com restos de pele).
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva do olho, enquanto a quemose é o inchaço da conjuntiva. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar a conjuntivite e a quemose ao mesmo tempo, já que uma das causas da quemose é a conjuntivite bacteriana ou viral, por exemplo.
A blefarite é uma inflamação das bordas das pálpebras, possivelmente com escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, ou vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras. A inflamação é causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas.
A maioria dos calázios desaparece sem tratamento em 2 a 8 semanas. Se forem aplicadas compressas quentes várias vezes ao dia (por exemplo, de 5 a 10 minutos 2 a 3 vezes por dia), o calázio pode desaparecer mais rapidamente.
Se o terçol não desaparecer sozinho, ou se estiver doendo muito, seu médico pode: Prescrever antibióticos. Drenar o pus fazendo uma pequena incisão com uma lâmina de bisturi minúscula.
A cirurgia de calázio é bem simples. Consiste na aplicação de anestesia local, sedação para que o paciente adormeça levemente e não sinta todo o processo que será feito, e na incisão do calázio pela parte interna da pálpebra.
O que pode ser uma bolinha na linha d'água do olho?
O terçol se manifesta como uma bolinha avermelhada e dolorosa na borda da pálpebra, podendo até mesmo apresentar pus. Já o calázio é uma lesão crônica que surge quando a glândula meibomiana, responsável por produzir a camada lipídica da lágrima, fica entupida.
Não! O calázio é uma lesão benigna, ou seja, é uma condição inofensiva para a saúde. Contudo, o carcinoma sebáceo se parece com um calázio e, por isso, muitas vezes o calázio pode ser confundido com esse câncer e vice-versa. O câncer pode afetar qualquer parte do corpo, inclusive as pálpebras.
Baixas imunológicas causadas por fatores emocionais, tempo frio, má alimentação e sono desregulado também facilitam o aparecimento de infecções e processos inflamatórios no corpo, como o terçol.
A ceratite ocular consiste em uma inflamação da camada superficial da córnea - membrana transparente que fica na região frontal dos olhos, responsável por proteger a íris e o cristalino, deixando a visão nítida.
No olho de uma pessoa anémica a pele e as mucosas começam a receber menos sangue e, até o pouco sangue que recebem é diluído por falta de hemácias. A somar a isto está a palidez característica das mãos, além de estas poderem ficar mais frias.
A meibomite ocorre quando a inflamação se dá nas próprias glândulas produtoras de gordura, que estão localizadas nas pálpebras. Por essa razão, o distúrbio se manifesta mais intensamente, ao longo da borda das pálpebras. Assim, como a blefarite, a meibomite não é contagiosa.
Após um golpe ou pancada, o sangue flui para a região atingida, causando inchaços e tornando-se mais aparente sob as pálpebras, o que confere a aparência escurecida.
São vesículas translúcidas, arredondadas, pequenas, não dolorosas, com conteúdo líquido. O hidrocistoma écrino ou cisto sudoríparo é originário da glândula sudorípara écrina, também glândula de Moll, sendo uma afecção rara. Geralmente, apresenta-se como várias vesículas cutâneas na pálpebra inferior.
Uma pinguécula é uma massa branca amarelada elevada dentro da conjuntiva bulbar, adjacente à córnea. Ela não tende a envolver a córnea. No entanto, pode causar manchas ou irritação estética se elevada devido à inflamação e, embora raramente seja necessário, pode ser facilmente removida e tipicamente não irá recorrer.
Este achado vem ao encontro ao estudo que, ao realizar um levantamento sobre plantas utilizadas com intuito terapêutico, encontrou-se a utilização da planta Anredera cordifolia em casos de furúnculo.
As bactérias podem ser transmitidas de pessoa a pessoa pelo contato direto, através de objetos contaminados (como equipamentos de ginástica, telefones, maçanetas de porta, controles remotos de televisão ou botões de elevador) ou, com menos frequência, pela inalação de gotículas infectadas dispersas por espirro ou tosse ...
A hidradenite supurativa se caracteriza pelo surgimento de lesões inflamadas, dolorosas, como nódulos, ou caroços, que podem evoluir com abertura e drenagem de pus. Estes nódulos tendem a persistir e recidivar, de modo que uma mesma lesão pode inflamar e desinflamar várias vezes no mesmo local.