Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus. De outra parte, todas as religiões, exceto o cristianismo, também consideram escandalosa tal equiparação.
No entanto, os muçulmanos acreditam que Jesus foi um profeta de Deus sem pecados, nascido de uma virgem e destinado a desempenhar um papel central nos acontecimentos dos últimos dias. Ele é mencionado com frequência e de modo reverente no Alcorão.
Os muçulmanos acreditam que o Mádi, juntamente com Jesus (Issa), livrará o mundo do erro, da injustiça e da tirania. Caligrafia do nome de Muhammad al-Mahdi, o 12º Imam na tradição xiita, também conhecido como o Mahdi aguardado.
- Deus é chamado de Alá que significa “Aquele que é Deus”. O Corão é considerado a palavra de Deus e contém os fundamentos da fé islâmica. De acordo com a tradição, o Corão foi ditado a Maomé pelo arcanjo Gabriel.
O penúltimo profeta foi Issa (Jesus), que os muçulmanos acreditam ter profetizado a vinda de Maomé. Os muçulmanos aceitam o nascimento de Issa a partir de uma virgem, mas não acreditam que ele tenha morrido na cruz; em vez disso Issa ascendeu ao céu.
Em nenhuma passagem o Alcorão sequer insinua que Jesus (A.S.) tenha sido Deus ou filho de Deus, ao contrário nega terminantemente esse dogma cristão. Sobre o nascimento milagroso de Jesus(A.S.), o Alcorão diz: “O exemplo de Jesus perante Deus é idêntico ao de Adão, a quem Ele criou do pó, então lhe disse: Sê! E foi”.
Os dois livros têm algumas diferenças entre si. Primeiramente, a Bíblia é um livro escrito por homens que foram inspirados por Deus na crença cristã. Isso se difere do Alcorão, que se estabeleceu pelas revelações de Allah a Muhammad, sendo, portanto, as próprias palavras de Allah.
Em Gênesis 1 a 3, aprendemos que todos os seres humanos, incluindo muçulmanos, são feitos à imagem de Deus e estão debaixo da queda. Gênesis 4 a 11 nos dá uma análise de um mundo religioso caído que pode ser lida como um quiasmo.
Alá é geralmente entendido como significando “o Deus” (al-ilah) em árabe e provavelmente é cognato, em vez de derivado, do aramaico Alaha. Todos os muçulmanos e a maioria dos cristãos reconhecem que acreditam no mesmo Deus, embora suas compreensões sejam diferentes.
Os muçulmanos sustentam que os judeus e os cristãos falsificaram as suas escrituras, e que o modo autêntico de considerar Cristo é aquele promulgado pelo Alcorão, que faz dele um profeta, mas que não fala da Paixão, eliminando, assim, a própria essência do cristianismo.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias.
Tanto o Islã quanto o Cristianismo esperam o retorno de Jesus no fim dos tempos, e ambos esperam que testes e tribulações ocorram na época. Muitos dos temas desses testes são semelhantes, mas também são diferentes em detalhes e definição.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
“Como os muçulmanos não celebram aniversários como feriados religiosos, o Natal não é celebrado, mas é respeitado, pois comemora o nascimento de um grande profeta.”
O nome árabe para Jesus usado pelos cristãos, Yasu'a (يسوع), sendo derivada de Yeshua (ou seja, a mesma coisa se considerarmos que esta letra "a" que aparece aqui no árabe tem som de "e", como em mohammEd, e se considerarmos também o "s" chiado), mas não é o nome usado para "Jesus" no Alcorão e em outras fontes ...
Para nós, muçulmanos, Jesus (Que a bênção e a paz de Deus estejam sobre ele) foi um dos grandes mensageiros enviados por Deus para orientar o seu povo, convocando para a adoração de um Deus Único, sem parceiros, o Criador de tudo e de todos.
Desta forma, os apóstolos creram em Jesus como profeta enviado por Deus. No Alcorão Sagrado, Jesus foi mencionado em 13 capítulos e 33 versículos. Seu nome foi mencionado 25 vezes.
As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é o "Filho unigênito" de Deus e que sua vida começou no céu. Ele é descrito como a primeira criação de Deus e a "representação exata de Deus", mas acredita-se que seja uma entidade separada e não parte de uma Trindade.
Pelos ensinamentos islâmicos, Deus existe sem um lugar. De acordo com o Alcorão, "Nenhuma visão pode compreendê-lo, mas sua compreensão está além de toda a visão. Deus está acima de compreensão, mas é inteirado com todas as coisas." Deus responde aos necessitados ou desafortunados quando eles chamam.
Todos eles se referem ao mesmo Deus, o supremo e todo-abrangente Alá. Entre os 99 nomes de Deus, os mais famosos e utilizados incluem "o misericordioso" (al-Raḥmān) e "o compassivo" (al-Raḥīm). Algumas tradições afirmam que existe um centésimo nome que seria o próprio nome de Deus, ou seja, Alá.
Moisés é o profeta mais mencionado no Alcorão, então haverá muito para analisar. Mas é importante reconhecer que as histórias no Alcorão não são contadas apenas para registrar a história (como alguns dos livros do Antigo Testamento são).