Ao reprimir a saída do ar, aumentamos a pressão dentro do nariz. Assim, um espirro bloqueado pode causar danos ao diafragma, romper um vaso sanguíneo na córnea e até o tímpano, causando surdez e tontura. Há registro de um paciente que deslocou duas vértebras ao segurar um espirro.
Espirrar muito está quase sempre ligado à rinite alérgica
“O espirro é um alerta do corpo mostrando que o nariz está sendo irritado por algo. Se uma pessoa começa a espirrar muito, o mais provável é que ela tenha rinite alérgica.
A pressão pode ser forte o suficiente para gerar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, o ato de segurar o espirro pode ser ainda mais prejudicial à saúde do corpo.
Alerta: segurar o espirro pode fazer mal à saúde e deixar sequelas
O que acontece se não soltar o espirro?
Os seios paranasais são cavidades cheias de ar ao redor do nariz e dos olhos. Ao segurar um espirro, a pressão pode ser transferida para essas áreas, aumentando o risco de sinusite, infecções e dores de cabeça. A liberação natural do espirro ajuda a prevenir essas complicações, pois remove as partículas irritantes.
É falso que o coração para quando espirramos, embora a frequência cardíaca possa ser alterada pela enorme pressão e força do ar ao ser empurrado para fora dos pulmões, e é momentâneo.
Médicos da Universidade de Dundee disseram que, se você fechar a boca e o nariz durante um espirro, a pressão nas vias aéreas superiores pode aumentar cerca de 20 vezes. Isso pode causar lesões, como ruptura de tímpanos, aneurismas e até costelas quebradas.
O acúmulo de muco e pus na garganta e no nariz, resultante dessas infecções, pode ser uma fonte direta do cheiro desagradável ao espirrar. A inflamação associada a essas condições pode estimular uma produção excessiva de muco, agravando ainda mais o problema.
Durante a pandemia de Covid-19 muito se ensinou sobre a maneira "correta" de espirrar. Os especialistas orientam que, ao espirrar, a pessoa deve colocar a dobra do braço com o antebraço na frente da boca e do nariz, mas sem tapar. Isso evita espalhar vírus para outras pessoas e ainda ajuda a abafar o som do espirro.
Falso. Espirrar não faz mal, pois esse movimento atua, na verdade, como um mecanismo de defesa natural do corpo, ajudando a limpar as vias respiratórias e proteger os pulmões de possíveis agressões.
Mas ficar segurando xixi por muito tempo nunca é uma boa ideia. Além de causar desconforto, inchaço e dor, reter a urina pode causar uma série de problemas de saúde, como infecções, dificuldades de reter urina no futuro e, no pior dos casos, estouro da bexiga.
Gotículas contendo patógenos podem ficar suspensas no ar não por apenas alguns segundos, mas minutos, e podem percorrer até oito metros. PARA AQUELES QUE ultimamente ficam ansiosos com o som de um espirro ou tosse, a pesquisa de Lydia Bourouiba pode causa ainda mais intranquilidade.
Não existe uma maneira de impedir que o espirro aconteça, portanto, não o segure! Caso esteja em um ambiente com outras pessoas, coloque a mão, um lenço ou o antebraço na frente das vias respiratórias para evitar que outras pessoas se contaminem com as bactérias presentes nas gotículas.
Mas fique tranquila. “O coração vai continuar a sua taxa normal durante um espirro, sem nenhum efeito perceptível.” E mesmo que seu coração pule ou diminua por um segundo, não é realmente nada para se preocupar. “O coração bate, em média, cerca de 70 a 90 vezes por minuto”, aponta Kelly.
Ele é um mecanismo de defesa do corpo que ajuda a manter o nosso sistema respiratório limpo e saudável. Ou seja, espirrar é um sinal de que o organismo está reagindo contra estímulos irritantes ou invasores indesejados.
Ao espirrar há um aumento significativo do fluxo de ar em alta velocidade na região intranasal, aumentando a pressão dentro do crânio. Então, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, pode levar até mesmo a um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
A sua reação é tão violenta que leva quase todos os músculos da face a se contraírem. É por isso que, mesmo que a gente não queira, as pálpebras se fecham na hora do “atchim”! Diz a lenda que, se espirrarmos com os olhos abertos, eles simplesmente podem saltar e sair de órbita.
O espirro não pode ocorrer durante o sono devido à atonia do sono REM – um estado corporal em que os neurônios motores não são estimulados e os sinais reflexos não são retransmitidos ao cérebro.
Como o organismo precisa manter a temperatura corporal em 37,5ºC, a sensação de frio estimula diversas reações no corpo. Um dessas reações é a contração dos vasos sanguíneos da mucosa nasal, o que gera a diminuição da secreção de fluidos que contêm diversos mediadores antivirais.
No entanto, alguns outros motivos podem causar um espirro:, como doenças respiratórias, como gripes comuns e resfriados; alergias; outras doenças virais; presença de poeira ou ácaros em excesso no ambiente; inalação de certos tipos de medicamentos ou drogas; inalação de ar muito frio; traumas ou lesões no nariz (menos ...