A presença de sangue vivo, não misturado às fezes, indica sangramento na parte inferior do sistema gastrointestinal e pode ser consequência de fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas. O sangramento anal pode ser assustador, mas, na maioria das vezes, sua causa não é grave.
Não, sangue nas fezes não indica sempre câncer. Pode ser causado por condições menos graves, como hemorroidas e fissuras anais. No entanto, é importante buscar avaliação médica para descartar causas mais sérias e receber o tratamento adequado.
Coceira no ânus: O inchaço das veias aumenta a tensão sobre as terminações nervosas, podendo causar coceira. Dor e desconforto: Especialmente durante a evacuação, as hemorroidas causam dor e desconforto. Hemorroidas externas são visíveis e palpáveis. Sangramento: Você pode notar sangue ao limpar-se após a evacuação.
A maioria das pessoas com sangramento retal leve não tem câncer colorretal ou outra doença grave. No entanto, a única maneira de detectar o motivo do sangramento é consultar um médico. Por isso, ao notar sangue nas fezes ou sangramento no reto, entre em contato com seu médico o mais rápido possível.
Há casos em que é possível observar sangramento vermelho vivo direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico. Mas também há casos em que o sangue pode causar escurecimento das fezes somente, deixando-as pretas.
Câncer de intestino e reto: Quais são os sintomas?
Quando sangue nas fezes é preocupante?
Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas. Entre elas, a mais importante é o câncer do cólon e do reto.
Costumam levar à presença de sangue avermelhado e brilhante nas fezes. "Isso normalmente indica que o sangue vem da parte inferior do organismo e que sua causa está no anus ou no reto", diz Mearín.
A localização de cada problema é um pouco diferente, na maioria dos casos. As fissuras anais tendem a acontecer na parte anterior e posterior do ânus, bem na linha do meio do corpo, enquanto as hemorroidas são mais lateralizadas.
As principais causas do desenvolvimento de doença hemorroidária são a constipação, gestações prévias e tendência genética. Na maioria das vezes, o sangue, de aspecto vivo e brilhante, pode ser detectado no papel higiênico, no vaso em grande quantidade ou em roupas íntimas.
O sintoma que mais leva a confusão entre as duas doenças é o sangramento anal. Porém, as hemorróidas, geralmente, causam sangramento vermelho brilhante durante ou após a evacuação, enquanto o sangramento causado pelo câncer colorretal pode ser mais escuro e/ou misturado nas fezes.
Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.
Quais são as causas de fezes com sangue vivo sem dor?
As fezes com sangue podem ser consequência de uma hemorroida, fissura anal, endometriose, má formação vascular, diverticulose, hemorragias, sangramento no estômago ou nos intestinos e também de doenças mais graves, como câncer retal.
O sangramento anal ou nas fezes pode ser indicativo da presença de um tumor maligno no intestino (câncer) e este pode ser o único sintoma antes do diagnóstico. O sangramento muitas vezes está associado a outros sintomas, como perda de peso, anemia, fadiga e mudança recente no funcionamento intestinal.
As hemorroidas internas frequentemente não causam um nódulo visível ou dor, mas podem sangrar. Sangramento de hemorroidas internas normalmente ocorre ao defecar, causando o aparecimento de sangue nas fezes ou no papel higiênico. O sangue pode deixar a água do vaso sanitário avermelhada.
Existem muitas cepas de Escherichia coli (E. coli) que causam diarreia ou diarreia sanguinolenta (colite hemorrágica). A cepa que causa diarreia sanguinolenta com mais frequência na América do Norte é a E. coli O157:H7.
O que fazer: é importante aumentar o consumo de fibras e de água para tornar as fezes mais macias e favorecer o movimento intestinal, ajudando a prevenir o aparecimento de novas hemorroidas e/ ou fissuras.
Sintomas. O sintoma mais comum é o sangue de um vermelho vivo expelido pelo ânus ou nas fezes. Outros sintomas podem incluir dor abdominal (barriga), tonturas, batimentos cardíacos rápidos e pulsantes, fraqueza, confusão e colapso, dependendo da quantidade de sangue perdida.
Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias. Pomadas e supositórios prescritos pelo médico ajudam a aliviar a dor e o inchaço.
As hemorroidas podem ser externas, surgindo ao redor do ânus, ou internas, aparecendo entre o reto e o ânus, no interior do corpo do indivíduo. Quando externas, se assemelham com varizes ou pelotas de sangue, sendo visíveis e palpáveis. Se forem internas, causam sintomas mais agudos e ficam acima do esfíncter.
A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.
Quando sai sangue junto com as fezes, o que pode ser?
Como mencionado, as causas mais frequentes são hemorroidas e fissuras anais. No entanto, eles também podem ser decorrentes de proctite (inflamação na mucosa retal), úlceras no reto, pólipos intestinais (lesões, por vezes, pré-malignas), endometriose intestinal ou mesmo câncer retal ou anal.
Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.