De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
Também chamada de fritadeira de ar, sua principal função é fritar alimentos sem óleo. No entanto, para além de suas vantagens, o hábito de não higienizar o eletrodoméstico a cada vez que ele é utilizado está associado à intoxicação alimentar, causada pela ingestão de alimentos contaminados por bactérias.
Médicos e nutricionistas afirmam: a fritadeira deve ser utilizada com moderação; saiba como aproveitá-la no dia a dia. A air fryer virou febre no Brasil e os motivos são importantes: o eletroportátil torna mais prático e rápido o preparo de muitos alimentos.
A airfryer não solta metais pesados nos alimentos e nem ondas cancerígenas. O que ela faz é soltar ar quente numa velocidade turbo, ou seja, um vento quente, apenas isso!
As air fryers têm uma capacidade mais limitada comparativamente aos fornos tradicionais ou as fritadeiras a óleo, o que as torna inadequadas para famílias numerosas ou para cozinhar grandes porções de comida. Se a tua receita envolve várias etapas, a air fryer pode ser uma limitação.
O surgimento da acrilamida ocorre principalmente em batatas, pães e em alguns cereais. Apesar de a airfryer atingir temperaturas muito mais altas do que 120ºC, outros eletrodomésticos e formas de preparo também ficam bem quentes. Ou seja, não dá para culpar a fritadeira pelo surgimento dessa substância.
Qualquer método de cozimento que use temperaturas maiores que 100ºC vai gerar acrilamida nos alimentos que são ricos em açúcares e no aminoácido asparagina.
A air fryer oferece vantagens como a capacidade de cozinhar de forma mais saudável com menos óleo, criar alimentos crocantes e versatilidade para assar, grelhar e tostar, o que o micro-ondas não pode fazer. Leia mais no nosso artigo. Quais tipos de alimentos são ideais para a air fryer?
O que é acrilamida? A acrilamida é uma substância química que surge nos alimentos ricos em amido, açúcares e aminoácidos quando preparados em temperaturas acima de 120 ºC. E aí não importa se é na air fryer, na frigideira, na chapa, na panela convencional ou mesmo no forno.
A Fritadeira Elétrica Philips Walita 3000 RI9252/91 é a melhor escolha top de linha indicada para quem busca uma alternativa saudável para frituras. Com a tecnologia Rapid Air, ela permite preparar alimentos crocantes por fora e macios por dentro, com até 90% menos gordura.
A nutricionista ainda aponta que é uma ótima substituição. O processo que ocorre na AirFryer para aquecer o preparo não muda a composição do alimento, segundo o físico, que menciona que as substâncias já presentes permanecem no alimento.
Como reduzir a formação de acrilamida na airfryer? Para reduzir a formação de acrilamida, é recomendado não deixar os alimentos dourarem demais, evitar cozinhar em altas temperaturas por longos períodos e variar a dieta incluindo alimentos cozidos de outras formas, como cozidos no vapor ou no forno.
São perigosos para a airfryer alimentos leves e pequenos, como folhas de vegetais, milho de pipoca ou massa seca em pedaços. Alimentos que soltam muito vapor ou fumaça, como uma peça inteira de picanha, também são um risco para a parte elétrica da airfryer.
A dúvida em relação ao uso da air fryer se parece bastante com a falsa ideia de que o micro-ondas faz mal e é cancerígeno por usar radiação no aquecimento. O ponto é que o aparelho utiliza a radiação não ionizante, ou seja, aquela que não compromete a saúde.
É saudável comer alimentos preparados na AirFryer? Do ponto de vista da física, Guimar aponta que não há malefícios na ingestão de refeições preparadas nas fritadeiras sem óleo.
A Ninja Food Possible Cooke é um aparelho multifuncional que combina várias funções em um único dispositivo. Com seus oito modos de cozimento, ela funciona como uma espécie de panela elétrica que cozinha, assa e frita os alimentos, além de poder ser usada como uma panela de pressão, grill e até como uma slow cooker.
Ele explica que é impossível eliminar a acrilamida, uma vez que é um subproduto natural do processo de torra do café. No entanto, é viável reduzir o consumo de produtos com altos níveis de acrilamida.
A acrilamida é um intermediário químico, que apresenta-se como um sólido cristalino de cor branca, usado principalmente na fabricação de polímeros que podem ser modificados para usos específicos, como aditivos para o tratamento da água e de efluentes.
De acordo com o nutricionista Thiago Sampaio (@thiagosampaionutricao), a principal questão no uso da air fryer está na formação de substâncias tóxicas, como a acrilamida, que surge quando alimentos ricos em carboidratos são expostos a altas temperaturas (acima de 120 graus), devido à reação de Maillard.
De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
Onde está a acrilamida? Os maiores contribuintes alimentares para a ingestão de acrilamida são as batatas fritas, cereais de pequeno-almoço, café ou sucedâneos, produtos de pastelaria, bolachas, pão e tostas.