No Espiritismo, a cremação é perfeitamente aceita e não existem argumentos contrários, a não ser apenas que haja um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual.
A cremação na visão espírita é bem aceita. É preciso, entretanto, respeitar as primeiras 72 horas da morte antes de cremar o corpo. Segundo a religião, esse é o tempo que o espírito leva para se desvincular do corpo material.
Segundo Márcia Fernandes, alguns autores espíritas não recomendam a cremação em virtude do espírito sentir as chamas que consomem o corpo. Porém, dentro da crença, há o entendimento de que o corpo se desliga, em algum momento, do chamado cordão fluídico, "que liga o perispírito ao corpo material".
O que fazer com as cinzas da cremação segundo o Espiritismo?
Devido ao aumento do número de cremações nos últimos anos, também criou-se algumas opções para destinar as cinzas de cremação de seu ente querido. Algumas pessoas preferem trazer as cinzas para casa, mas a maioria as lance à Natureza, mais especificamente no mar.
Visão Espírita Sobre a Cremação | O Espírito Sente a Cremação?
O que acontece com a alma quando é cremada?
Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.
Primeiro ponto que vamos esclarecer é que a bíblia não contém trecho algum que seja contra a cremação. Há cristãos que, em algum momento, se posicionaram contra devido à crença de que tal iniciativa não reconhece que Jesus ressuscitou e nós também vamos ressuscitar após a morte.
O corpo físico é apenas um invólucro temporário, e a alma se liberta naturalmente durante a transição para o plano espiritual. Portanto, a escolha pela cremação não prejudica ou impede a evolução espiritual do indivíduo.
De modo semelhante a Jesus Cristo, todo cristão deseja ser sepultado e ressuscitar com ele. A cremação representava uma ofensa à crença na ressurreição do corpo. Assim, a prática da cremação passa por um período de desaparecimento no ocidente cristão.
Qual é o significado de jogar cinzas no mar no Espiritismo?
Por que jogar cinzas no mar? Como dito acima, essa foi uma forma especial encontrada pelos familiares de dizer adeus ao ente querido. Esse rito fúnebre é considerado uma homenagem ao falecido. Em muitas vezes, a ação é praticada quando o morto teria afeição pela água em vida.
Durante o velório, o caixão fechado serve como um marco de respeito e consideração. Assim, o caixão no Espiritismo cria um ambiente de serenidade e reflexão para aqueles que ficam. O silêncio e a tranquilidade são fundamentais para permitir que o espírito se desligue do plano material e siga sua trajetória.
Na orientação anterior de 2016, o Vaticano disse que as cinzas deveriam ser mantidas em “lugares sagrados” e, portanto, nem em casa, nem divididas entre membros da família nem espalhadas ao vento. A Santa Sé advertiu que um funeral cristão poderia ser negado para aqueles que pedem que as cinzas sejam espalhadas.
Sob a ótica de questões de saneamento e saúde pública, cremar é melhor e é o processo mais eficaz contra disseminação de doenças, por isso é quase obrigatório em casos de pandemias.
Acredita-se que, para a alma sair do corpo, demora cerca de 24 horas. Por isso, recomenda-se uma espera de um dia para que o enterro possa ser realizado. Além disso, se a família optar pela cremação, é preciso esperar no mínimo 72 horas para garantir a liberação da alma e sua purificação.
QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
O que a Bíblia fala sobre comunicação com os mortos?
Levítico 19, 31: "Não vos voltareis para os necromantes nem consultareis os adivinhos, pois eles vos contaminariam. Eu sou Iahweh, vosso Deus". Levítico 20, 6: "Aquele que recorrer aos necromantes e aos adivinhos para ter comunicação com eles, voltar-me-ei contra esse homem e o exterminarei do meio de seu povo".
No Espiritismo, a cremação é perfeitamente aceita e não existem argumentos contrários, a não ser apenas que haja um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual. Essa orientação se baseia na crença de que o espírito pode manter uma ligação com o corpo após a morte, por até esse período.
O que acontece com o espírito de uma pessoa quando é cremado?
O entendimento nessa religião é de que o espírito não sofre com o processo de cremação porque, no momento em que ocorre a morte, o espírito já não está mais ligado ao corpo.
Os hinduístas acreditam que o fogo funciona como purificador, ajudando o falecido a desapegar do material e partir para a nova dimensão. Na Índia, país de predominância hindu, quase 100% dos corpos são cremados. O judaísmo e islamismo são duas das religiões que mais se mostram contrárias à cremação.
A cremação é pecado segundo a Bíblia? Não. Como comentamos acima, não há nenhum tipo de condenação à cremação na Bíblia. Tampouco a cremação é mencionada como pecado, seja no Antigo ou Novo Testamento.
Há uma polêmica desmedida quando o assunto é tatuagem e espiritismo. O posicionamento espírita sobre este tema, e em qualquer outro, é bastante claro. A Doutrina Espírita nada impõe, não dita regras, não diz o que o indivíduo deve ou não fazer.
Reencarnação. Apesar de muitos praticantes do espiritismo acreditarem que ChicoXavier reencarnou, o filho do mineiro aponta: "quem está reencarnado é o Emmanuel, com quase ou um pouco mais de 16 anos. Chico brincava que ele ia ver como era ter patrão, porque ele [Chico] está de lá, e o Emmanuel está aqui.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Embora alguns cristãos evangélicos acreditem que a cremação seja ruim, pois algum dia Deus irá ressuscitar nossos corpos e reuni-los com nossas almas, não há nenhuma desonra envolvida na prática. Portanto, esta não pode ser uma justificativa plausível.
Vaticano proíbe manter cinzas em casa após cremação. O Vaticano divulgou hoje (25) regras para a cremação de católicos, que incluem a proibição à conservação das cinzas do morto em casa, evitando que elas se tornem "lembranças comemorativas".