A sensação de gosto de podre na boca normalmente é causada por má higiene oral, problemas dentários, alergias, infecções das vias aéreas como sinusite ou resfriado, efeito colateral de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas ou hábito de fumar.
Aqui, muitos pacientes dizem sentir gosto de fezes ou de carniça na boca. Contudo, especialistas reforçam que a causa disso pode ser alguma alteração olfativa e não necessariamente um problema bucal.
Grande parte do mau hálito é causada pela degradação de partículas de alimentos pelas bactérias na boca. O tratamento em casa inclui melhora da escovação dentária, uso de fio dental e escovação ou raspagem da língua.
O cheiro de carniça é causado pela decomposição de matéria orgânica, que libera gases como metano, amônia, dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio. Esses gases combinados podem causar irritação em olhos, garganta e vias aéreas, sobretudo se a concentração, exposição e sensibilidade a eles forem grandes.
Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que este ocorre, em muitos casos, devido à boca estar seca ou com pouca saliva. ...
HÁLITO com cheiro de FEZES? – Porque mau hálito tem um cheiro tão ruim. Dra. Karyne Magalhães.
Como saber se o mau hálito vem do estômago?
O estômago não influi em nada no mau hálito.” Egima explica que, antes de culpar o órgão, as pessoas devem levar em consideração problemas respiratórios, intestinais e renais. “Na maioria das vezes, a sinusite, a rinite e a amigdalite frequentes são as causadoras da halitose.
Quais são as causas do cheiro de podre na garganta?
Infecções na garganta ou sinusite
Quando se está com a garganta inflamada e se tem pus na garganta, ou quando se está com sinusite, é normal ter mau hálito porque nesse caso existem muitas bactérias na região da boca e da cavidade nasal que acabam liberando este mau cheiro.
O sintoma pode ser causado por lesões nasais, obstrução do canal nasal (como desvio de septo), rinite, sinusite, infecções que atinjam o nariz, ou ainda problemas neurológicos (como Alzheimer e Parkinson), câncer e determinados medicamentos.
Os gases fedidos podem ser causados pela ingestão excessiva de alimentos fonte de proteínas e fibras, como ovos, brócolis, couve-flor, carne vermelha, alho e queijos, porque favorecem a produção de sulfeto de hidrogênio, uma substância com odor de “ovo podre” que é produzida pelas bactérias do intestino durante a ...
Problemas gastrointestinais, diabetes, infecções pulmonares e da garganta também podem causar mau hálito. Se tiver alguma dúvida sobre mau hálito, você deve conversar com seu dentista ou médico.
Porque mesmo escovando os dentes tenho mau hálito?
Higiene bucal inadequada
Uma má higiene bucal facilita o acúmulo de bactérias, tártaro e resíduos de alimentos na boca. Ou seja, são os ingredientes ideais para o aparecimento do mau hálito. Por isso, é fundamental complementar a escovação dos dentes com o uso do fio dental e a limpeza da língua.
Há apenas duas situações, segundo o dentista, em que o mau hálito pode ser atribuído ao estômago: eructação gástrica, ou arroto, e refluxo gastroesofágico, quando há deficiência no funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago.
Embora não seja uma regra, quem tem problema no fígado pode apresentar mau hálito. Diversas doenças que atingem esse órgão, como hepatite, cirrose, tumores benignos e malignos, conseguem expelir certas substâncias na circulação. Elas acabam chegando aos pulmões e causando mau odor quando são eliminadas pela boca.
O câncer de estômago em estado avançado inicia um processo de “putrefação” do tecido canceroso, gerando o odor que passa pelas vias aéreas e causa um hálito fétido, do tecido necrosado que chega até a boca – é o chamado hálito necrótico.
O vinagre pode ser utilizado para acabar com o mau cheiro causado por substâncias alcalinas (básicas), como o cheiro de peixe podre, de mofo e de gordura fétida. Ouça o texto abaixo! Na limpeza de casa, em diversas situações, é possível fazer uso de vinagre para acabar com mau cheiro.
“A infecção por H. pylori provavelmente está associada indiretamente com a halitose”, explica Suzuki. “É possível que a presença dessa bactéria aumente o problema do mau hálito, já que ela está associada com a doença periodontal, que é uma causa da halitose.
Para tratar o mau hálito com cheiro de fezes é importante fazer a higiene bucal adequadamente, procurar ajuda de um dentista para cuidar da saúde das gengivas e realizar o controle das bactérias pelo fluxo salivar.
A bromidrose ocorre por razões como ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.
Vaginose bacteriana (VB) A vaginose bacteriana é um quadro clínico comum que ocorre quando ocorre alguma alteração no equilíbrio de bactérias na vagina (microbioma vaginal). A vaginose bacteriana causa um corrimento ralo de cor verde-amarelada ou acinzentada que pode ser abundante e ter odor fétido.
Quais são as principais causas do mau hálito podre?
Embora existam diversas causas, com maior frequência, a halitose tem sua origem na boca. É causada por bactérias da cavidade bucal que metabolizam alimentos, mais conhecidas como anaeróbias. Este processo produz compostos sulfúricos voláteis (CSV), os quais emitem cheiro similar a ovo podre.
Entre as diversas causas da halitose, podem estar a rinite, a sinusite, a amigdalite crônica, infecção ou inflamação na garganta, caseum (pedrinhas formadas a partir do acúmulo de alimento em pequenos espaços das amígdalas), gastrite, refluxo e, até mesmo, o uso de alguns medicamentos, principalmente os ansiolíticos ( ...
O que pode causar um gosto de carne podre na boca?
A sensação de gosto de podre na boca normalmente é causada por má higiene oral, problemas dentários, alergias, infecções das vias aéreas como sinusite ou resfriado, efeito colateral de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas ou hábito de fumar.
A halitose geralmente está associada à existência de cáries e a má higiene bucal, porém pode ter outra origem como a respiratória, (sinusite e amidalite) digestiva, (erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal) e a de origem metabólica e sistêmica (diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais, ...