O que o STJ entende por teoria do corpo neutro?

Segundo o professor Pablo Stolze, a teoria do corpo neutro é uma especial aplicação do fato de terceiro nos acidentes de trânsito, assim, é a situação na qual o agente físico do dano, atingido, sem atuação voluntária, viola direito de terceiro inocente. Ex: engavetamento.
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O que é teoria do corpo neutro?

A teoria do corpo neutro em acidente de trânsito é uma teoria que se baseia na análise do movimento dos corpos envolvidos em um acidente de trânsito para determinar a responsabilidade pelo acidente.
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Quem colide na traseira é culpado?

Entendimento do TJDFT. Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.
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Qual a posição do STJ acerca da responsabilidade do proprietário do veículo que o empresta a terceiro e este se envolve num acidente?

Nos termos da jurisprudência do STJ, "é solidária a responsabilidade do proprietário do veículo quanto aos danos advindos de acidente provocado por terceiro a quem entregou a condução do seu veículo, ainda que o automóvel tenha sido disponibilizado ao causador do ilícito mediante contrato de locação" (AgInt nos EDcl no ...
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Quem é culpado em caso de engavetamento?

Contudo, em se tratando de colisões sucessivas de veículos, o chamado "engavetamento", o entendimento jurisprudencial é no sentido de que a responsabilidade deve ser atribuída a quem deu causa ao evento, presumindo-se a culpa de quem provoca o acidente, desencadeando as colisões entre os veículos que trafegam à sua ...
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"TEORIA DO CORPO NEUTRO" (engavetamento) - Roberson Vinhali

O seguro cobre em caso de engavetamento?

O seguro cobre engavetamento de carros, porém, apenas se as despesas são de responsabilidade do segurado. Por exemplo, se você não for culpado no acidente, a seguradora não irá cobrir as despesas.
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Qual a distância segura entre veículos?

A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.
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O que diz a súmula 132 do STJ?

O proprietário do veículo causador do acidente deve responder pelos danos decorrentes do acidente, ainda quando, já tendo transferido o carro a terceiro, não tenha formalizado essa transferência com a transcrição do contrato particular de venda no registro competente.
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O que diz a súmula 54 do STJ?

O entendimento foi consolidado com a edição da Súmula 54⁄STJ: "Os juros moratórios fluem a partir do evento danoso, em caso de responsabilidade extracontratual". (REsp 791.025⁄RJ, Rel.
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Quem bate atrás do carro é obrigado a pagar?

A jurisprudência é pacífica em condenar o motorista do veículo de trás, mas, nos casos em que se consegue provar, sem deixar dúvidas, que a culpa da colisão foi exclusiva do motorista da frente, os Tribunais flexibilizam o entendimento dominante, e determinam que o motorista da frente deve indenizar o de trás.
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Quando quem bate atrás não está errado.?

Não! Isso é mito. Isso decorre em razão da distância de segurança que o veículo deve dar em relação ao outro, mas existem alguns casos que culpa pode ser exclusiva, concorrente ou até de terceiro.
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Sou obrigado a pagar carro reserva em caso de batida?

Se essa é a sua dúvida, saiba que tudo vai depender do contexto. Se os danos forem pequenos e você optar por não acionar o seguro, não terá direito ao carro reserva nem à cobertura para reparação dos danos. Esses serviços só estão disponíveis quando o valor dos danos ultrapassa a franquia e o seguro é acionado.
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Qual a distância de um veículo para o outro?

Não existe uma distância determinada, porém recomendam uma fórmula bem simples: um carro de afastamento para cada 20 km/h.
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Quando o corpo e considerado neutro?

Corpos neutros são aqueles que apresentam a mesma quantidade de prótons e elétrons, uma vez que essas são as partículas subatômicas dotadas de carga elétrica. Todos os processos de eletrização consistem em retirar ou fornecer elétrons a um corpo.
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Como saber se um corpo e neutro?

Essa convenção de sinais também nos permite dizer se um determinado corpo está eletrizado positivamente, negativamente ou então está neutro. De forma geral, dizemos que um corpo está eletricamente neutro quando seu número de prótons é igual ao número de elétrons.
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Quando um corpo pode ser considerado neutro?

Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro.
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O que diz a Súmula 362 do STJ?

Súmula. Súmula 362 do STJ: "A correção monetária do valor da indenização do dano moral incide desde a data do arbitramento."
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O que diz a Súmula 479 do STJ?

Ademais, a matéria se encontra sumulada neste Tribunal Superior, no Verbete n. 479, in verbis: "As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias".
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O que é o tema 905 do STJ?

Tema 905/STJ – tese firmada:“1. Correção monetária: o art. 1º-F da Lei 9.494/97 (com redação dada pela Lei 11.960/2009), para fins de correção monetária, não é aplicável nas condenações judiciais impostas à Fazenda Pública, independentemente de sua natureza.
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O que diz a súmula 492 do STF?

A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado.
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Como se explica a súmula 145 do STJ?

Segundo autorizada doutrina, o transportador somente responde perante o gratuitamente transportado se por dolo ou falta gravíssima houver dado origem ao dano. Não se conhece do recurso especial quando não demonstrado satisfatoriamente o dissídio e nem prequestionada a questão federal, mesmo implicitamente.
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O que diz a súmula 264 do TST?

Súmula 264: Essa súmula trata do cálculo do valor das horas extras. Ela dispõe que essa remuneração é composta do valor da hora normal integrado por parcelas de natureza salarial e do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.
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O que é a regra dos 2 segundos?

A direção defensiva recomenda que, em condições normais de tráfego, os motoristas adotem a "regra dos dois segundos", mantendo pelo menos uma distância correspondente a dois segundos da frente do veículo.
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O que diz o artigo 192 do CTB?

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.
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É a distância mínima necessária para evitar colisão?

Não existe uma distância mínima regulamentada, já que há variáveis como o tipo de veículo e as condições do tempo e tipo de rodovia. Porém, especialistas recomendam a dica que consiste em guardar distância de, ao menos, três segundos do veículo da frente.
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