O muco nas fezes no bebê é um sinal que pode ser causado por infecção intestinal, alergia alimentar, doença inflamatória intestinal ou intolerância à lactose, por exemplo.
Quando o muco nas fezes é preocupante? A presença de muco nas fezes se torna preocupante quando começa a aparecer frequentemente em grandes quantidades. Como já falamos por aqui, esse costuma ser um indicativo de infecções, doenças inflamatórias e intolerâncias alimentares2.
As intolerâncias e alergias alimentares, como a sensibilidade à lactose, à frutose, à sacarose ou ao glúten, causam uma inflamação das paredes do intestino quando o alimento entra em contato com a mucosa, gerando um aumento na produção de muco, que pode ser observado nas fezes.
Algumas vezes, é normal que um pouco de muco seja eliminado juntamente com as fezes. Isso não deve ser motivo de preocupação – a menos que se observe alguma destas situações: presença de maior quantidade de muco e/ou eliminação frequente; sangue nas fezes, diarreia e dor abdominal persistentes.
➡ Se o muco nas fezes for um evento isolado e não ocorrer com frequência, pode não ser motivo de preocupação. Porém, em grandes quantidades o muco pode ser sinal de intolerância alimentar, síndrome do intestino irritável, gastroenterite, doença de Crohn e até câncer.
Diversos fatores podem contribuir para a presença de muco nas fezes, incluindo: Infecções intestinais (como viroses gastrointestinais); Verminoses intestinais; Irritação da mucosa intestinal (provocada por consumo de alimentos apimentados, por exemplo);
Como são as fezes de quem tem intolerância à lactose?
Uma pessoa com intolerância à lactose tende a apresentar fezes de consistência amolecida e sem sangue, muco ou pus que, caso presentes, podem indicar outras possíveis causas para a diarreia, como gastroenterite ou, em alguns casos, doença inflamatória pélvica.
4- Muco ou espuma: alguns bebês fazem um cocô que parece um catarro, às vezes tem uma espuma também. Essas são variações da normalidade, o intestino é um órgão que produz muco. Diante de quadros infecciosos ou mesmo normalmente é possível que saia um mucozinho.
Como saber se meu bebê está com infecção intestinal?
Sintomas de gastroenterite em crianças. Os sintomas mais comuns da gastroenterite, independentemente da causa, são vômitos e diarreia. A gastroenterite causada por uma infecção viral ou bacteriana pode também causar febre. Dor abdominal também é comum.
Acomete mais lactentes e bebês jovens que tenham tido contato com o leite de vaca ou que a lactante tenha ingerido leite de vaca. 6- Como é o aspecto das fezes da APLV mediada por células intestinais? As fezes são diarreicas, com presença de muco e sangue.
O muco ou "catarro" nas fezes do bebê pode ser provocado pela síndrome do intestino irritável, uma condição que pode surgir a partir dos 6 meses de idade, podendo também causar outros sintomas, como períodos de diarreia intercalados com prisão de ventre, aumento do número de evacuações por dia e distensão abdominal.
Quais são os sintomas de infecção intestinal em um bebê de 1 ano?
Os sintomas da infecção intestinal incluem choro por dor abdominal, náuseas e vômitos, diarreia e febre. Nos casos mais graves, pode ocorrer sangue ou muco nas fezes e desidratação, com menos urina, pele e boca secas, choro sem lágrimas e olhos fundos.
No intestino o muco normalmente é produzido em baixa quantidade, tem coloração esbranquiçada ou amarelada e dificilmente é notado. Assim, pequenas quantidades de muco podem aparecer nas fezes sem que isso signifique qualquer problema de saúde. frequência, esse pode ser um sinal de que há alguma alteração no intestino.
Os sintomas de intolerância à lactose em crianças são os mesmos apresentados pelos bebês: dor de estômago ou náusea, cólicas, inchaço, dor de barriga (abdominal), gases, fezes líquidas ou diarreia, vômitos, ganho de peso insatisfatório e assaduras.
O que é APLV? O APLV é uma alergia alimentar causada pelo sistema imunológico de um bebê que reage a proteínas do leite de vaca. Alguns bebês podem desenvolver APLV depois de comer ou beber produtos contendo proteína de leite de vaca, o que pode causar uma reação imune resultando em sintomas alérgicos.
“A ideia de que o leite causa inflamação no intestino só é verdadeira nas raras pessoas com essa condição. Na população geral, isso é um mito”, disse. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, evidências científicas comprovam que o leite não causa danos à saúde.
É excretada por via renal e, principalmente, pelas fezes. MUCOCETIL® é indicado como mucolítico no tratamento das afecções broncopulmonares agudas e crônicas, associadas a secreção mucosa anormal e transtornos do transporte mucoso.
Há duas possíveis causas para um quadro de inflamação intestinal: uma infecção, que pode ser viral ou bacteriana, ou uma doença inflamatória intestinal. Infecção intestinal – surge quando uma pessoa ingere alimentos ou água contaminados, seja por bactéria ou por vírus.
Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.