O que acontece se a pessoa for picada por uma cascavel?
Nas picadas de cascavel, mesmo no caso da dor desaparecer, a vítima deve ser levada a um Médico, pois ocorrerá necrose ao redor, que pode estender-se por todo o membro atingido, com a consequente amputação.
O veneno da cascavel (Crotalus durissus terrificus ) tem 65% de crotoxina, proteína que é seu principal componente ativo. Ela inibe os movimentos musculares: por isso, a vítima pode até parar de respirar se não tiver socorro adequado em tempo hábil, algo em torno de 2 a 6 horas.
A picada de uma cascavel é muito dolorosa, e se a cobra tiver mais de 1 metro de comprimento essa mordida pode ser fatal – caso a vítima não receba atendimento médico o mais rápido possível, de acordo com o Instituto Butantan.
O VENENO DA CASCAVEL PODE CAUSAR HEMORRAGIA COM RISCO DE MORTE A QUEM (...) | SISTEMA CIRCULATÓRIO
Quais são os efeitos do veneno da cascavel?
Veneno da cascavel
Ele destrói as células do sangue das vítimas, causa lesões musculares, afeta os sistemas nervoso e renal. Na peçonha dessa serpente, há uma proteína que causa rápida coagulação, fazendo o sangue da vítima endurecer. O ser humano tem uma proteína parecida, a trombina.
Substâncias cáusticas ou irritantes danificam as membranas mucosas da boca, garganta, do trato gastrointestinal e dos pulmões causando dor, tosse, vômito e falta de ar. O contato da pele com toxinas pode causar vários sintomas, por exemplo, erupções cutâneas, dor e formação de bolhas.
Por isso, a vítima pode até parar de respirar se não tiver socorro adequado em tempo hábil, algo em torno de 2 a 6 horas. Esse efeito é atribuído à ação de uma proteína chamada crotoxina, o principal componente ativo do veneno da cascavel.
Alterações no nível de consciência, sonolência. Convulsões. Aumento ou diminuição do diâmetro das pupilas. Alterações no pulso, na respiração e da temperatura corporal.
Mamba Negra - Nativa da África. Pode ser preta ou cinza, mas a parte de dentro da boca é sempre negra. É a cobra mais rápida do mundo: rasteja a 20 km/h.
A jararaca que picou Cícero é uma serpente muito venenosa e dependendo da quantidade de veneno injetada, uma picada pode causar sequelas graves e levar até a morte.
A cascavel é responsável por cerca de 10% dos acidentes com cobras no Brasil. Ela possui um veneno bastante tóxico, atacando os músculos e o sistema nervoso. A picada pode causar a sensação de formigamento ou dor no local, geralmente sem lesão ou inchaço muito evidente.
Lavar o local da picada com água e sabão; ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo; ficar deitado e elevar o membro que levou a picada; se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada.
Se a mordida tiver secreção, isso pode ser um sinal de veneno. Após uma mordida venenosa de uma jararaca, você terá: Vermelhidão e inchaço, cerca de 30 a 60 minutos após a mordida. Hematoma e retesamento, 3 a 6 horas após a mordida.
A batracotoxina é um veneno tão letal que até hoje serve como arma para os povos indígenas, particularmente os emberás, que habitam as florestas amazônicas da costa do oceano Pacífico.
Há um “conceito leigo” sobre o potencial do LEITE como substância protetora de envenenamentos ou intoxicações, como se fosse um “antídoto universal”, entretanto O LEITE não dispõe de atividade ou potencial antiveneno, nem substitui medidas de tratamento no paciente intoxicado.
Os sintomas variam, dependendo do tipo e da quantidade de produto tóxico ou veneno. Os sintomas também podem variar dependendo da idade e do estado de saúde. Os sintomas podem surgir imediatamente. Ou podem se passar horas ou até mesmo dias para se observar qualquer sintoma.
Sem atendimento, há risco de hemorragia grave que pode levar à morte. A boa notícia é que existe um tratamento altamente eficaz para o envenenamento, o soro antiofídico, produzido no Instituto Butantan há mais de um século e distribuído por todo o Brasil.
O veneno da cascavel pode causar hemorragia com risco de morte a quem é picado pela serpente. No entanto, pesquisadores do Brasil e da Bélgica desenvolveram uma molécula de interesse farmacêutico, a PEG-collineína-1, a partir de uma proteína encontrada no veneno dessa cobra, capaz de modular a coagulação sanguínea.
A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.
Com o decorrer do tempo, as enzimas tóxicas das cobras atuam sobre a fibrina – uma proteína fundamental para se fazer um coágulo –, diminuindo sua quantidade e prejudicando sua qualidade. Logo, começam impedir a coagulação do sangue que corre nos vasos do corpo.
O soro antiofídico é um antídoto para as toxinas presentes no veneno injetado no organismo humano pelas picadas de cobra. Como explica a OMS, o envenenamento por mordida de serpentes pode ser “potencialmente fatal“ a depender da quantidade e da agressividade da substância inoculada.
Beber água em abundância é uma das formas mais eficazes de desintoxicar o organismo, pois a água auxilia na eliminação das toxinas por meio da urina, do suor e das fezes. Além do mais, manter o corpo hidratado também ajuda a melhorar a função renal e a acelerar o processo de purificação do sistema.