O hidromel e os vikings tinham uma relação muito forte pois eles o consumiam em viagens para desbravar e conquistar novas terras. Antes de partirem a bebida era brindada e consumida porquê eles acreditavam que ela conferia coragem e bravura.
Hidromel: bebida dos Vikings e Deuses Gregos é produzida em Viana. Uma bebida milenar muito consumida por cavaleiros medievais, vikings e até os "deuses da mitologia grega", tem ganhado destaque em Viana.
O grão básico cultivado durante o período medieval na Escandinávia era a cevada e além de cerveja, outras bebidas fermentadas eram consumidas, como vinhos, hidromel e cidras.
ERA A BEBIDA DOS VIKINGS? - MOMENTO DO HIDROMEL 007
Qual é o grito de guerra dos vikings?
Com uma paixão sobrenatural pelos responsáveis dos recentes feitos do esporte no país, os torcedores da "Terra do Gelo" reproduzem nas arquibancadas um lindo cântico que mais parece um grito de guerra, conhecido como o "Haka dos Vikings".
Tal como nos vizinhos germânicos, também na sociedade viking a cerveja era produzida, na sua maioria, pelas mulheres. Na verdade, tratava-se de uma bebida perfeita para levar nas longas viagens marítimas, garantindo, através da sua longevidade, um número menor de paragens durante as expedições.
Curiosidade: na mitologia grega o hidromel era conhecido como ambrosia, a bebida consumida pelos deuses do Olimpo, e de acordo com as crenças nórdicas acredita-se que ele é fruto da mistura do sangue do deus Kvasir com a cerveja, sendo associado com a sabedoria. Por isso ele é conhecido como “bebida dos deuses”.
Não era só carne e peixe — os Vikings também consumiam sua cota de vegetais e frutas. Mas pense em produtos selvagens e rústicos, em vez dos produtos polidos que vemos hoje. Eles consumiam cenouras brancas, repolhos, feijão, ervilhas e endívias. Coisas bem robustas que podiam resistir ao seu clima rigoroso.
As sagas vikings estão cheias de descrições de banhos termais. Se havia uma chance de fazer um mergulho em fontes termais, os vikings o faziam. O balneário orginal de Snorri Sturluson, que foi construído por volta de 1210 na Islândia.
Hiosciamina e escopolamina. Ao longo da história, várias substâncias foram consideradas possíveis explicações para as ações dos guerreiros vikings. Consumo de grandes quantidades de álcool, de beladona e principalmente do fungo psicoativo Amanita muscaria são algumas das possibilidades.
Na época dos Vikings, cada família tinha sua própria vara de cerveja que eles usavam para agitar a bebida durante a produção. Estas varas de cerveja eram consideradas herança de família, porque era o uso da vara que garantia que a cerveja daria certo.
Normalmente o hidromel apresenta gosto característico do mel, equilibrado, seco e intenso, ao contrário do que muitos pensam o hidromel geralmente não tem gosto adocicado. Isso ocorre porque no processo de fermentação as leveduras transformam os açúcares do mel em álcoois.
Como era o vinho de Jesus? Embora seja uma informação muito controversa, Jesus e seus apóstolos bebiam bastante vinho. Mas qual? Muito antes do menino Jesus nascer o vinho já é citado no antigo testamento, mas precisamente em Gênesis 9:20 “Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.
O hidromel é a bebida mais antiga do mundo, mas ainda assim há muitas pessoas que nunca ouviram falar da mistura de água e mel fermentado. Os primeiros registros do hidromel são de 8.000 anos a.C., sendo a bebida que era consumida pelos nórdicos vikings, tomada em chifres.
Conhecida como o “néctar dos deuses”, o hidromel é considerada como uma das mais antigas bebidas alcoólicas sendo consumida desde a Grécia antiga e sua história é cercada por mitologias, dentre elas a mitologia nórdica, o que supõe-se que a bebida da cena anterior descrita por Thor é um tipo de hidromel, já que ele é ...
No nórdico antigo, significa basicamente um brinde ou uma saudação à boa saúde de um amigo. Durante essa saudação, a cerveja era compartilhada entre os amigos, semelhantemente aos 'aplausos' dos ingleses de hoje.
Eles geralmente eram prisioneiros de batalhas, mas podiam ser (dependendo da decisão da Althing da região) escravos por dívidas ou por crimes, seus proprietários tinham direito de vida e morte sobre eles. A maior parte dos povoados vikings eram fazendas pequenas, com entre cinquenta e quinhentos habitantes.
O teor alcoólico presente no Hidromel está diretamente relacionado com o tempo de fermentação e com as leveduras utilizadas. É possível interromper a fermentação quanto o teor alcoólico está na faixa dos 4%, fazendo com que a bebida seja muito mais doce.
Chamado de "haka dos vikings", a celebração é inspirada em uma dança Maori usada normalmente antes dos jogos de rugby na Nova Zelândia para intimidar os adversários. No entanto, o gesto foi utilizado no sentido de demonstrar admiração por alguém.
Ragnar Lodbrok é apresentado pelo cronista dinamarquês Saxão Gramático, no século XIII, como sendo jarl do rei Érico I da Dinamarca, embora tendo origem na dinastia sueca dos Inglingos.