Durante o voo, o piloto monitora constantemente os instrumentos da aeronave, como altímetro, velocímetro, bússola e sistemas de navegação, para manter a aeronave na rota correta, na altitude adequada e com a velocidade adequada.
Quem já viajou de avião ouviu provavelmente a frase “Tripulação, 10 mil pés” anunciada durante o voo. Mas você sabe o que ela significa? Esse aviso marca o momento em que a aeronave ultrapassa aproximadamente 3.050 metros de altura e sinaliza uma transição crítica nas operações aéreas.
Fora da cabine ou do controle do avião, não há proibição sobre o que os pilotos podem fazer para passarem o tempo. Eles podem ficar em áreas específicas próximas aos passageiros ou em compartimentos "secretos", chamados de sarcófagos, onde podem se deitar e dormir.
O piloto é o líder a bordo, responsável por todas as fases do voo, desde a preparação pré-voo, incluindo a verificação das condições meteorológicas e do estado da aeronave, até o pouso e desligamento dos motores.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), quem ocupa o cargo pode assumir as responsabilidades do piloto principal "em caso de eventual incapacidade temporária".
Como os pilotos sabem o CAMINHO POR ONDE DEVEM VOAR?
Qual o salário do copiloto do avião?
Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Copiloto na empresa GOL Linhas Aéreas é de R$ 11 mil por mês. A remuneração variável média é de R$ 3 mil por mês, incluindo bônus financeiro, ações, comissões, participação nos lucros e/ou gorjetas.
"Copiloto" ou “segundo em comando” é o piloto, membro da tripulação de uma aeronave, cujas funções são as de auxiliar o comandante ou piloto em comando durante a operação da aeronave. Não se enquadram nesta definição os pilotos cuja função a bordo tenha como finalidade o recebimento de instrução de voo.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Piloto é de R$ 11.914, com uma média salarial mensal de R$ 9.574. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
A rotina de um piloto consiste em seguir uma escala de voos, que inclui voos programados, reservas, sobreavisos, cursos e folgas. A legislação estabelece um limite de 80 horas de voo por mês e 800 horas por ano, em aviões a jato.
Diferentemente de um trabalho convencional, a rotina de um piloto é extremamente variável. Não há horários fixos, como das 8h às 16h, e os turnos mudam conforme a rota, o tipo de voo e o fuso horário. Os pilotos podem realizar voos curtos e diurnos ou voos longos com escalas.
O espaço destinado ao descanso dos tripulantes é chamado de SARCÓFAGO (exatamente, igual aos que eram colocados os egípcios após a morte), e tem este nome peculiar por não ter janelas e ser um espaço estreito. Desta forma, a função é promover o descanso dos profissionais da aviação.
Esse espaço, também chamado de “espaço golf”, possui somente o serviço de informação de voo. Isso significa que as próprias aeronaves que estão voando nessas áreas se comunicam diretamente.
Os pousos e decolagens de aviões são sempre feitos contra o vento. Isso porque, ao correr contra o vento, aumenta-se a sustentação das aeronaves, o que torna as operações mais seguras.
Por que os pilotos sempre avisam quando o avião cruza 10 mil pés na subida e na descida?
Os pilotos fazem esse aviso para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com eles, pois antes de dez mil pés a cabine de comando é que exige mínima contaminação por parte dos comissários para que os pilotos tenha maior concentração abaixo de dez mil pés.
Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Piloto na empresa LATAM é de R$ 13 mil por mês. A remuneração variável média é de R$ 833 por mês, incluindo bônus financeiro, ações, comissões, participação nos lucros e/ou gorjetas.
Curso Teórico de Piloto de Linha Aérea: Pode custar entre R$ 15.000 e R$ 25.000. Horas de Voo Adicionais: Para acumular as 1.500 horas totais exigidas, você pode precisar gastar entre R$ 100.000 e R$ 150.000, dependendo da quantidade de horas necessárias e do tipo de aeronave utilizada.
O salário base anual médio do cargo de Comissário De Bordo na empresa Azul - Linhas Aéreas Brasileiras é de R$ 47 mil. A remuneração variável anual média é de R$ 19 mil, incluindo bônus financeiro, ações, comissões, participação nos lucros e/ou gorjetas.
Para se tornar piloto de avião, você pode optar pelo curso de Ciências Aeronáuticas, que é um bacharelado com duração de 4 anos e proporciona uma visão abrangente da área. Outra alternativa é o curso de Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, que tem uma média de duração de 2 anos.
O curso para piloto provado tem cinco meses de aula teórica, além de 40 horas de voo. O custo fica em torno de R$ 15 mil. Quem deseja se especializar precisa fazer o curso de piloto comercial, que envolve seis meses de aula, mas 110 horas de voo acompanhado. O valor gasto já sobe para R$ 40 mil.
A Oficial, que pertence ao efetivo desde 2021, entra para a história da Unidade Aérea, tornando-se a piloto mais jovem, com 27 anos, a exercer essa função operacional e a única Comandante de Aeronave de Patrulha em atividade na Força Aérea Brasileira (FAB).
O período de treinamento nesse caso é maior, são no mínimo mais 115 horas de voo. Vale lembrar que é possível optar por realizar parte destas horas em aeronave particular que não esteja associada a uma escola, mas neste caso a experiência mínima necessária aumenta para 200 horas de voo.