Filipenses 3.Paulo adverte sobre os judaizantes. Ele descreve seu passado como fariseu e como desistiu de tudo para seguir Jesus Cristo. Ele exorta os santos a seguirem seu exemplo e continuarem firmes rumo à salvação. Paulo explica que Jesus Cristo transformará nossos corpos físicos em corpos gloriosos como o Seu.
Filipenses 3 Paulo adverte contra os que advogam práticas e ideias judaizantes. Ele descreve sua antiga vida de fariseu e como, de boa vontade, abriu mão de tudo para seguir Jesus Cristo. Ele exorta os santos a seguir seu exemplo e prosseguir rumo à salvação.
É verdade que eu também poderia pôr a minha confiança nessas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nelas, eu tenho ainda mais motivos para pensar assim. Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida.
Por exemplo, em Filipenses 3:2 (NVI), Paulo adverte os filipenses a “cuidarem dos cães”, alertando para aqueles que ensinam falsas doutrinas e promovem práticas imorais. Além disso, em algumas passagens do Antigo Testamento, o termo “cães” era usado para descrever pessoas impiedosas ou inimigas de Deus.
Paulo adverte sobre os mestres que procuravam afastar os filipenses da verdade da obra de Cristo na cruz. Esses homens provavelmente eram professores que buscavam acrescentar ao Evangelho de Cristo, dizendo aos gentios que confiassem na prática religiosa para se tornarem justos.
Filipenses 3 Estudo: PROSSIGA PARA O ALVO (Bíblia Explicada)
O que Filipenses 3 quer nos dizer?
Filipenses 3.
Paulo adverte sobre os judaizantes. Ele descreve seu passado como fariseu e como desistiu de tudo para seguir Jesus Cristo. Ele exorta os santos a seguirem seu exemplo e continuarem firmes rumo à salvação. Paulo explica que Jesus Cristo transformará nossos corpos físicos em corpos gloriosos como o Seu.
A Carta aos Filipenses é uma carta autêntica de Paulo e uma das “Cartas do Cativeiro”, durante as prisões de Paulo. Provavelmente foi escrita em Éfeso, durante sua prisão pelo ano 55 a.C. A Carta é o anúncio de Jesus encarnado nas realidades humanas mais sofridas, seguindo o exemplo da Cristo (Fl 2,6-11).
Associado à passagem entre a vida e a morte, guia das almas dos homens no seu percurso até ao paraíso ou guardião das portas do inferno, o cão é um símbolo do oculto e das artes adivinhatórias. Companheiro em vida, cumpre-lhe ser o guia dos seres humanos no mundo dos mortos.
Cães e porcos são considerados animais impuros na Bíblia (Lv 11). Eles representam as pessoas que não permanecem firmes nos princípios divinos e voltam às suas práticas não regeneradas. Elas dão força às tendências naturais que mantinham antes de ser batizadas.
Por causa dele, deixei de lado todas as coisas e as considero menos que lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e nele ser encontrado. Não conto mais com minha própria justiça, que vem da obediência à lei, mas sim com a justiça que vem pela fé em Cristo, pois é com base na fé que Deus nos declara justos.
Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.
Pensava que essas coisas eram valiosas, mas agora as considero insignificantes por causa de Cristo. e nele ser encontrado. Não conto mais com minha própria justiça, que vem da obediência à lei, mas sim com a justiça que vem pela fé em Cristo, pois é com base na fé que Deus nos declara justos.
Paulo enfatiza que sua justiça não vem da obediência à lei, mas sim da fé em Jesus Cristo. Ele deseja conhecer Cristo intimamente, não apenas experimentando o poder de Sua ressurreição, mas também participando de Seus sofrimentos e tornando-se semelhante a Ele em Sua morte.
A narrativa alternativa proposta funciona da seguinte forma: Evódia e Síntique eram líderes da igreja em Filipos, muito possivelmente os superintendentes (episcopoi) das igrejas domésticas daquela cidade.
Deve evitar chegar atrasado, estar presente em tudo, fazer sempre o melhor e estar apto para a função. Jesus destacou a importância de se ter obreiros dedicados para a expansão do Reino de Deus na Terra.
Os cães eram carniceiros semisselvagens. O próprio nome deles era um termo desagradável e desonroso. De maneira similar, para a mente judaica o porco representava tudo quanto era impuro e proibido.
Os gatos também são capazes de fazer uma limpeza energética nos ambientes. “Eles são verdadeiros transmutadores de energia, se algum lugar da sua casa estiver mais carregado, seu gatinho vai passar mais tempo neste cantinho e só vai sair assim que as energias negativas forem transformadas em boas energias.
A nível espiritual, sentimos que os ratos representam temas de cura que muitas vezes queremos evitar ou reprimir. Aparecem como uma força de ajuda para indivíduos ou grupos – muitas vezes encorajando o aprofundamento no trabalho relativo aos aspectos problemáticos do nosso inconsciente.
A linguagem corporal dos cães serve para comunicar o que pensam e sentem. Enquanto os humanos usam a comunicação verbal e a linguagem corporal para transmitir sua mensagem, os cães contam principalmente com a linguagem corporal—as posturas, movimentos e expressões faciais que indicam intenções e estado emocional.
Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês: Paulo assegurou os Filipenses de que ele não se importava em relembrá-los das mesmas coisas porque era para a segurança deles.
O propósito do apóstolo Paulo ao escrever essa carta, era incentivar a igreja à se alegrar, e ele mostra para eles que mesmo preso ele se alegrava, e que devemos nos alegrar independente de qual sejam as circunstancias.
O perigo do mundanismo na igreja (Fp 3.17-19). A unidade da igreja de Filipos estava sendo ameaçada por homens mundanos, libertinos e imorais. Essas pessoas fizeram Paulo sofrer de tal modo, que o levaram às lágrimas (Fp 3.18). Paulo os chama de inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18).