7 Por isso, diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da provação no deserto, 9 onde os vossos pais me experimentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.
Conclusão. O ensino principal de Hebreus 7 é o de que o sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio levítico, pois é um sacerdócio da ordem de Melquisedeque. O autor usa Gênesis 14.18-24 e o Salmo 110.4 em sua argumentação.
O Sacerdócio de Melquisedeque traz a exaltação e administra o evangelho — Ele é recebido com um juramento e convênio — Explica-se a superioridade do Sacerdócio de Melquisedeque em relação ao Sacerdócio Aarônico — A salvação vem por meio da intercessão de Cristo.
Em Hebreus 3 somos convidados a romper o domínio da urgência, a escravidão do presente, e “hoje” nos lembrarmos tanto do cuidado que Deus tem demonstrado no passado quanto de Suas promessas para o futuro. Então, e somente então, entramos em Seu descanso.
Ele fala sobre provar o dom celestial (que é o Espírito Santo), a boa Palavra de Deus e as virtudes do século futuro (Hebreus 6:4-5). Este “provar” não é a contemplação de uma doutrina mas são as experiências subjectivas que um crente tem nesta vida presente.
O Salmo começa como um chamado à adoração e termina com uma lembrança sobre a penalidade e a consequência por se recusar a se arrepender e reconhecer a Deus, usando os israelitas como exemplo. O autor usa esta passagem para implorar a seu público que não cometa o erro de endurecer seu coração em relação a Deus.
Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).
6). Esta oportunidade de fazer parte daqueles que governam a casa de Deus é semelhante à linguagem usada em 1 Pedro 2:5, que diz que estamos sendo construídos como casa espiritual para um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus Cristo.
Nesta passagem de Hebreus, o escritor traça paralelos entre Melquisedeque e Cristo, mostrando que Melquisedeque era um sacerdote maior que os levitas e, portanto, Cristo também era maior. O nome “Melquisedeque” significa “rei e justiça”; “Salém” significa “paz”.
Afirma-se em Gênesis 4:25 que o nome Sete significa "concedido". Sete, aos 105 anos teve um filho chamado Enos, (Gênesis 5:6), e posteriormente tivera outros filhos; vivendo por 912 anos (Gênesis 5:8). Segundo Gênesis 4:26, com o nascimento de Enos, os homens passaram a invocar a Deus, dando surgimento à religião.
Hebreus 7:1-25 NVI. Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou‑se com Abraão, quando este voltava depois de derrotar os reis, e o abençoou; foi para ele que Abraão lhe deu o dízimo de tudo.
Jesus era judeu e aderiu à religião de seu povo, exatamente por isso, durante toda a sua vida, denunciou a cobrança do dízimo que oprimia os pobres, as viúvas e os órfãos.
No Evangelho de Mateus, por exemplo, há uma passagem sobre isso. No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática da justiça e da misericórdia. Essa atualização também deixou a questão dos tais 10% muito menos precisa e mais fluida.
Melquisedeque era maior que Abraão e maior que outros sacerdotes porque Abraão lhe deu um décimo dos despojos e recebeu uma bênção dele. Melquisedeque era maior que os sacerdotes levíticos. Isso é demonstrado pelo dízimo de Abraão e pela bênção de Melquisedeque.
O termo "hebreu" está ligado aos primeiros patriarcas bíblicos, como Abraão, Isaac e Jacó. Judeus: O termo "judeus" é mais amplamente utilizado na atualidade para se referir ao povo que compartilha uma identidade religiosa e étnica com base na fé judaica.
Hebreus fortalece a fé e a esperança de todas as pessoas que creem em Jesus Cristo, pois nos dá a certeza que temos um sumo sacerdote misericordioso e fiel (2,17), do qual podemos nos aproximar com coração sincero e cheio de fé (10,22).
Ele é o grande escritor do Novo Testamento e grande conhecedor da Sagrada Escritura. Terminou sua vida decapitado em Roma. Ele merece um destaque maior por ser autor de várias cartas. Em Damasco, Paulo teve uma grande reviravolta em sua vida.
O amor a Deus e ao próximo resume a “cláusula pétrea” da Palavra de Deus. Jesus não veio ao mundo apenas para ser pendurado no madeiro, mas para nos ensinar a amar. O santuário terrestre deveria ser o melhor lugar para se entender o amor, mas o tornaram um lugar de assassínio e de roubo.
O que significa viver por fé e não pelo que vemos?
É um chamado para viver de acordo com a confiança em Deus, mantendo a esperança e a certeza em quem Ele é e em suas promessas, mesmo quando o que vemos ao nosso redor pode nos desencorajar ou confundir.
Quando o coração de uma pessoa fica endurecido, perde a capacidade de ser sensível e tratável. A pessoa se torna obstinada, presunçosa, arrogante, amarga, desconfiada, desmotivada, incrédula, etc. Por isso a Palavra nos diz "não endureçam o coração" (Salmos 95.8).
1-DONS DE REVELAÇÃO (REVELAM ALGO OCULTO OU DESCONHECIDO SOBRENATURALMENTE). São três - Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento ou da ciência e Discernimento de espíritos.
A melhor e a mais conhecida forma de comunicação é através da palavra. A Bíblia é a maior testemunha de que Deus estabelece sua comunicação com o povo. A mais importante comunicação de Deus com a humanidade foi o envio do próprio Filho, Jesus Cristo.
- A visão do mundo espiritual, que nos faz ter revelações do mundo espiritual. É o que algumas pessoas chamam de “visão aberta”. Dizem que contra fatos não há argumentos, mas existem muitos fatos manipulados.