As oferendas aos Caboclos são feitas basicamente com frutas, coco, milho, mel, vinho moscatel ou tinto, azeite de oliva, gengibre, cravo da Índia, canela, açúcar cristal, açúcar mascavo e noz moscada. A gengibirra é sua bebida predileta: 120 gr. De gengibre, 250 gr.
Também, conhecido como aruá, ualuá, e aloá, trata-se de uma bebida fermentada, que tradicionalmente é feita a partir das cascas de abacaxi, e pode levar elementos como rapadura, açúcar mascavo, gengibre, canela, erva doce, sumo de limão, mel, entre outros.
A morada dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto (para eles representa o sangue de Cristo), gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.
Álcool na Umbanda - Por que as Entidades Bebem? Como Funciona a Bebida Alcóolica?
Como posso agradar aos caboclos?
Além de valorizar as frutas tropicais, também está presente o milho e o mel; e, uma bebida artesanal chamada de “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.
Suas oferendas são, 3 espigas de milho cozidas, abacaxi, laranja, maracujá, melão, mamão. Velas verdes, cerveja Preta ou branca, flores do campo, tudo depositado em bosques e matas, pode ser feito em casa ou no terreiro.
Além de depositar flores, frutas, mel, charutos e bebidas aos pés das imagens, os devotos dos Caboclos vêm colocando, nas últimas décadas, bilhetes com agradecimentos e pedidos.
De acordo com a tradição dos adeptos das religiões associadas a esta entidade, a forma de contato à Cabocla Jurema é através do culto, também chamado de Jurema sagrada, quando se faz uso, por inalação, da bebida Vinho da Jurema, preparado com as cascas das raízes (algumas vezes com as cascas do tronco) da árvore jurema ...
"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.
Quando a entidade te oferece bebida, o que significa?
Compartilhar da bebida da entidade é uma forma de demonstrar-se crente nela, de selar um acordo; o brinde é como um aperto de mãos dado de igual para igual, sem receios maiores e é um gesto de extrema confiança.
Esta firmeza é feita pelo Chefe de Esquerda que lava o pé direito do Filho com pinga e em seguida faz seu ponto com uma pemba preta. Antes do Filho firmando colocar suas guias elas são lavadas pelo cambone com pinga.
Os filhos de Xangô são conhecidos por terem um afinado senso de justiça. Como oferenda ao orixá, seus fiéis lhe oferecem cerveja preta, fumo, flores, entre outros.
A morada dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto (para eles representa o sangue de Cristo), gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.
A Vela verde trazer muitas energias positivas. Acredita-se que a vela pode atrair sorte e cura, pois gera prosperidade, rejuvenescimento, crescimento e abundância. Na Umbanda é utilizada para: Caboclo e Oxóssi.
O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos.
Quem já não ouviu falar da maçã envenenada da bruxa? Dizem por aí, que devemos esfregar bem a maçã antes de consumi-la para tirar quaisquer demônios ou espíritos malignos que possam estar escondidos dentro dela.
No seu altar ou local onde costuma fazer orações, acender velas, ofereça para Oxóssi uma vela verde, um copo de cerveja e algumas frutas, como bananas, mamão, uva verde ou maçã.
O que Exu bebe? Vinho, cachaça, conhaque, cerveja, whisky e ÁGUA. Tem pessoas que dizem que Exu não pode beber água, mas isso não é apenas uma crendice popular sem fundamento.
Representam energia e vitalidade e demonstram seriedade e franqueza no trato com as pessoas. Muitos terreiros no Brasil confiam nos caboclos para liderar os trabalhos mediúnicos, conduzir as giras e realizar as obrigações dos filhos de santo.