O trigo representa o alimento espiritual, representa o pão da vida e simboliza o cristão verdadeiro separado do joio, aquele que vive nas trevas. As falsas doutrinas são chamadas de palha (Jeremias 23:28). O trigo precisa ser limpo, colhido e pisado para produzir (João 12:24).
Fruto da terra e do amor de Deus, o trigo está presente nas duas esferas da vida: ele nos alimenta à mesa e contribui em nossa alimentação espiritual. Seu processo também lembra o ciclo da vida, que passa por diferentes etapas até chegar ao produto final.
O trigo é significado de prosperidade e fertilidade, então por que não apostar nele para o seu casamento? Barata e original, a planta é a nova queridinha dos casamentos e pode fazer parte da decoração da cerimônia e do buquê da noiva.
Este é já um ditado antigo que acompanha o Ramo da Espiga, em que cada planta está associada a um significado: As espigas representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade.
O trigo é um componente básico da alimentação humana. Sua farinha é largamente utilizada na confecção de pães, massas e biscoitos. A qualidade do grão produzido é que determina a sua utilização pela indústria. A substância que está por trás dessa classificação é o glúten.
Em quase todas as passagens da Bíblia alusivas ao fermento, encontramos esse elemento associado à idéia de algo ruim, de pecado que “contamina” (leveda) toda a massa, ou todo o homem.
Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
Porque o grão de trigo precisa morrer para dar fruto?
“Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto.” João 12:24 Nós somos como sementes. Quando a semente cai no solo ela se quebranta para que o processo de crescimento aconteça. Quando os frutos nascem o processo recomeça.
Para cirandar (peneirar) o trigo, os valiosos grãos são separados das partes da planta que não têm uso. Jesus usou essa analogia para ajudar Pedro (e cada um de nós) a reconhecer os esforços de Satanás para destruir nossa fé e nos impedir de ser parte importante do reino de Deus.
Além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, por ser um carboidrato, o trigo é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais para vida humana, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.
O trigo tem na sua constituição nutrientes que ajudam na redução da inflamação, mas também é capaz de ajudar com outras doenças, como doença de Alzheimer, declínio cognitivo, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e osteoporose. O trigo é rico em fibras e ajuda a proporcionar uma digestão mais suave.
“Toda a realidade do mundo hebraico antigo consiste em trigo [pão], azeite e vinho, com ideia de abundância, prazer e tudo o que tem a ver com satisfação”, explicou.
Pela relação do trigo com semeadura, crescimento e colheita, ele representa morte e novo nascimento, lembrando, assim, o Cristo que morreu, ressuscitou e nos concedeu nova vida. Ao lado da cruz, o trigo, assim como a uva, certamente é o símbolo mais usado nas diferentes tradições cristãs.
O trigo representa o alimento espiritual, representa o pão da vida e simboliza o cristão verdadeiro separado do joio, aquele que vive nas trevas. As falsas doutrinas são chamadas de palha (Jeremias 23:28). O trigo precisa ser limpo, colhido e pisado para produzir (João 12:24).
“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (cf. Jo 12,20-33). O evangelho está cheio de parábolas, imagens e ideias vindas da agricultura.
O trigo representa prosperidade, renovação, fertilidade, sustentação, gratidão e resiliência. A presença do trigo atrai energia positiva, lembrando-nos da importância da mudança e do crescimento pessoal.
Tradicionalmente, neste dia, colhe-se a espiga de trigo, que simboliza a bênção dos primeiros frutos. Um antigo ritual pagão ligado à fertilidade, que, como muitos outros, foi adotado pela Igreja católica.
Seus ramos remetem à prosperidade e fertilidade, além de trazer uma aura mística e bucólica para a decoração. Em breve teremos um trabalho da @bouquet_desidratado com um lindo bouquet de trigo.