A maneira como Paulo coloca isso em 1 Coríntios 7:7, ele está afirmando que deseja que todos possam permanecer solteiros, não que permanecer solteiro seja melhor. Então ele reconhece que alguns “queimam com paixão” e para aqueles, é melhor se casar.
Para os solteiros, eu não tenho nenhum mandamento do Senhor; porém dou a minha opinião como uma pessoa que, pela misericórdia do Senhor, merece confiança. Por causa dos tempos difíceis em que vivemos, eu penso que é melhor para o homem ficar como está.
Agora, sobre os solteiros e as viúvas eu digo isto: é melhor que eles permaneçam sem se casar, assim como eu. Mas se não tiverem domínio sobre o seu corpo, então que se casem, pois é melhor casar-se do que viver desesperado de paixão.
Não há nada novo nessa visão negativa do celibato. No primeiro século, o rabino Eleazar disse: “Qualquer homem que não tem esposa não é um homem adequado”. O Talmude foi ainda mais longe: “O homem que não esteja casado aos vinte anos está vivendo em pecado”.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Essas palavras, escritas pelo apóstolo Paulo, são um lembrete poderoso de que o amor entre duas pessoas não é apenas um sentimento, mas uma decisão diária de agir com paciência, gentileza e humildade.
Cláudio Duarte | Você aí que está solteiro | Palavras de Fé
O que Paulo fala sobre os solteiros?
Ele deseja que todas as pessoas sejam solteiras (1Co 7.6) e aconselha aos viúvos e solteiros a permanecerem como estão, se possível (1Co 7.8). Permanecer solteiro é preferível por causa da “angustiosa situação presente” (1Co 7.26), e aqueles que não são casados são aconselhados a não “procurar uma esposa” (1Co 7.27).
Você é solteiro? Então não procure esposa. Porém, se você casar, não estará cometendo pecado. E, se uma moça solteira casar, também não estará cometendo pecado.
Tanto o casamento quanto a solteirice são bênçãos de Deus. Nenhum é melhor que o outro. Um homem ou uma mulher solteira pode dedicar seu tempo e energia a servir ao Senhor, enquanto um casal casado pode ajudar a criar a próxima geração e é um reflexo de Cristo e da Igreja.
Uma união estável não é considerada o mesmo que um casamento na Bíblia. Mesmo Adão e Eva, que não tinham outras pessoas para testemunhar, tiveram a bênção de Deus para se unirem, conforme Gênesis 1:28. A bênção de Deus e o reconhecimento social são importantes na Bíblia para que um casamento seja válido.
Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar? Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho.
Não é pecado não querer se casar. Mas é pecado, se a motivação for viver uma vida sem compromisso com Deus, mas de compromisso com as vontades da carne.
1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse mulher; 2 Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
O que Paulo quer dizer é que nem O cônjuge deve reivindicar autoridade sobre o seu próprio corpo. Em vez disso, cada um deveria ceder essa autoridade ao outro.
Os discípulos de Jesus disseram: — Se é esta a situação entre o homem e a sua esposa, então é melhor não casar. Jesus respondeu: — Este ensinamento não é para todos, mas somente para aqueles a quem Deus o tem dado.
O Apóstolo Paulo era solteiro quando o Senhor Ressuscitado o chamou no caminho para Damasco. Ele viu sua responsabilidade apostólica de pregar a Cristo (kerygma) e transmitir Seu ensino fielmente (didache).
Em 2 Timóteo 2.10, relata que Demas abandona a fé por amar as coisas do mundo. Paulo relata, ainda, como fora abandonado por pessoas que trabalharam ombro a ombro pelo Evangelho e que também vira pessoas amadas abandonando o Senhor. Tempos difíceis estes que Paulo viveu.
Para a Igreja Católica, um casamento só é válido quando realizado de forma religiosa. No entanto, para casar na Igreja Católica, é exigido que o casal tenha se casado também no civil. Mas, para a fé, apenas o casamento civil não é suficiente, ele é válido perante a lei dos homens, mas não perante a lei de Deus.
Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, masturbação, prática homossexual etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si nem com outros. É pecado contra o sexto mandamento da Lei de Deus.
Ele deseja que todas as pessoas sejam solteiras (1Co 7.6) e aconselha aos viúvos e solteiros a permanecerem como estão, se possível (1Co 7.8). Permanecer solteiro é preferível por causa da “angustiosa situação presente” (1Co 7.26), e aqueles que não são casados são aconselhados a não “procurar uma esposa” (1Co 7.27).
Entenda: há coisas tão obviamente livres de qualquer censura que a Igreja não vê a necessidade de se pronunciar sobre elas. Por isso, não, não há nenhuma linha nos documentos da Igreja fazendo qualquer restrição à adoção de crianças por solteiros.
Paulo esclarece que o celibato é algo bom, mas não uma ordem. Ele ensina que ser solteiro não torna ninguém mais santo do que os casados. O importante é a santidade e a dedicação ao Senhor, independente do estado civil.
Como se chama o casal que mora junto e não é casado?
No Brasil, o casal que decide morar junto e compartilhar a vida, mas que não formalizou essa união através do casamento, é frequentemente referido como estando em “união estável”. Além disso, existem termos mais populares como : amasiados, amancebados, etc.