Paulo diz: “Pois até à Lei havia pecado no mundo; o pecado, porém, não é levado em conta quando não existe lei” (Rm 5,13,14). A referência à Lei que emana de Deus, por Paulo, enseja interpretações, sempre em direção a um 'estado social', pecaminoso.
Portanto, é vital que continuemos nos arrependendo e nos submetendo a Deus e à justiça de Sua lei. Somente assim, como disse Paulo em Romanos 6:14, “o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (ver “Não Estais Debaixo da Lei, Mas Debaixo da Graça”).
Paulo refere-se a si mesmo como o “principal” (1 Timóteo 1:15), ou o pior dos pecadores, fazendo alusão a sua perseguição aos cristãos antes de sua conversão. Paulo reafirma às outras pessoas que a misericórdia de Cristo também os ajudará.
No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...
Paulo ensinou que, em todas as dispensações, a fé no Senhor Jesus Cristo, e não a lei de Moisés, foi a chave para se vencer o pecado e viver uma vida justa.
Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância. Rebeldia, e uma atitude mostrada em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.
Eu sou menos do que o menor de todos os que pertencem a Deus, mas mesmo assim ele me deu este privilégio de anunciar aos não judeus a boa notícia das imensas riquezas de Cristo.
Para que o apóstolo Paulo alerta na Epístola aos Colossenses?
Colossenses 1:24–2:23 Paulo alerta contra o perigo de acreditar nas filosofias erradas e tradições dos homens, inclusive nas relativas à adoração de anjos e a submeter-se aos rigores extremos como forma de disciplina espiritual.
Muitos afirmam que Paulo se considerou o pior dos pecadores, “e o menor dos santos” (Efésios 3:8), como uma forma de descrever que somos miseráveis pecadores ou que podemos nos tornar mais e mais santos diariamente.
O que Paulo quis dizer quando disse que “o bispo [deve ser] irrepreensível”? O bispo é escolhido pelo Senhor e deve ser um homem de alto caráter moral e dignidade. No entanto, todos os bispos são imperfeitos e, às vezes, cometem erros durante seu serviço.
Paulo fala sobre o dom e poder de Deus que é recebido pela ordenação ao sacerdócio. Ele ensina que “o espírito de temor” (2 Timóteo 1:7) não vem de Deus e que não devemos nos envergonhar de nosso testemunho de Jesus Cristo. Paulo testifica que Jesus Cristo o chamou para pregar o evangelho (ver 2 Timóteo 1:11).
14 E Adão não foi enganado; mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 Ela salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer na fé, na caridade, e na santificação, com modéstia.
Pois a carne tem desejos contra o espírito, e o espírito tem desejos contra a carne. Há uma oposição entre carne e espírito, de modo que nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.
24 Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com a mente, sirvo à lei de Deus, mas com a carne, à lei do pecado.
São três tentações que exemplificam toda oposição humana ao plano divino da salvação: pretender agir como Deus modificando a realidade em benefício próprio; adorar poderes e glórias humanas em lugar de Deus; provocar e esperar infantilmente a intervenção milagrosa de Deus.
Paulo diz: “Pois até à Lei havia pecado no mundo; o pecado, porém, não é levado em conta quando não existe lei” (Rm 5,13,14). A referência à Lei que emana de Deus, por Paulo, enseja interpretações, sempre em direção a um 'estado social', pecaminoso.
Paulo disse a Timóteo que ele enfrentaria perseguições ao seguir Cristo no caminho do discipulado cristão (3.12), mas o encorajou a permanecer na “fé em Cristo Jesus” – a perseverar (3.15). O chamado hoje é o mesmo: 2Timóteo 2.8-13 8Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente do rei Davi, ressuscitou dos mortos.
Paulo escreveu: “Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam exortados” (1 Coríntios 14:31). Lucas ecoou a exortação de Paulo com seu relato sobre o derramamento do Espírito Santo na Igreja do primeiro século.
Em Efésios 3, Paulo se apresenta como servo do evangelho, chamado a trazer clareza a todos a respeito desse mistério (3:6-9). O significado do mistério é simplesmente este: Deus tinha um plano mestre para reunir judeus e gentios em Cristo (3:6). Ele havia explicado isto com mais detalhes em Efésios 2:11-21.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.
O Pecado Original marca a desobediência que transformou a relação entre a humanidade e Deus. De acordo com o relato do Gênesis, Adão e Eva, persuadidos pela serpente, escolheram comer do fruto proibido, desafiando diretamente a ordem divina.