A gordura hepática causa inflamação sistêmica, que pode estimular o surgimento de tumores, como o câncer de mama. Além disso, o Tamoxifeno, medicamento usado no tratamento da doença, pode estimular o acúmulo de gordura no fígado.
O uso de medicamentos como corticosteroides, tamoxifeno, estrógeno e amiodarona, por exemplo, também oferecem risco, uma vez que eles causam lesões no fígado que, consequentemente, evoluirão para um quadro de esteatose hepática. Alguns outros fatores de risco: Síndrome do ovário policístico.
O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.
O tratamento com o tamoxifeno promoveu uma aumento nas concentrações séricas de colesterol e triglicérides nas pacientes portadoras de câncer de mama atuando assim de forma importante a aumentar o metabolismo das lipoproteínas, sem alterar as enzimas que refletem a função hepática ou os indicadores de função renal.
Efeitos colaterais do tamoxifeno para o câncer de mama
O que corta o efeito do tamoxifeno?
Ele não deve ser administrado em conjunto com alguns tipos de anticoagulantes. Além disso, parece haver uma redução na eficácia do tamoxifeno quando ele é tomado junto com alguns antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (em especial a fluoxetina e a paroxetina).
Quais as chances do câncer voltar tomando tamoxifeno?
Foi registrada reincidência do câncer em cerca de 40% dos pacientes que usaram o medicamento por cinco anos, ante o reaparecimento de 46% entre os demais.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com tamoxifeno são náusea, retenção de líquido, tornozelos inchados, sangramento ou corrimento vaginal, ondas de calor, mudanças de humor, depressão, formação de bolhinhas, coceira ou descamação da pele, ou cansaço.
A insuficiência hepática é causada por um distúrbio ou substância que lesiona o fígado. A maioria das pessoas apresenta icterícia (pele e olhos amarelos), cansaço e fraqueza e perda de apetite. Outros sintomas incluem acúmulo de líquido dentro do abdômen (ascite) e uma tendência à formação de hematomas e sangramentos.
Nesse início, podemos combatê-lo com abordagens de medicina integrativa: Exercícios, acupuntura, aromaterapia, etc. Caso, não tenhamos melhora e a qualidade vida fique realmente prejudicada, podemos lançar mão de alguns medicamentos. Se esse for o seu caso, converse com o seu médico.
Algumas substâncias que podem causar hepatite são Anabolizantes e produtos tóxicos utilizados em ambiente industrial, além de medicamentos tais como: Paracetamol; Nimesulida; Tiazolidinedionas; Eritromicina; Estatinas; Tolcapona; Amiodarona; Antidepressivos tricíclicos; Fluoroquinolonas; Tetraciclinas; Isoniazida; ...
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): anemia, catarata, retinopatia (lesão na retina), reações de hipersensibilidade (reações alérgicas), elevação dos níveis de triglicérides, cãibras, mialgia (dores musculares), miomas uterinos (que também podem ser vistos como desconforto ...
Procure tomar o Tamoxifeno sempre no mesmo horário. Algumas pessoas se adaptam ao período matutino e outras ao período noturno. A sua ação será a mesma, desde que utilizado a cada 24 horas. Caso vc esqueça de tomar o comprimido, pode-se utilizar em até 12 horas e mantendo o horário da próxima dose habitual.
A dose diária recomendada de Tamoxifeno é de 20 mg, em dose única ou fracionada. Se após um mês a resposta não for satisfatória, a dose deve ser aumentada para 40 mg ao dia, em dose única ou dividida em duas tomadas. Para pacientes idosas as doses são as mesmas.
Faça exercícios regularmente. Exercícios regulares aumentam o metabolismo basal e ajudam a diminuir o apetite, especialmente por doces. Escolha alimentos e preparações com menor quantidade de gorduras.
Durante o tratamento em longo prazo com tamoxifeno foram relatados os seguintes efeitos colaterais 1: relacionados ao efeito antiestrogênico: ondas de calor, sangramento, corrimento vaginal ou prurido 5 vulvar.
Um estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que as mulheres que tomavam Tamoxifeno e bebiam pelo menos duas chávenas de café por dia viram reduzido para metade o risco do regresso do cancro da mama.
O tamoxifeno não deve ser utilizado ao mesmo tempo com inibidores da aromatase como anastrozol, letrozol e exemestano. Evitar consumo de cimífuga e angélica chinesa em pacientes com tumores estrógeno-dependentes.
O que uma pessoa com câncer não pode comer de jeito nenhum?
É importante também evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, peito de peru defumado e blanquet de peru. “Cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola, chá verde, dentre outros muitos alimentos, curam o câncer.”
Um estudo italiano publicado em abril deste ano demonstrou que consumir muita gordura eleva as chances de a mulher ter alguns tipo de tumores de mama. O risco aumenta especialmente com a ingestão de gordura saturada, que é encontrada em alimentos de origem animal, como carne vermelha, manteiga e queijo.
Após uma cirurgia de retirada do câncer de mama, seja ela conservadora ou mais invasiva, é possível que células cancerígenas dormentes, não identificáveis a olho nu e nem nos exames, ainda permaneçam no local do tumor, ou tenham se alocado em outras partes do corpo, causando o retorno da doença posteriormente.
O tamoxifeno também pode provocar secura vaginal e secreção vaginal. As mulheres na pré-menopausa que tomam tamoxifeno podem sofrer alterações menstruais. Os ciclos menstruais podem se tornar irregulares ou mesmo parar.
Pra finalizar, respondo a última pergunta que recebi por aqui: “Esqueci de tomar o tamoxifeno um dia, devo tomar dois no dia seguinte?” 🤔Não, não há necessidade. Sabemos que esquecer de tomá-lo um dia não interfere em seu benefício.